harvest

Conheça o Harvest Folk Bar, um bar folk em Curitiba

Eu tive o prazer de passar parte das minhas férias de Janeiro em Curitiba, Paraná. Lá, descobri um lugarzinho que todo ‘folker’ que estiver na cidade deve conferir. Infelizmente, o único dia que eu tinha vago para passar por lá era o dia em que o bar estava fechado, mas consegui trocar uma ideia com o Laércio Demarch, um dos proprietários. Veja abaixo o que descobri de tão legal nesse lugar.

FDW: Curitiba é uma cidade repleta de bares/cafés/restaurantes temáticos. Como surgiu a ideia de abrir um ambiente Folk?

Laércio: A ideia surgiu há uns 4 anos, somos três sócios aqui no Harvest e ambos com uma paixão em comum, a música! Sempre gostamos de ambientes rústicos, que mesclam o campo e a cidade, tudo com muita simplicidade e buscamos reproduzir essa essência aqui no Harvest. O Paraná é por vocação um estado folk, nossa ligação com o campo sempre foi muito forte e nossos artistas de maior expressão têm o folk em sua raíz, ex: As bandas Blindagem e Relespública, João Lopes entre outros. Curiosamente, a cidade não tinha nenhum ambiente dedicado exclusivamente à cultura folk, daí surgiu nossa ideia de montar um folk bar. Como temos o Neil Young como ídolo maior, o nome do bar foi a parte mais fácil do projeto, batizamos como HARVEST em homenagem ao álbum clássico dele de 1973.

FDW: Os pratos do restaurante recebem nome de artistas. O que vocês levaram em consideração para escolher cada um deles?

Laércio: Na verdade queríamos homenagear vários artistas importantes do folk, sui-generes como Woody Guthrie e Johnny Cash por exemplo, até os que incorporaram elementos do folk-rock em sua obra, ex: Roy Orbison, Carl Perkins, J. J. Cale e Wilco. Os ingredientes de cada prato não tem nada a ver necessariamente com o estilo do artista, é só uma simples homenagem.

Johnny Cash

Johnny Cash

FDW: Existe um prato que vocês considerem o carro-chefe da casa?

Laércio: Temos um cardápio bem variado e muito bem aceito pelo nosso público, mas três pratos se destacam na preferência: Harvest – (sanduíche que leva o nome da casa). Na baguete: carne de panela cozida por 7 horas com, tomate, cebola, conhaque de alcatrão e especiarias. Acompanha cheiro verde + molho especial + fritas. Roy Orbison – Na baguete: Alcatra regada ao conhaque de alcatrão, rúcula, tomate e pasta de gorgonzola. Acompanha molho especial + fritas. Alcatra ao Pesto. Ah, lógico. O nosso bolinho de carne também faz um sucesso incrível por aqui.

Alcatra ao Pesto

Alcatra ao Pesto

Bolinho de Carne

Bolinho de Carne

FDW: Vocês tem uma cerveja artesanal, é isso mesmo?

Laércio: Sim. Temos um parceiro que nos auxilia na produção. Atualmente produzimos três tipos de cerveja: Stout, IPA (indian pale ale) e APA (american pale ale). Estamos testando também uma Weizen, logo estará disponível. A produção e feita em panela e sai em lote de 150 garrafas de 300ml que duram em média 15 dias em nossos estoques. A partir desse ano (2015) a Harvest Beer já poderá se encontrada em algumas lojas especializadas em cerveja artesanal.

FDW: Com frequência o bar recebe artistas de algumas vertentes para tocar. Como é feita essa curadoria?

Laércio: Fazemos a seleção levando em consideração alguns critérios que consideramos importantes, como qualidade musical e identificação com a proposta do bar. Fazemos shows com artistas de gêneros variados (blues, jazz, country, rock, índie, classic rock, caipira, etc) mas, o que sempre predomina é o folk, pelo menos 70% dos shows estão na praia do folk.

FDW: Quando não tem banda, qual a principal playlist do bar?

Laércio: Os mestres folk: Neil Young, Bob Dylan, Donavon, Peter, Paul and Mary, CSNY, Faiport Convention, Zé Geraldo, João Lopes sempre estão presente mas, tocamos um pouco de tudo, os folks recentes (Wilco, Decemberists, Lumineers, etc) até Stones, Beatles, Tom Petty, Cowboy Junkies, J. J. Cale, The Band, Eric Clapton, Cream, Bud Guy, Willie Dixon, Nick Drake, Merle Haggard, e por aí vai)… Temos ao todo mais de 10 mil discos em nossa coleção para rodar na vitrola.

FDW: Quais os dias e horários de atendimento?

Laércio: Fechamos somente as quartas, nos demais dia estamos das 18h às 00h.

Serviço:
O Harvest Folk Bar fica na Rua Inácio Lustosa, 518, no Centro de Curitiba.

Compartilhe