Novos singles que ouvimos: Lívia Mendes, Cachorro do Mato, Deise Jacinto, Banda De Um, Roberta Spitaletti, Felk e outros lançamentos

por

Vamos encerrar os posts do mês de novembro com uma lista especial de lançamentos nacionais. Se liga nos singles que saíram recentemente e que não paramos de ouvir:

“A Receita” – Lívia Mendes

Leve, animada, colorida e extrovertida. Assim é a nova canção de Lívia Mendes. Misturando pop e folk, numa sonoridade que nos remete fácil a um dia divertido de verão. Com boa companhia e comida na mesa, melhor ainda: receita pronta! Pontos altíssimo para a gaitinha que entra ali pelo meio, deixando tudo mais bonito.

“Vai Passar” – Felk

O músico Felk tem liberado uma sequência de novos singles neste ano e o mais recente deles é “Vai Passar”. Como o próprio título induz, a faixa soa como um pedido de calma. É como se um amigo que nos conhecesse muito bem estivesse nos alertando sobre o caos em que estamos imergidos e dizendo “calma aí que tudo passa”. Uma faixa pertinente para dias turbulentos e com uma sonoridade pacífica, acolhedora e quentinha como um abraço. Ah, dúvido ainda você ouvir e não terminar cantarolando junto: “um dia de sol, meu bem, ganha do vento frio…”.

“Vida Simples” – Fabiola Beni

Simplicidade rege a música e a temática do nonvo single de Fabiola Beni. A melodia aqui nos transporta para algum lugar remoto, numa noite quentinha em frente a fogueira. A letra nos faz pensar em um fim de semana tranquilo, longe da correria, recarregando as energias. Embalando tudo isso, um folk rock e dedilhados de viola caipira. Nada mal, não é mesmo? 

“Ninguém é forte todo dia” – Solo, Pero No Mucho

Quebrando um pouco a vibe alegre dos singles anteriores, temos o novo single do projeto Solo, Pero No Mucho. Mas a reflexão aqui é necessária, Rhodes Madureira uniu sua música a de Thales Chapéu (do duo Chapéu e Cabelo) para nos lembrar que, afinal, “ninguém é forte todo dia, ninguém aqui é Superman. Não vale a pena se culpar por um dia ruim. Tá tudo bem mesmo se não tiver tão bem assim”. Além da parceria na composição, a faixa reúne ainda um time folk de peso em sua melodia: Flaviano Pichitelli nos violões, violão de 12, bandolim e weisenborn, Caio Couto (ex-Texas Radio) nos teclados, Ronilsinho Moreno (Anima Mea) no baixo e mixagem de Renato Saldanha (Midnight Mocca). 

“GALOPE” e “LIBERDADE” – Deise Jacinto

Numa época em que a tendência é escrever títulos de música em minúsculo, Deise Jacinto enfatiza suas novas faixas em caixa alta. “GALOPE” e “LIBERDADE” são os dois primeiros singles do seu vindouro trabalho, intitulado “Raiz”. Com uma mistura de acordes de violão e viola caipira já característicos em suas canções, Deise nos entrega narrativas que vão do auto conhecimento a reflexão do que está ao redor, influenciando o que tá dentro. Ambas as canções soam ainda como uma espécie de libertação, como uma transição de onde se está hoje para algo que está adiante e que parece ser muito melhor. Vale muito o destaque também para as capas incríveis destes singles, feitos pelo artista @leno3rd.

“Tempo” – Roberta Spitaletti

Alguns dias atrás comentamos aqui sobre o último EP lançado pela Roberta Spitaletti. Intitulado “Depois”, o trabalho marca uma transição na sua vida e carreira musical. “Tempo”, seu single, surge agora amarelo como um nascer do sol após do tempo acinzentado do trabalho anterior. Soando como um mantra de cura e encorajamento, Roberta canta sobre a dinâmica do tempo, que não para, que segue independente de tudo e que leva com ele aquilo que já não nos serve mais. Tudo isso acompanhado de dedilhados suaves e reconfortantes. A capa aqui é de @artero.mah.

“Outro Lugar” – Morning Whispers

Depois de nos presentear com várias reflexões em português, Mornings Whispers estreou cantando em português com o single “Outro Lugar”. Mesmo mantendo sua essência folk e Dylanesca, o artista apresenta uma sonoridade que vai de encontro a muito do que vem sendo produzido por novos artistas folk: com elementos mais eletrônicos e batidas. A faixa chegou ainda acompanha de um clipe que você pode conferir logo abaixo:

“Imensidão” – Cachorro do Mato

Foi através de um clipe com imagens do mar e do céu de São Francisco do Sul-SC que o Cachorro do Mato nos apresentou seu novo single. As imagens simples refletem o que o músico declara na letra da canção: a beleza na imensidão de tudo que nos rodeia e que nos impulsiona a continuar.

“Ilha” – Banda De UM

Se no clipe acima fomos levados às praias do Sul do país, neste aqui vamos aos rios do Norte. A Banda De UM liberou seu novo single “A Ilha” com um vídeo excelente e que completa a experiência de ouvir essa canção. Com arranjos que misturam piano e dedilhados e que gradativamente vai expandindo sua sonoridade, o eu lírico narra aqui uma jornada inquieta, com medos e incertezas, de auto conhecimento e aceitação.

“O Extraordinário” – Nando Müller

Nome novo por aqui, Nando Müller acaba de lançar seu single “O Extraordinário”, misturando lo-fi e indie folk enquanto apresenta influência de nomes como Rodrigo Amarante, Dorival Caymmi e Tim Bernardes. A faixa reflete sobre os sentimentos humanos, abordando a fragilidade e a força à medida que exibe o enfrentamento de momentos difíceis. As sessões de gravação ocorreram no próprio home studio do artista, que realizou a produção em parceria com Vitor Busarello.

“A Vida é um Rio” – Asclê de Oliveira (ft. Rafael Kadashi)

Fazendo uma analogia entre a jornada da vida e percurso que corre um rio, Asclê de Oliveira lança seu novo single. A faixa é a primeira música de seu novo projeto, intitulado “Dobra”, e ganha aqui a parceria com o músico Rafael Kadashi

“Folhas” – Ciel Blue

Outro novo nome por aqui, Ciel Blue é um duo formado pelos irmãos Thiago e Tharcisio. Juntos, eles acabam de lançar o single “Folhas”, o sucessor da faixa instrumental “Armistice” que marca a volta dos dois para o projeto musical. A faixa mistura um bocado de MPB, Clássico e Folk para embalar uma letra cheia de esperança e melancolia.