15 filmes sobre Folk para você assistir

por

Depois de conferir o post ‘O que folk e Star Wars: O Despertar da Força têm em comum?‘, Filipi Junio, responsável pelo site Southern Rock Brasil, me convidou para colaborar numa lista com filmes sobre folk. O resultado você confere abaixo:

A máscara do anonimato (Masked and Anonymous – 2003)

O renomado cantor Bob Dylan interpreta Jack Fate, um cantor recém-saído da prisão. Com a carreira em decadência, ele é forçado a voltar aos palcos para um evento beneficente. Com forte apelo político, a produção questiona e critica a sociedade e os governantes. Jeff Bridges, que além de ator é cantor country, e um dos meus atores favoritos, John Goodman, também está no elenco.

Apenas uma vez (Once – 2006)

Dublin, Irlanda. Um músico de rua sente-se inseguro para apresentar suas próprias canções. Um dia ele encontra uma jovem mãe, que tenta ainda se encontrar na cidade. Logo eles se aproximam e, ao reconhecer o talento um do outro, começam a ajudar-se mutuamente para que seus sonhos se tornem realidade. (Também falamos sobre esse filme aqui)

Austin to Boston (2014)

Após se apresentarem no festival de música SXSW (South by Southwest), quatro bandas seguem rumo a Boston em vans caindo aos pedaços e fazem todo tipo de show no trajeto. (Saiba mais sobre o filme aqui)

Be Here to Love Me: A Film About Townes Van Zandt (2004)

Townes Van Zandt foi bem visto como influente músico e compositor. O filme mostra sua vida como artista, e documenta as opiniões de outros músicos sobre ele, seu comprometimento e facilidade em criar canções, seu envolvimento com a música, drogas e álcool, desprezo de sua família, muitas de suas performances ao vivo, e sua vida na estrada.

Bob Roberts (1992)

Bob Roberts é o candidato da direita ao Senado pela Pensilvânia. Ele é um cantor folk de bastante sucesso, que possui vários clips na MTV e cujo carisma popular arrebata multidões de fãs. Bob recorre à mais avançada tecnologia de informática para construir uma campanha forte e, por diversas vezes, hipócrita. Reacionário, combate as drogas apesar de seu nome estar indiretamente envolvido com o tráfico. Em meio à campanha Bob não se faz de rogado ao aplicar golpes baixos contra seu rival nas urnas, Brickley Paiste, que o acusa de ser o mais perfeito fruto de tudo o que deu errado nos Estados Unidos.

Coletora de Canções (Songcatcher – 2000)

Songcatcher conta a história da musicóloga Lily Penleric, uma mulher a frente de seu tempo. Preterida em uma promoção na universidade, apesar de suas qualificações, ela se revolta e decide mudar por completo o foco de suas pesquisas. Lily viaja para a isolada região dos Montes Apalaches, onde descobre o tesouro de sua vida: as ancestrais canções de origem irlandesa e escocesa. Apaixonada pela revelação, ela começa a gravar tudo o que ouve, ganhando o apelido de “songcatcher” (colecionadora de canções). Lily não deixa de se envolver com os delicados problemas que afligem os fazendeiros, como a luta contra as poderosas e inescrupulosas minas de carvão. Além disso, outro elemento complicador vai se aproximar de sua vida: a músico local Tom Bledsoe, que a princípio a acusa de explorar os artistas da região, mas que acaba se apaixonando por ela.

Deixe-nos viver (Alice’s Restaurant – 1969)

No fim dos anos 60, Arlo Guthrie vive numa comunidade pouco convencional localizada numa igreja abandonada. Através de sua música, ele ajuda a amiga Alice, que sonha com uma vida mais estável, a abrir um restaurante. Aos poucos, Arlo percebe a vida rasa e sem sentido que está levando e decide partir em busca de realizações.

