Exclusivo: Jean Donato lança “Nesses Últimos Anos” e comenta faixas do disco

por

O músico campo-grandense Jean Donato está lançando com exclusividade o seu novo álbum aqui no FolkdaWorld. Intitulado “Nesses últimos anos”, o trabalho que sucede “Na Estrada”, lançado em 2015 (ouça aqui), reflete uma musicalidade mais madura do artista.

capa-jean-donato-nesses-ultimos-anos

Arte e Ilustração por Fernanda Fernandez

“Nesse álbum acredito que seja perceptível o encontro de quem sou eu, musicalmente e pessoalmente. Acho que agora cheguei perto dessa resposta”, disse o Jean em um papo com o FolkdaWorld. “Antes eu queria compor canções mais alegres. Tava numa fase em que escutava muito o Keith Urban, ai queria meio que ser igual ele (risos), agora só quero fazer o som que gostaria de ouvir, falando de coisas que eu acredito”.

Sobre o nome do álbum, Jean explica: “eu escolhi esse nome porque esse álbum traz histórias, coisas que eu vivi e senti nesses últimos anos. Tendo músicas antigas, mas que fazem sentido pra mim ainda,  que já gravei, porém apenas voz e violão, e agora vem com um novo arranjo, músicas novas, totalmente inéditas. Queria um nome simples e que condissesse com todo o contexto das canções, aí ficou ‘N.Ú.A’ (risos)”.

Jean ainda agradeceu aos músicos que fizeram parte do disco: “um agradecimento a todos que ajudaram realizar esse projeto, em especial a esses músicos incríveis que estiveram junto comigo”.

Abaixo, você confere em primeira mão todas as dez faixas do álbum, comentadas pelo próprio Jean.

01 – Mais de Mil Milhas

Essa é uma canção que vem lá do álbum ‘Na Estrada – Voz e Violão’, porém agora está produzida, com uma sonoridade diferente, onde tem a banda toda tocando. É uma música que faz sentido pra mim até hoje, por isso resolvi relança-lá, pois faz parte dos meus últimos anos, onde eu morava em São Paulo e tinha que andar mais de mil milhas pra ver minha amada. É uma canção romântica, acredito que com uma energia especial e quem já morou longe do seu amor vai se identificar com ela. Onde apenas aquela ligação da pessoa especial no final do dia, já faz toda diferença e você não vê a hora de poder ver essa pessoa. Então, valorize sua pessoa amada e ande mais de mil milhas por ela se for preciso.

02 – My Favorite Star

Também vindo do álbum ‘Na Estrada – Voz e Violão’, ‘My Favorite Star’ agora vem em uma levada mais pra cima, numa pegada bem Folk Clássico. É uma canção que fala que relacionamentos não são perfeitos, mas que a gente tem que saber lidar com todos os problemas e deixar o amor sempre em primeiro lugar, que não vale a pena perder tempo com brigas e coisas bestas do dia a dia.

03 – Colecionador de Lições

Essa música é como se fosse uma carta, minha de quando morava em São Paulo, onde tinha deixado minha casa, minha família, meus amigos em Campo Grande, para ‘Colecionar lições’ na terra da garoa, correndo atrás dos meus sonhos, de melhorar minha ‘carreira profissional’ na época. E foi graças a eu ter ido para lá, que tive um enorme aprendizado, podendo me conhecer melhor, onde decidi me dedicar profissionalmente a música.

E também é uma canção para todos os pais, que tiverem passando por isso, de os filhos quererem sair de casa para buscar algo, entendam e apoiem, pois esse apoio é fundamental. E que os filhos que já estão longe de casa, possam se sentir um pouco consolado com essa canção, que no final tudo vai ter valido a pena.

Então: colecione lições, esteja sempre em busca de uma evolução contínua e faça coisas boas para ajudar mudar o mundo.

04 – A Felicidade Te Escolheu

>>> Veja clipe da faixa “A Felicidade Te Escolheu”

Essa música é uma reflexão em um desses momentos difíceis da vida. Para todos que estão sempre na luta. Saiba que sempre vão existir pessoas que vão tentar te desanimar, e as vezes a vida vai querer te testar fazendo tudo dar errado. Então pare e reflita todas as coisas boas que já aconteceram com você e lembre-se que nada é fácil, mas com persistência, dedicação, coragem, tudo é possível. Se mantenha firme para quando a tempestade passar, você estar preparado para receber o sol. Busque sempre estar em harmonia, com você, com a natureza, com os animais, com a vida. A Felicidade Te Escolheu.

05 – A Saudade

Quem já sentiu a saudade bater forte no peito, vai saber do que eu estou falando quando escutar essa canção. A Saudade de alguém que já partiu, de um amor que você não vê já faz algum tempo. É uma canção que fala sobre a saudade, onde você só queria ter a oportunidade de estar com a pessoa amada novamente.

06 – A Tempestade

Era uma noite chuvosa, enquanto estudava violão, quando comecei a escrever ‘A Tempestade’. Vários pensamentos, reflexões daquela noite deram vida a essa canção. Onde sempre estava observando o quão igual é o tempo comparado a nossa vida. Acredito que a natureza e o tempo tem muito a nos ensinar. Só temos que parar para observar.

07 – Um Dia

‘Um Dia’ é uma canção que fala de aprendizado, autoconhecimento e de que ninguém merece sofrer. E isso só depende de você. Não aceite isso.

08 – A Canção

‘A Canção’ é uma música que foi literalmente psicografada, onde fechei os olhos e comecei a escrever tudo que vinha na mente naquele momento. Depois disso, tive vários fragmentos de textos, onde vim juntando tudo, organizando, para dar vida para a canção.

09 – Voe

‘Voe’ também nasceu em meio a fragmentos, juntando vários textos que já havia escrito, coisas que aconteceram comigo, coisas que aconteceram na cidade onde eu moro, por exemplo: uma crise de buracos pela cidade inteira, por isso o verso : ‘Tantas ruas, poucos asfaltos e ainda querem cobrar imposto alto’.

10 – Amor de Pinguim

E por fim, ‘Amor de Pinguim’ . Uma música que conta um pouco da história dos pinguins, fala de amor, uma declaração para minha amada. E também uma homenagem a todos os casais que se respeitam, se amam e estão juntos até o fim.

Ficha Técnica
Voz e Violão: Jean Donato
Produção, guitarra, baixo e piano: Júlio Queiroz
Bateria: Zé Fiuza (e na faixa ‘A Felicidade Te Escolheu’: Ju Souc )
Sanfona: Renan Nonato
Violino: Felipe Garcia
Violoncelo: Marcelo Gerônimo
Trompete: Silas de Matos
Arte e Ilustração de capa: Fernanda Fernandez
Mixado e Masterizado no Estúdio Pantanália