No Dia do Rock: 11 músicas de rock que Johnny Cash regravou

por

Em fevereiro deste ano, o site Whiplash (um dos melhores com conteúdo de rock aqui no Brasil) divulgou uma lista sensacional com 10 músicas de rock que o Johnny Cash regravou. E é claro que o homem de preto deu um charme todo especial para cada uma delas. Como hoje é o Dia do Rock, acho mais do que justo relembrar essa lista, criada originalmente pelo Igor Miranda. Eu acrescentei mais uma faixa para fechar o post com chave de ouro. Confere aí!

1. ‘Hurt’ (original de Nine Inch Nails)

Era quase impossível imaginar uma lenda do country fazendo um cover de uma das bandas mais famosas do chamado ‘metal industrial’. Trata-se, ainda por cima, de uma canção lançada quase dez anos antes do cover – a original é de 1994 e a versão, de 2002. E o fato de isto ter dado certo já é surpreendente por si só.

A situação ganha contornos ainda mais inacreditáveis quando se escuta a versão de Johnny Cash. A música parece ter sido feita para ele. O tom melancólico e de arrependimento da canção encaixou-se perfeitamente com o fato de ter sido o último single de Cash em vida.

Em entrevistas, o líder do Nine Inch Nails, Trent Reznor, disse que teve receio de ceder a música, apesar de ter se sentido honrado pelo interesse. Depois que a versão ficou pronta, Reznor não perdeu tempo e afirmou: ‘agora, esta canção pertence a Cash’.

2. ‘In My Life’ (original dos Beatles)

Também em uma espécie de despedida, Johnny Cash regravou ‘In My Life’, dos Beatles, no ano de 2002. Assim como ‘Hurt’, a versão para o clássico do Fab Four está presente no álbum ‘American IV’.

A versão de Johnny Cash é inegavelmente melancólica. Ainda mais lenta, a canção transborda emoção na voz do Man In Black.

3. ‘Desperado’ (original dos Eagles)

Esta música já era linda na versão dos Eagles. Ganhou contornos ainda mais belos com Johnny Cash. A faixa, que também está presente em ‘American IV’, contou com a participação de Don Henley, um dos compositores da canção.

4. ‘One’ (original de U2)

Johnny Cash deu identidade ao grande hit ‘One’, original do U2. A versão foi registrada no disco ‘American III’, em 2000.

Em uma pegada mais retrô, Cash opta por falar enquanto canta. E trata-se de mais um caso em que a letra de outra pessoa parece se encaixar tanto na vida do Man In Black.

5. ‘No Expectations’ (original dos Rolling Stones)

Mais uma faixa transformada por Johnny Cash. O Man In Black lançou esta música em ‘Gone Girl’, disco de 1978, uma década após a original ter sido divulgada em ‘Beggars Banquet’.

A original, dos Rolling Stones, tem uma pegada meio ‘slow country’, com grande proximidade do blues. Com Cash, tornou-se um country animado, upbeat, com uma força totalmente diferente.

6. ‘I Won’t Back Down’ (original de Tom Petty)

Tom Petty e Johnny Cash eram velhos conhecidos. Em 1996, Cash chegou a gravar um disco completo, intitulado ‘Unchained’, com Petty e seus Heartbreakers servindo de banda de apoio.

Em 2000, para o disco ‘American III’, Johnny Cash resolveu homenagear Tom Petty. O primeiro hit de Petty em carreira solo, lançado em 1989, ganhou uma boa versão de Cash.

Apesar da ideia que o tom transmite ter sido preservada, Johnny Cash fez o pop rock ‘I Won’t Back Down’ virar uma balada country de êxito. O refrão ficou simplesmente incrível.

7. ‘Johnny 99’ (original de Bruce Springsteen)

Johnny Cash não escondia sua admiração por Bruce Springsteen. Tanto que chegou a gravar algumas faixas do músico.

A canção de maior destaque é ‘Johnny 99’, que dá nome ao disco de Cash lançado em 1983. A composição de Springsteen ganhou ares de um legítimo rockabilly com o Man In Black.

8. ‘Highway Patrolman’ (original de Bruce Springsteen)

Ainda no disco ‘Johnny 99’, de 1983, há outra versão de uma música de Bruce Springsteen: ‘Highway Patrolman’. No 69° disco de estúdio de Cash, a canção de Springsteem é a faixa de abertura.

9. ‘Rusty Cage’ (original de Soundgarden)

Uma das versões mais inusitadas do catálogo de Johnny Cash. Em 1996, no disco ‘Unchained’ – aquele, com Tom Petty & the Heartbreakers como banda de apoio -, Cash resolveu gravar a música ‘Rusty Cage’, do Soundgarden.A pesada versão original, tipicamente grunge, se transformou em um country rock de respeito nas mãos de Cash. Chris Cornell, vocalista do Soundgarden, gostou tanto da versão que, em suas turnês solo, ele interpreta a versão do Man In Black.

10. ‘Have You Ever Seen the Rain’ (Creedence Clearwater Revival)

Um clássico para fechar a lista. A versão de ‘Have You Ever Seen the Rain’, feita por Johnny Cash, aparece no disco ‘Rainbow’, de 1985.

É a música dessa lista que menos muda nas mãos de Johnny Cash. Há uma adaptação em tonalidade e a entrada de instrumentos adicionais, mas nada que se distancie muito da incrível versão original.


Apenas reforçando: esta lista não foi criada por mim. O post original você confere aqui no Whiplash.


Para fechar, minha colaboração: esta versão de Cash para o clássico ‘Personal Jesus’, da Depeche Mode. A faixa é mais uma dos clássicos que integram o álbum ‘American IV’.