tinydeskconcert

20 Tiny Desk Concerts NPR que todo fã de folk tem que ver

Que o Tiny Desk Concert é um dos melhores projetos musicais da web todo mundo sabe, mas vocês já pararam pra ver a riqueza das bandas/artistas folk que já passaram pela salinha da NPR? Selecionei aqui 20 delas que eu considero ser essenciais para todo fã de folk que acompanha o FolkdaWorld. A ordem não segue nenhum padrão de gosto ou ordem alfabética, fui apenas encaixando a medida que lembrava das apresentações. 😉

 

1 / 20 – The Oh Hellos – Dez/2015

 

Vou começar com essa lindeza da The Oh Hellos, banda que vez ou outra alguém insiste em me apresentar. Agora vocês já sabem que eu os conheço. E faz tempo! Essa apresentação deles foi em dezembro de 2015.

Na ocasião, o grupo apresentou algumas faixas do álbum recém, o “Dear Wormwood”, que foi inspirado em parte pelos escritos de C. Lewis Lewis. No Set List estão as faixas “Hello My Old Heart”, “Like The Dawn” e “Exeunt”.

Vale dizer que eles voltaram ao Tiny Desk em dezembro do ano passado para uma apresentação especial com músicas natalinas! Dá pra assistir aqui clicando aqui.

 

2 / 20 – Edward Sharpe And The Magnetic Zeros – Nov/2009

 

Não preciso nem dizer em como a salinha da NPR ficou pequena para receber os maravilhosos do Edward Sharpe And The Magnetic Zeros em novembro de 2009. Até então, a banda tinha sido o maior grupo a ocupar o espaço com seus 10 integrantes. Mas o espaço não pareceu atrapalhar em nada a constante energia musical que essa turma carrega.

No Set List estão as faixas “Janglin”, “Home” e “40 Day Daydream”.

 

3 / 20 – Tallest Man on Earth – Set/2009

 

Em setembro de 2009, o sueco, Kristian Matsson, a.k.a. The Tallest Man on Earth, ocupava a salinha da NPR com todo o seu talento, apresentando algumas faixas de seu álbum de estréia “Shallow Grave”. No Set List estão “I Won’t Be Found”, “The Gardener” e “Pistol Dreams”.

 

4 / 20 – Steve Martin and the Steep Canyon Rangers – Out/2017

 

Esse é novinho em folha! Em outubro de 2017, Steve Martin e os Steep Canyon Rangers ocuparam a salinha da NPR para apresentar algumas faixas do seu mais recente disco “The Long-Awaited Album”, um disco cheio de narrativas, muitas vezes divertidas, como tinha de ser com o Seteve Martin no comando, né verdade?

No Set List estão “So Familiar”, “All Night Long”, “On The Water” e “Caroline”.

 

5 / 20 – Wilco – Fev/2016

 

Em fevereiro de 2016, Wilco voltou a se apresentar na salinha da NPR, quebrando a lei natural de que quase todas as bandas/artistas só se apresentam uma vez no Tiny Desk Concert. A banda já tinha passado por lá em outubro de 2011 (veja aqui). Eles são sempre tão bons que vale a pena repetir, né?

Ah, vale dizer, também, que o Jeff Tweedy também já esteve se apresentando por lá com o Tweedy, projeto musical formado por ele e seu filho Spencer. Veja aqui!

No Set List estão as faixas “The Joke Explained”, “Misunderstood”, “I’m Always In Love” e “Shot In The Arm”.

 

6 / 20 – The Secret Sisters – Set/2016

 

As irmãs Lydia and Laura Rogers, ou The Secret Sisters, apresentaram seu talento em setembro de 2016 no Tiny Desk, apresentando as faixas “Tennessee River Runs Low”, “You’ve Got It Wrong” e “Flee As A Bird”. Na ocasião, elas estavam preparando o seu terceiro álbum “You Don’t Own Me Anymore”, que foi lançado no último dia 9 de junho. E aproveitaram para contar um pouco da sua bela história musical enquanto apresentavam cada uma das canções.

 

7 / 20 – Yusuf/Cat Stevens – Dez/2014

 

Cat Stevens é um daqueles artistas icônicos, suas canções marcaram gerações, sua carreira é inspiradora. Nesse lendário Tiny Desk, o artista que atende pelo nome de Yusuf desde a sua conversão ao islamismo, recebe palavras lindas de um dos criadores do projeto e apresenta as faixas “I Was Raised In Babylon”, “The First Cut Is the Deepest”, “Doors” e a clássica, talvez uma das minhas canções folk favoritas, “Father and Son”.

