elvis-presley

As 10 melhores canções country de Elvis, segundo a Rolling Stone Country

Se vivo, neste 8 de janeiro, Elvis Presley faria 83 anos. Para comemorar o seu legado musical que, apesar de ser definido basicamente pelo Rock, também mergulhou no Country, queremos compartilhar com vocês essa lista fantástica que a Rolling Stone Country disponibilizou com as 10 melhores canções country que o Rei já gravou.

 

1. “Blue Moon of Kentucky” (1954)

 

“Blue Moon of Kentucky” é uma canção escrita, em 1946, pelo músico bluegrass Bill Monroe e gravada por sua banda, The Blue Grass Boys. A música já foi gravada por muitos artistas, mas ficou realmente famosa na versão de Elvis Presley, gravada em 1954, para ser o lado B de “It’s All Right”, o primeiro single de Presley para a Sun Records.

 

2. “She Thinks I Still Care” (1977)

 

“She Thinks I Still Care” é uma música country escrita por Dickey Lee e Steve Duffy. A canção ganhou versões de vários artistas e, no início de 1977, a música tornou-se um sucesso para Elvis Presley, como o lado B do seu hit “Moody Blue”.

 

3. “I Forgot to Remember to Forget” (1955)

 

“I Forgot to Remember to Forget” é uma música country escrita por Stan Kesler e Charlie Feathers. Foi gravado no Sun Studio em 11 de julho de 1955, por Elvis Presley, Scotty Moore, Bill Black e Johnny Bernero, e lançado em 20 de agosto do mesmo ano, juntamente com “Mystery Train”. A faixa foi o registro country mais tradicional que Presley gravou enquanto ainda estava com o selo Sun Records.

 

4. “I’m So Lonesome I Could Cry” (1973)

 

“I’m So Lonesome I Could Cry” é uma música escrita e gravada em 1949 por Hank Williams, e que se tornou um clássico da música country. Gravada por inúmeros intérpretes, entre eles, Johnny CashRay CharlesElvis Presley e Amy Lee (versões ao vivo), e muitos outros. A versão ao vivo oficial de Elvis é de janeiro de 1973, gravada no Aloha From Hawaii. Ele nunca lançou uma versão oficial do estúdio.

 

5. “Gentle on My Mind” (1969)

 

“Gentle on My Mind” é uma canção de John Hartford e foi escrita em 1967 sendo primeiramente lançada pelo próprio autor no mesmo ano da composição, e posteriormente por Glenn Campbell, no mesmo ano. A faixa foi gravada por Elvis Presley em 14 de janeiro de 1969 e lançada no disco “From Elvis in Memphis” do mesmo ano. É considerada por especialistas como uma das canções mais sofisticadas e com uma das letras mais interessantes da carreira de Elvis.

 

6. “You Asked Me To” (1975)

 

“You Ask Me To”, que apareceu como a música de encerramento no álbum de Elvis Presley “Promised Land”, de 1975, é uma música escrita por Billy Joe Shaver e Waylon Jennings. Originalmente foi gravada por Jennings em seu álbum “Honky Tonk Heroes”, de 1973. Shaver gravou sua própria versão em 1977 para o álbum “Gypsy Boy”, com o convidado especial Willie Nelson na guitarra e vocais.

Vale dizer que Elvis estava em um lugar cada vez mais sombrio quando gravou a faixa em dezembro de 1973. Ele já tinha passado por duas overdoses, passou três dias em coma e teve uma visita hospitalar adicional nesse ano, tudo isso enquanto passava pelo mais rigoroso cronograma de shows de sua vida. Dois meses antes dele finalizar a música seu divórcio com Priscilla foi finalizado.

A faixa também apareceu, com um arranjo alternativo no álbum póstumo 1981 de Elvis Presley, “Guitar Man”, que atingiu o Top 50 nos EUA.

 

7. “Kentucky Rain” (1970)

 

“Kentucky Rain” é uma canção composta por Eddie Rabbitt e Dick Heard, e que foi gravada por Elvis Presley em 19 de fevereiro de 1969, na cidade de Memphis, no American Studios e lançada em single, em 1970, com “My Little Friend”, no lado B.

A faixa é avaliada como uma das canções mais brilhantes já gravadas por Elvis em sua carreira. Entretanto, as versões ao vivo, são consideradas pelos fãs, superiores em relação a versão de estúdio.

 

8. “Help Me Make It Through the Night” (1972)

 

“Help Me Make It Through The Night” é uma balada country composta por Kris Kristofferson e lançada em seu álbum de 1970, “Kristofferson”. Mas seu sucesso surgiu mesmo com o cover de Sammi Smith, no mesmo ano.

A versão de Elvis Presley, de 1972, aparece no álbum “Elvis Now”. Ela foi gravada na época em que seu casamento com Priscilla não ia nada bem. O que tornou o canto de Presley mais melancólico nesta canção. Ele e sua esposa se separariam oficialmente três dias após o lançamento do disco, em 23 de fevereiro de 1972.

 

9. “Green, Green Grass of Home” (1975)

 

Dizem que “Green, Green Grass of Home” era uma das músicas favorita de Presley e era inevitável que um dia ele gravasse sua própria versão. Ela foi escrita por Claude ‘Curly’ Putman, Jr. e gravada por diversos artistas, mas foi a versão de Tom Jones, em 1966, que a tornou um hit nº 1 no mundo inteiro. A versão de Elvis, que aparece no álbum “Today”, de 1975, é inspirada na de Jones.

 

10. “Make the World Go Away” (1971)

 

“Make the World Go Away” é uma música de música country composta por Hank Cochran, que tornou-se um sucesso popular. A versão original da música foi gravada por Ray Price, em 1963.

A versão de Elvis Presley, gravada em Nashville, no versão de 1970, foi a faixa final de seu álbum “Elvis Country (I’m 10,000 Years Old)”.

Compartilhe