jake-xerxes

Ouvimos: Jake Xerxes Fussell – What in the Natural World

jake-xerxesData de Lançamento: 31 de março 2017
Selo: Paradise of Bachelors

“What in the Natural World” é o segundo álbum de Jake Xerxes Fussel, um músico de Durham, Carolina do Norte, que apareceu de supetão nas minhas playlists e ganhou meu ouvido já na primeira faixa. “Jump For Joy” me soou como uma mistura de folk raiz com o estilo de música que os crooners americanos costumam cantar.

A faixa seguinte “Have You Ever Seen Peaches Growing on a Sweet Potato Vine?” me chamou igualmente a atenção. Primeiro porque em certos momentos me lembrou o tom do Alexi Murdoch, de longe um dos meus cantores favoritos. Segundo, pela pegada um tantinho mais country. E terceiro pela narração da história. É claro que um título desse tamanho também não passou despercebido. A propósito, a faixa é um cover. A canção original foi gravada por Jimmy Lee Williams, em 1977.

O som de Jake é bastante tradicional, com melodias sempre bem trabalhadas, cordas marcantes e uma suavidade na voz de dar inveja. O banjo em “Pinnacle Mountain Silver Mine” é lindo. A simplicidade de “Furniture Man” me lembrou a boa e velha moda caipira brasileira.

“Bells of Rhymney” traz um pouco de blues para o trabalho, é uma delícia de canção! Mas o disco logo volta a sonoridade anterior com as faixas seguintes “Billy Button” e “Canyoneers”.

O bluegrass aparece em “St. Brendan’s Isle”, mais uma faixa incrivelmente bela. E o disco encerra com a leveza da romântica e confessional “Lowe Bonnie”.

É difícil dizer do que gostei mais neste trabalho. Talvez a poesia na narração, talvez a simplicidade e beleza das melodias, ou talvez a junção de tudo isso.

Ah… Claro que não posso deixar passar despercebida esta incrível arte de capa feita pelo pintor americano Roger Brown.

Compartilhe