 

8 / 20 – The Avett Brothers – Jun/2009

 

Talvez o vídeo mais antigo dessa lista seja este com a apresentação dos The Avett Brothers, feita em junho de 2009. Na época, o grupo estava a poucos meses de lançar o sexto álbum de sua carreira “I and Love and You”. É contagiante ver esses caras tocando ainda que numa salinha pequena assim.

No Set List estão as faixas “Laundry Room”, “Down With The Shine” e “Bella Donna”.

 

9 / 20 – The Swell Season – Ago/2009

 

Se o vídeo anterior é o mais antigo, este aqui é o mais longo. The Swell Season apresentou 6 faixas durante a sua passagem pelo Tiny Desk em agosto de 2009. Aqui os jovens Glen Hansard e Marketa Irglova tinham acabado de ganhar o Oscar pela canção “Falling Slowly” em “Once”.

Marketa voltou a salinha da NPR em 2011 para apresentar algumas canções solo (veja aqui), já Glen passou sozinho por lá em 2012 (veja aqui),

No Set List estão “Maybe I Was Born To Hold you In These Arms”, “Low Rising”, “Fantasy Man”, “Paper Cup”, “Feeling The Pull”, “Back Broke” e “When Your Mind’s Made Up”.

 

10 / 20 – Iron and Wine – Jan/2011

 

Sam Beam, o nome por trás do projeto Iron and Wine, se apresentou com seu violão, sua barba e toda a sua beleza musical em janeiro de 2011. No Set List estavam “Half Moon”, “Big Burned Hand”, “Tree By The River” e “Naked As We Came”.

Vale lembrar que Sam Beam esteve, em junho de 2016, se apresentando no Tiny Desk com a Jesca Hoop, na ocasião eles apresentaram canções do seu projeto colaborativo no disco “Love Letters For Fire”. Assista clicando aqui.

 

11 / 20 – Jake Bugg – Mar/2014

 

Segundo o produtor Bob Boilen, “havia uma neblina sobre Jake Bugg quando chegou ao Tiny Desk. Ele era inexpressivo e silencioso. Tudo mudou quando ele rasgou rápido e feroz em seu violão”. O menino Jake ainda estava conquistando espaço quando gravou sua participação na salinha da NPR, em março de 2014. Ainda trabalhando nas canções de seu segundo disco “Shangri La”, Bugg apresentou as faixas “Slumville Sunrise”, “Me And You”, “Storm Passes Away” e “Lightning Bolt”.

 

12 / 20 – Rodrigo Amarante – Ago/2014

 

Não sei ao certo se Rodrigo Amarante foi o único brasileiro a passar pela salinha da NPR, mas me enche o peito de orgulho ver um brasuca sendo reconhecido fora do país. Quando passou pelo Tiny Desk, ele estava divulgando seu disco solo “Cavalo”. Com seu violão Harmony, dos anos 30, ele cantou em inglês, francês e, claro, português. No Set List estavam “The Ribbon”, “Mon Nom”, “I’m Ready” e “Nada Em Vão”.

 

13 / 20 – Beirut – Set/2011

 

Beirut chegou ao escritório da NPR dias depois de um fim de semana intenso no Bonnaroo. Dá até pra perceber as carinhas de cansados, mas isso não tirou o fôlego da orquestra de Zach Condon, que apresentou “East Harlem”, “Sante Fe” e “Serbian Cocek” com maestria.

 

14 / 20 – The Decemberists – Jun/2011

 

The Decemberists começou sua apresentação rasgando a gaita em “Down By The Water”. Mas dá pra ver na cara do Colin Meloy que ele se surpreendeu com o formato dessa apresentação – afinal, os funcionários da rádio ficam todos por trás das câmera assistindo as apresentações. Na ocasião, eles ainda tocaram “Rox In The Box” e “June Hymn”, todas do disco “The King Is Dead”.

 

15 / 20 – Nickel Creek – Ago/2014

 

Nickel Creek é o tipo de banda que conta com o time perfeito: Sara Watkins, seu irmão Sean Watkins Chris Thile (aqui eles contam com o apoio do baixista Mark Schatz).

Nesse Tiny Desk, que aconteceu em agosto de 2014, eles estavam comemorando 25 anos de banda. VINTE E CINCO! Não é pra qualquer um, né? Dá pra sentir nas vozes e até nas afinações dos instrumentos a sintonia que rola aí.

