melhores álbuns 2017

Os 12 melhores discos Country-Folk lançados em 2017

2017 já está chegando no seu fim e vale relembrar alguns dos lançamentos musicais que rolaram esse ano.

Brotou tanta coisa boa no solo folk nacional e internacional, que a dificuldade foi grande para escolher. Selecionei um álbum para cada mês do ano e destaquei uma faixa de cada disco.

Confiram!

 

1. Julie Byrne – Not Even Happiness – JANEIRO

 

O segundo álbum da Nova Iorquina Julie Byrne, te oferece um folk bem intimista que te conforta com atmosfera de melodias melancólicas setentista.  Separei “Sleepwalker” só pra você ter uma noção do que estou falando.

>> Confira os principais lançamentos folk de Janeiro de 2017

 

2. Noahs – Rise – FEVEREIRO

 

Com arranjos e versos que te emocionam, não é difícil de se contagiar por esse EP que é o segundo da banda catarinense. O disco traz cinco faixas inéditas em inglês e é difícil de escolher uma preferida. Então, escute “Colours” e vai no embalo.

>> Confira os principais lançamentos folk de Fevereiro de 2017

 

3. Sera Cahoone – From Where I Started – MARÇO

 

O quarto álbum da cantora norte americana, traz onze faixas e o mesmo clima de campo dos discos anteriores. Músicas recheadas de violões, banjos e lap steel guitar que agrada todo fã de música folk. Ouça “Always Turn Around” pra começar.

>> Confira os principais lançamentos folk de Março de 2017

 

4. Vanguart – Beijo Estranho – ABRIL

 

Depois de quase quatro anos de espera, esse foi um álbum muito aguardado pelos fãs de música folk nacional. E o álbum mais rico do Vanguart, que marca seu amadurecimento musical de 15 anos de estrada. Esse novo trabalho começa com o som marcante do primeiro single “Beijo Estranho”.

>> Confira os principais lançamentos folk de Abril de 2017

 

5. Chris Stapleton – From a Room: Volume 1 – MAIO

 

“From a Room” tem musicas para qualquer estado de espírito, qualquer hora do dia e dias de chuva ou sol. É o primeiro de dois volumes em que o artista lançou no ano de 2017. Um LP de nove faixas com base no disco anterior “Traveller” de 2015 (trabalho que rendeu três prêmios no 49º Country Music Association Awards). Confira “Second One To Know”, a terceira faixa do disco.

>> Confira os principais lançamentos folk de Maio de 2017

 

6. Os Arrais – Rastros e Trilha – JUNHO

 

“Rastros e Trilhas” é um EP que fala com você. O álbum foi produzido em Nashville, nos Estados Unidos, pelo duo André e Thiago Arrais e pelo produtor americano Andy Gullahorn. Impossível ouvir as cinco faixas de versos tão poéticos e não se identificar com uma ou com todas. Destaquei “Ele é”, que foi a música que mais falou comigo.

>> Confira os principais lançamentos folk de Junho de 2017

 

7. Bardo – Paisagens – JULHO

 

Um lançamento que demorou um pouco pra acontecer mas valeu muito a pena esperar. O disco de oito faixas da banda carioca, abre com a música “Carol e Chico” que é uma obra prima! Com passagens e melodias inesperadas, assim como todo o álbum.

>> Confira os principais lançamentos folk de Julho de 2017

 

8. Devonts – Alguns Anos Daqui – AGOSTO

 

O LP de estreia do duo é composto por canções que misturam elementos de música brasileira com folk americano. Deixando assim, o trabalho mais rico. Recheado de poesias influenciadas por acontecimentos políticos e sociais e com uma sonoridade mais orgânica. Inclusive, todo o disco foi mixado e masterizado de forma analógica na Áustria.

E não tem coisa melhor do que fazer protesto em forma de poesia, cantando folk. Por isso escolhi esse álbum e essa música.

>> Confira os principais lançamentos folk de Agosto de 2017

 

9. Angus And Julia Stone – Snow – SETEMBRO

 

Muito diferente dos anteriores, apesar de sair totalmente do universo folk mas mantendo as melodias características e adicionando alguns elementos eletrônicos, o duo lançou um dos álbuns mais bonitos de sua carreira. E acho merecido demais estar nessa lista.

Escolhi “Sleep Alone”, que tem um feeling que te faz viajar nos versos dos irmãos Stone.

>> Confira os principais lançamentos folk de Setembro de 2017

 

10. Robert Plant – Carry Fire – OUTUBRO

 

O frontman da clássica banda de rock Led Zeppelin é um colecionador de clássicos e isso todo mundo sabe. Nesse ano ele lançou seu décimo primeiro álbum solo. Um trabalho que além de trazer referências de música folk, traz também, ritmos africanos e elementos de música eletrônica. Talvez o mais rico de sua carreira solo e indispensável como trilha sonora de viagens.

E a música que sempre rola repeat aqui é “The May Queen”. Confere aí!

>> Confira os principais lançamentos folk de Outubro de 2017

 

11. Horses and Joy – Sunflower Sessions – NOVEMBRO

 

A dupla paulistana, lançou um belíssimo trabalho de estreia nesse mês de novembro. “Sunflower Sessions” é um EP cheio de poesia que te prende, te faz prestar atenção nos detalhes e te emociona de tão lindo. E “Heal Your Wounds”, talvez seja a canção mais forte e emocional desse álbum.

>> Confira os principais lançamentos folk de Novembro de 2017

 

12. Folk Como Ocê Gosta – Colheita ou Sorte Singular – DEZEMBRO

 

“Colheita ou Sorte Singular” é o primeiro disco do quarteto de Bragança Paulista, antecedido pelo EP “Os Punks Viraram Hippies”, lançado no mês de fevereiro. Como eles mesmos dizem, o álbum tem cheiro de encontros, de estrada, de varanda, de fim de festa… 

A faixa que eu escolhi para fechar essa lista de melhores do ano, foi a canção “Sorte Singular”. Música inédita e que foi amor à primeira vista.

E na sua opinião, qual foi o melhor álbum e faixa de música folk no ano de 2017? Compartilha ai com a gente!

Compartilhe