crowder

O disco mais folk do Crowder; vocês precisam ouvir isso

Crowder é um dos músicos mais relevantes da música cristã contemporânea. O músico passou um bom tempo a frente da David Crowder Band até enveredar pelos caminhos do trabalho solo.

Crowder é do Texas, o que deixa óbvio suas raízes no country, folk e bluegrass, mas acontece que ele se destacou pela inovações rock-eletrônicas no meio cristão muito mais que pelos dedilhados no violão.

Depois da separação da banda, mais precisamente em janeiro de 2014, Crowder lançou o disco ‘Neon Steeple’, trabalho que venho ouvindo há vários meses e agora decidi compartilhar com vocês.

O disco é um daqueles que, se for julgado pela capa, jamais entraria numa playlist folk. Mas a verdade é que ele é um dos maiores álbuns de folktronica* que eu já ouvi.

Crowder consegue trazer uma novidade eletrônica ao folk roots de uma forma incrível. A faixa. ‘My Beloved’, pro exemplo conta com palmas e gritos de “hey, hey” super característicos do bluegrass. É dançante e uma delícia de ouvir. Além de lembrar bastante os hinos americanos antigos.

Já em ‘Lift Your Head Weary Sinner (Chains)’ o clima country rock é sensacional. As vozes, a percussão, o banjo… Tudo traz uma vibe completamente AMAZING para essa música. Abaixo você pode ver, ouvir e sentir o que estou falando.

‘Come As You Are’ é mais suave. Narrativa. A introdução é no piano, e de forma gradativa os outros instrumentos são acrescentados. Violino, violoncelo, bateria, guitarra, algo parecido com um kelstone ou pedal steel… E por aí vai.

A minha favorita (não só do disco, mas da vida) é de longe ‘This I Know’. Essa é a que eu aprendi primeiro a cantar e a que sempre cantarolo. Cordas, dedilhado, narrativa… E lá pelos 0:40 os outros instrumentos (e as palmas) entram dando aquela batida sensacional. Puro folk! E não é exagero. Músicos entenderão o quão sensacional é o arranjo essa música. PLAY! PLAY! PLAY!

Enfim… Eu gastaria muitas linhas falando das músicas deste disco, mas se você leu até aqui deve está louco(a) para ouvir então. Ouçam! Comentem o que acharam. E, por favor, me apresentem bandas brasileiras assim. 🙂

~


* Folktronica, como o próprio nome já diz é um estilo que mistura elementos folk com música eletrônica. É também conhecido como Electrofolk.

Compartilhe