Se vasculhar bem, você vai achar todos os integrantes em outras edições do Tiny Desk: Chris Thile é o veterano, antes ele já havia aparecido na salinhda da NPR com o músico Michael Daves (veja aqui), depois com o projeto Goat Rodeo (veja aqui) e, depois, com os maravilhosos do Punch Brothers (veja aqui).

Sean e Sara aparecem juntos no Tiny Desk de seu outro projeto Watkins Family Hour, que conta também com a participação da Fiona Apple. Você pode assisti-lo aqui. E, caso você não tenha percebido, a Sara tá tocando violino ali em cima com os Decemberists.

Neste Set List rolou “Destination”, “Rest Of My Life”, “21st Of May” e “Elephant In The Corn”.

 

16 / 20 – The Civil Wars – Jun/2011

 

Um dos meus duos favoritos, o saudoso The Civil Wars, formado por Joy Williams e John Paul White, passou pelo Tiny Desk em junho de 2011, esbanjando toda a harmonia que tinham juntos. Infelizmente o duo acabou em 2014, mas deixaram muito material bacana, assim como esse, para aproveitarmos.

No Set List estão “Barton Hollow”, “Twenty Years” e “Poison & Wine”.

Vale lembrar que o John Paul White voltou ao Tiny Desk, em novembro de 2016, com o seu projeto solo. Veja aqui.

 

17 / 20 – Brandi Carlile – Jul/2012

 

Eu, sinceramente, não sei o que é melhor nesse Tiny Desk. Se a força vocal da Brandi, se as cordas, se o foot-tapping, se esses irmãos gêmeos dela que se sempre a acompanham… É melhor ficar com o conjunto da obra mesmo! No Set List estão “Raise Hell”, “That Wasn’t Me” e “A Promise To Keep”, todas do disco “Bear Creek”.

 

18 / 20 – Madisen Ward And The Mama Bear – Mai/2015

 

A sinergia desse duo formado por mãe e filho é sensacional! Eu amo muito o Madisen Ward And The Mama Bear. Além do jeito super característico, a música deles é contagiante, parece que ilumina o ambiente e, ao mesmo tempo, parece nos transportar para uma varanda onde uma mãe e um filho estão tocando as canções que criaram juntos. Quando participaram do Tiny Desk, o duo tinha acabado de lançar o seu primeiro disco “Skeleton Crew”. No Set List estão “Silent Movies”, “Sorrows And Woes” e “Daisy Jane”.

 

19 / 20 – Sarah Jarosz – Dez/2013

 

Quando apresentou algumas das canções de “Build Me Up From Bones”, seu terceiro disco, na salinha do Tiny Desk, a menina Sarah Jarosz provavelmente só estava fazendo (e muito bem) o que ama. Mal sabia que alguns anos depois, seu disco “Undercurrent” (2016), ganharia o Grammy de melhor disco folk.

Com ela, se apresentaram o violinista Alex Hargreaves e violoncelista Nathaniel Smith. No Set List estão “Over The Edge”, “Build Me Up From Bones” e “Fuel The Fire”.

 

20 / 20 – James Vincent McMorrow – Ago/2011

 

O cantor e compositor irlandês James Vincent McMorrow tem uma das vozes mais impressionantes e intensas de que qualquer jovem cantor que você provavelmente esteja escutando. Quando passou pelo Tiny Desk, em agosto de 2011, ele estava apenas começando sua carreira. Além de dois EPs, só tinha na bagagem um disco “Early in the Morning”, lançado em 2011. Aqui ele apresenta 4 canções dele: “This Old Dark Machine”, “Sparrow And The Wolf”, “Follow You Down To The Red Oak Tree” e “Red Dust”.

 

Menção honrosa: Nathaniel Rateliff & the Night Sweats – Nov/2015

Eu amo muito o som do Nathaniel Rateliff, e me apaixonei ainda mais por ele depois que o conheci mais no documentário “Austin to Boston”. Eu quis citar esse Tiny Desk aqui porque, apesar de ser um excelente artista folk, o Rateliff tem caminhado por outras vertentes com o projeto Nathaniel Rateliff & the Night Sweats. Entretanto, como aqui eles se apresentam de forma acústica, me lembrou bastante o folk solo do Nathaniel. Então fica aí essa baita apresentação como um extra!

No  Set List estão “I Need Never Get Old”, “Look It Here”, “I’ve Been Failing You” e “Mellow Out”.

Compartilhe