Quem Somos

O FolkdaWorld.com nasceu em dezembro de 2014, fruto de um projeto de conteúdo que precisei criar para uma aula da pós-graduação de Marketing Digital que estava cursando. Mas três anos antes disso, ele já existia num formato de um simples perfil no Tumblr no qual eu criava e compartilhava diversas postagens sobre universo folk: estilo, posteres, músicas, festivais, fotos históricas, etc.

O nome surgiu de uma brincadeira baseada na expressão fuck the world, que vem do inglês e cujo sentido é meio um dane-se o mundo. Mas para mim a intenção nunca foi bem essa, mas sim a de tornar o mundo mais folk. Principalmente, no que diz sentido a propagar o estilo musical que leva esse nome.

Eu sempre fui uma caçadora de novos artistas, nunca gostei de ouvir o que o mercado musical me impõe, mas de encontrar artistas que expressam em suas canções histórias que verdadeiramente me tocam. Quando menos percebi, acabei caindo no folk e me tornando uma apreciadora voraz do estilo em suas mais variadas vertentes. Foi então que notei o quão escasso era o conteúdo sobre ele na língua portuguesa, e decidi que queria fazer algo a respeito.

Ao longo dos últimos anos, criamos blog, site, canal no YouTube, Playlists no Spotify, Podcast; realizamos dezenas de lives no Facebook; apoiamos e participamos de curadoria em festivais; organizamos pocket shows… Enfim, passamos pelas mais diversas áreas do cenário.

O time também cresceu. Diversos colaboradores foram chegando e/ou sendo convidados para criar conteúdo, escrever, gravar, editar e produzir junto. Dezenas de pessoas têm passado por aqui para contribuir como podem, sempre de forma voluntária.

Ganhamos respeito internacional. Realizamos lives, fizemos entrevistas e cobrimos shows de vários artistas estrangeiros. E isso só tem aumentado.

Nos tornamos o “site especializado em folk” mais popular do Brasil e penso que ainda somos o único neste segmento dentre todos os “sites de música” de língua portuguesa.

Toda essa experiência me fez compreender melhor o que o FolkdaWorld é. E não é nada complicado. Resumindo em uma frase curta, ele é: um projeto de curadoria folk. Através dele apresentamos diversos artistas do passado, presente e quiçá futuro do folk.

Somos 100% independentes, livres de qualquer amarra com o mercado musical. Nosso único compromisso aqui é levar para nossos leitores e seguidores música de verdade, feita com amor, talento e honestidade.

Espero de coração que depois de navegar em nosso blog, ir a algum dos nossos concertos ou ouvir nossas seleções musicais, você seja inspirado(a) e possa renovar as suas esperanças em relação a música, a arte e a vida!

Maísa Cachos