Distante nós vamos (Away We Go – 2009)

Uma comédia cativante que conta a história de um casal descobrindo os segredos da deliciosa aventura que é construir uma família. Burt Farlander e Verona De Tessant são um casal apaixonado, de Denver, vivendo a experiência de esperar o primeiro filho. Aos seis meses de gravidez, eles são surpreendidos por uma má notícia: os pais de Burt, Jerry e Glória, estão saindo do país para passar dois anos na Bélgica. Como os pais de Verona já são falecidos, o casal se vê frustrado na expectativa de compartilhar com a família as habilidades paternas e garantir um ambiente familiar ao babê.Fixados na ideia de dividir sua experiência com pessoas que amam, eles decidem viajar pelos EUA e Canadá para rever outros parentes e velhos amigos e encontrar o lugar perfeito para começar uma família. Burt e Verona passam por Phoenix, Madison, Miame e Montreal e se deparam com histórias emocionantes até fazer uma grande descoberta: o verdadeiro significado da palavra “lar”. (Veja mais sobre o filme aqui)

https://www.youtube.com/watch?v=fm_jJm56KiQ

Esta terra é minha (Bound for Glory – 1976)

Nos anos 1930, os Estados Unidos passava pela época da Grande Depressão, e muitos americanos viajavam para a Califórnia em busca de emprego e melhores condições de vida. O cantor e compositor Woody Guthrie foi um desses migrantes, que saiu do devastado Texas para encontrar trabalho e, durante sua busca, acabou descobrindo a força e o sofrimento que há na classe trabalhadora americana. Guthrie se mostra não somente um excelente músico como também um texano rebelde e brigão, que ao invés de querer o sucesso fácil do rádio, procurou conscientizar politicamente a população humilde dos Estados Unidos.

Inside Llewyn Davis (Balada de um Homem Comum – 2013)

Llewyn Davis é um cantor e compositor que sonha em viver da sua música. Com o violão nas costas, ele migra de um lugar para o outro na Nova York dos anos 60, sempre vivendo de favor na casa de amigos e outros artistas. Talentoso, mas sem se preocupar muito com o futuro, ele incomoda a amiga Jean Berkey, que vive uma relação com outro músico, Jim. Nem um pouco confiável, Davis se depara com a oportunidade de viajar na companhia de um consagrado e desagradável artista, Roland, mas nem tudo vai acabar bem nesta nova jornada.

Mesmo se nada der certo (Begin Again – 2013)

Uma cantora (Keira Knightley) se muda para Nova Iorque, mas logo após chegar no local, seu namorado americano (Adam Levine) decide terminar o relacionamento. Em plena crise, ela começa a cantar em bares, até ser descoberta por um produtor de discos (Mark Ruffalo), certo de que ela pode se tornar uma estrela. (Saiba mais aqui)

Na natureza selvagem (Into the Wild – 2007)

Início da década de 90. Christopher McCandless é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após dois anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca. (Veja mais aqui)

Não Estou Lá (I’m Not There – 2007)

Bob Dylan, ícone musical, poeta e porta-voz de uma geração. Sempre viveu em constante mutação ao longo da vida, especialmente durante os anos 60. Musicalmente, fisicamente, psicologicamente, as alterações do seu personagem público dialogaram com acontecimentos sociais e ocasionaram múltiplas repercussões culturais. De jovem menestrel a profeta folk, de poeta moderno a roqueiro, de ícone da contracultura a cristão renascido, de caubói solitário a popstar.

Não olhe para trás (Imagine – 2015)

Danny Collins (Al Pacino) é um músico muito popular, que vive há mais de 30 anos sem compor uma música sequer, apenas reprisando os seus maiores sucessos. Cansado da rotina de drogas e excessos, ele descobre uma carta que John Lennon escreveu para ele há décadas, mas que nunca tinha chegado às suas mãos. Inspirado pelas palavras do músico, Danny decide interromper a carreira e tentar reatar com o filho já adulto, que ele nunca conheceu.

Os Grandes Músicos  (A Mighty Wind – 2003)

Após 20 anos de sua estreia como calouros, o trio Folksmen (Guest como Alan Barrows, McKean como Jerry Palter e Shearer como Mark Shubb) reúne-se novamente nos anos 80 nos mais variados festivais de folk.



Confira o post original no Southern Rock Brasil