Conheça o BH Folk, projeto que reúne artistas mineiros do segmento

por

O BH Folk é um festival criado no intuito de reunir os amantes da Folk Music. A ideia surgiu a partir da iniciativa da cantora/compositora/designer Ayla Micheline e do músico Lucas Rinor. Bati um papo com o Lucas sobre o projeto e o resultado você confere abaixo.

FDW: Quando começou o festival?

BH Folk: Podemos considerar que o BH Folk nasceu em meados de Junho de 2014 quando eu ( Lucas Rinor ) junto com a Ayla Micheline resolvemos criar um festival para encontrar os artistas de Folk de Minas Gerais. Inicialmente fomos mais motivados pela necessidade de dar luz aos nossos trabalhos do que propriamente criar um movimento. Hoje o BH Folk já é bem procurado pelos músicos do estado e isso nos deixa muito contentes. Não sabemos ao certo onde isso vai dar, e por mais que existam planos, o maior pretexto é nos conectar com as pessoas e reinventar as nossas raízes.

FDW: Quais bandas já passaram pelos palcos do festival?

BH Folk: Já tivemos no nosso palco bancas como; Bronnco Billy e os Mangas Colorados, Ayla Micheline, Clarice Pawlow, Trinta Acústico, Lucas Rinor, etc… E a próxima edição (BH Folk VII) teremos Lee Gang e Tiago Borba.

https://www.youtube.com/watch?v=K2iqVF-XmrQ

FDW: Como acontece a curadoria? vocês vão atrás das bandas ou as bandas vão até vocês?

BH Folk: Não é um processo muito formal, no começo convidávamos artistas os amigos pela simples afinidade. Nas ultimas edições temos seguido a mesma regra, mas depois do primeiro novos contatos entraram em cena, e dessa forma passamos a contar com os interessados em agregar ao festival seja indo nos shows ou pelo próprio interesse de se aproximar e contribuir com o processo. Temos uma logística muito seria, que prevê o conforto e a logística de todos os músicos envolvidos. Ao mesmo tempo estamos totalmente sozinhos, contando apenas com os espaços garimpados em casas de shows da cidade. Dessa forma acaba passando na peneira quem vem mesmo para somar.

FDW: O festival percorre todo o estado? como/onde são feitas as apresentações?

BH Folk: Estamos aos poucos ganhando espaço no interior, acredito que essa possa ser uma realidade em breve. Mas todas as edições, até agora, aconteceram aqui em Belo Horizonte mesmo. Não existe uma grande pretensão com o BH Folk, ele na verdade é um pretexto para unir as pessoas e festejar os valores que defendemos. Simplicidade, uma vida conectada a natureza e a família, honra e irmandade é a bandeira que procuramos levantar. Toda a pretensão do festival está ai, e a música é pano de fundo. Entendemos que a música Folk representa muito bem tudo isso que citei, e acima de tudo ela acaba representado para nos um objetivo mais transcendente, espiritual, de nos conectar com as pessoas e com o que realmente somos.