Chris Cornell era do Rock, mas tinha fortes referências do Folk

por

Perdemos uma das vozes mais marcantes do Rock. Chris Cornell, conhecido por seu vocal em bandas como Soundgarden e Audioslave, além de uma bem sucedida carreira solo, faleceu nesta quarta-feira, 17 de maio, aos 52 anos.

Não tem como não lembrar de seu álbum solo “Higher Truth”, lançado em 2015. Em setembro do mesmo ano, numa entrevista à Rolling Stone, ao ser perguntado se o mandolim que abre a faixa “Nearly Forgot My Broken Heart” tinha a ver com alguma referência folk, ele respondeu:

“Eu rejeitei a maior parte da música folk a que fui exposto nos anos 1970. Depois, mudei de ideia ouvindo Tom Waits, algumas coisas de Jim Croce e muito Cat Stevens. Um dos irmãos Robinson, do Black Crowes, me apresentou Nick Drake. Eu arrumei uma caixa de vinis e basicamente odiei – até chegar a “Pink Moon” (1972). O jeito dele de tocar violão e as composições são fenomenais.”

Ainda nesta entrevista, ele foi questionado se não estava ficando maluco com a turnê do disco solo e a preparação de um novo disco da Soundgarden. Ele disse que se identificava com o ícone folk canadense Neil Young.

“É extremamente refrescante. Agora eu tou tipo o Neil Young. Ele entra em turnê com a Crazy Horse, depois com os Booker T. & the MGs. Em outro momento ele está em turnê solo com sete violões. Faz sentido para mim agora. Ele não está tentando descobrir quem ele é.”

Só para reforçar, “Higher Truth” é um trabalho sensacional, no qual Chris substituiu muitos solos, riffs e power chords por dedilhados e levadas que só funcionam bem no violão. O álbum foi produzido por Brendan O’Brien, cara que já trabalhou com gente como Neil Young, Pearl Jam e Bruce Springsteen, só para citar algumas referências.

Chris também participou de trabalhos com uma pegada mais country-rock como a faixa “Heavy Is The Head”, de Zac Brown Band. E é claro que o som ficou pesado e incrível.

O som dele vai fazer falta. R.I.P. Chris. :'(

Abaixo, vocês podem conferir “Higher Truth” na íntegra. “Dead Wishes” é minha favorita.