woody-guthrie

As 10 melhores canções de Woody Guthrie segundo The Telegraph

Há 50 anos, depois de sofrer com uma complicação neurológica degenerativa conhecida como Doença de Huntingtonfrer, morria Woody Guthrie.

O músico de Okemah, Oklahoma, foi uma grande influência na música de Bob Dylan e de toda música folk americana. O jornal britânico The Telegraph listou o Top 10 de suas canções que são essenciais para quem quer conhecer a obra deste mestre do folk.

10 – Pretty Boy Floyd

Esta música foi composta por Guthrie, em 1958, sobre um famoso ladrão de banco americano. Charles Arthur ‘Pretty Boy’ Floyd, apelidado de inimigo público n.° 1, foi morto a tiros pelo FBI em 1934, aos 30 anos. Estão de Guthrie ganhou covers de Bob Dylan, The Byrds, Christy Moore, entre outros.

9 – Vigilante Man

Esta música foi composta por Guthrie em 1960. Muitas de suas canções falam a respeito da agitação social. Esta música – que foi gravada pelo guitarrista Ry Cooder – é uma das mais duras sobre o assunto, como “Hobo’s Lullaby”.

8 – I ain’t Got No Home

Esta, inclusive, é uma das músicas preferidas de Bruce Springsteen. É uma canção triste e irônica composta em 1961.

7 – Pastures Of Plenty

Esta canção é um hino popular de 1941, baseado em uma melodia da tradicional balada popular inglesa “Pretty Polly”, refletindo a sua simpatia pelos trabalhadores migrantes. A canção foi incluída em “Bob Dylan’s  Songs For Woody”. O músico bluegrass Dan Tyminski fez os vocais em uma versão de Alison Krauss com a Union Station (ouça aqui).

6 – Talking Dust Bowl Blues

Esta música de 1960 faz parte de uma série de músicas chamadas “The Dust Bowl Ballads” (suas primeiras gravações comerciais) sobre tempestades de poeira, secas e a Depressão dos anos trinta. Guthrie começou a gravar essa série em 1940.

5 – Ludlow Massacre

Esta música de 1958 representa, talvez, a canção mais angustiante de Guthrie. Ela fala sobre a morte dos mineiros em Colorado em 1914.

4 – Deportee (Plane Wreck at Los Gatos)

Esta música é uma das composições mais emocionantes de Guthrie, ela é de 1961. A canção fala sobre um acidente de avião que aconteceu em janeiro de 1948, perto de Los Gatos Canyon, Califórnia. O acidente matou quatro americanos e 28 trabalhadores agrícolas migrantes que estavam sendo deportados da Califórnia de volta ao México. The Highwaymen (com Willie Nelson e Johnny Cash) e Dolly Parton gravaram versões super legais para a canção. Como não achei a original para postar aqui, vai essa bonitona da Old Crow Medicine Show.

3 – Goin’ Down The Road Feelin’ Bad

Esta música de 1960, é uma das canções folk mais emblemáticas de Guthrie. A banda de rock Grateful Dead gravou uma versão memorável (ouça aqui), mas eu gosto mesmo desta versão ao vivo com Johnny Cash, Jerry Lee Lewis e Carl Perkins.

2 – DO-RE-MI

Composta em 1961, esta é uma canção cômica e desagradável de Guthrie sobre o que esperava os imigrantes potenciais na década de 1930, quando eles deixaram suas casas para buscar empregos e dinheiro na Califórnia.

1 – This Land is Your Land

Esta música foi escrita, em 1940, por Guthrie como uma resposta irritada para a canção “God Bless America” de Irving Berlin. A letra de Guthrie – “Esta terra é sua terra / esta terra é minha terra / Da Califórnia, para a Ilha de Nova York / Da Floresta de Redwood para as águas do Córrego do Golfo / Esta terra foi feita para você e para mim” – inspirou gerações de músicos. Pete Seeger chamou-a de “talvez a melhor música já escrita sobre nossa casa” e Bruce Springsteen gravou uma versão apaixonada em um álbum ao vivo (ouça aqui).

Compartilhe