14 coisas de “Inside Llewyn Davis” que foram inspiradas na vida real
por Maísa Cachos
Na última sexta-feira, dia 19 de maio, completou 4 anos do lançamento de “Inside Llewyn Davis” (Balada de Um Homem Comum), mais um dos excelentes filmes com temáticas folk. Comemorando isso, compartilho com vocês uma sequência de curiosidades que mostram o que é real nessa história.
O filme é vagamente baseado na vida do ícone folk Dave Van Ronk e no cenário pré-folk revival de 1961, em Greenwhich Village, que ele descreve em seu livro de memórias póstumo, intitulado The Mayor of MacDougal Street, mas há muitos outros relances de histórias verdadeiras se você procurar bem. ALERTA SPOILER!
1. Capa do disco: Para começar, a capa do álbum solo de Llewyn Davis, que aparece brevemente no filme, é diretamente inspirada num lançamento de Van Ronk em 1963, “Inside Dave Van Ronk”. Ambas as capas mostram o artista encostado a uma porta aberta, usando uma jaqueta de tweed, um cigarro na mão. A única diferença é que o gato que está nos pés de Van Ronk não aparece na capa de Llewyn. Deve ter fugido (piada interna para quem já viu o filme).
2. Canção: O filme começa e termina no The Gaslight, um clube de Greenwich Village, com Llewyn Davis apresentando “Hang Me, Oh Hang Me”, uma velha canção favorita de Van Ronk. A propósito, ele cantou a canção em seu último trabalho “Folksinger” (1962), com um pedaço mais grit que o portrayer de Davis, Julliard-treinado Oscar Isaac faz, mas como Davis diz no filme, “se nunca for novo e ele Nunca envelhece, é uma música popular “.
3. Cowboys Urbanos: No filme, Adam Driver interpreta Al Cody, um excêntrico, de chapéu de cowboy, cujo nome verdadeiro era Arthur Milgram e que é de Nova Jersey. O personagem é parecido com um trovador conhecido como Ramblin ‘Jack Elliott, mas que na verdade se chama Elliot Charles Adnopoz, e nasceu no Brooklyn.
4. O gerente: O filme não foi muito longe da realidade ao criar Bud Grossman, interpretado por F. Murray Abraham. Ele foi inspirado em grande parte por Albert Grossman, co-fundador do Chicago Gate of Horn e um dos mais influentes gestores da música folk. Ele tinha um bom ouvido – Odetta, Joan Baez, Janis Joplin e Bob Dylan eram todos clientes – e um sentido ainda melhor para os negócios. E assim como na vida real Grossman poderia ter feito, Bud tirou Davis do caminho, dizendo-lhe: “Eu não vejo um monte de dinheiro aqui”.
5. The Gate of Horn Club: Desesperado, Davis faz uma peregrinação até Chicago para tentar encontrar Bud Grossman. A viagem é baseada em uma viagem real que Van Ronk fez até o clube com o mesmo nome para encontrar Albert Grossman, que já conhecemos no tópico anterior. Como Van Ronk narra em seu livro, a jornada foi infrutífera, e no caminho de volta ele perdeu seu plano B.
6. Power Trios; Depois de ouvir sua audição improvisada, o gerente Bud Grossman pergunta a Llewyn Davis se ele poderia considerar um show como o terceiro membro do trio de folk-pop que ele estava montando. Da mesma forma, Al Grossman também perguntou se Dave Van Ronk queria um lugar em um trio folk-pop. Em um mundo diferente, Peter, Paul & Mary teriam sido Peter, Dave e Mary! Em outro momento, o filme mostra a dupla de Jim e Jean convidando um terceiro, Troy Nelson, para se juntar a eles para a performance de “500 Miles”, uma canção tradicional de Peter, Paul & Mary.
7. Jim e Jean: Por falar em Jim e Jean, o visual do personagem de Justin Timberlake, Jim Berkey, foi retirado de Paul Clayton, um amigo próximo de Van Ronk, que se suicidou em 1967. Clayton era super dedicado e tinha (como Timberlake) uma voz suave. Ele também foi mentor e amigo de Bob Dylan durante os primeiros anos de carreira de Dylan. Mas Clayton era gay e solteiro, enquanto Jim (Timberlake) tem uma esposa chamada Jean (Carey Mulligan). Esses nomes são emprestados, do também duo folk Jim (Glover) & Jean (Ray), um dos vários casais performáticos na cena folclórica dos anos 60.
8. Dono do clube: Max Casella interpreta o dono do clube Gaslight Pappi Corsicato, e seu cabelo liso e seu bigode fino fazem referência ao vocalista Cisco Houston. E outra provável não-coincidência, é que Pappi Corsicato é também o nome de um diretor italiano.
9. Tom Paxton: O nome de Troy Nelson, interpretado por Stark Sands, é certamente inspirado em Tom Paxton, um dos mais bem sucedidos cantores e compositores a emergir deste ambiente. Como Paxton no início de sua carreira, Nelson está no Exército e vivendo em Fort Dix, visitando Greenwhich Village nos fins de semana para se apresentar no Gaslight e em outros lugares. Os Coens deixam pouca dúvida sobre a sua inspiração aqui fazendo Troy cantar “The Last Thing on My Mind”, uma das músicas mais conhecidas de Paxton.
10. Gaslight Cafe: Llewyn Davis é frequentador assíduo do Gaslight Cafe. Na verdade, uma adega de carvão que se transformou em um centro subterrâneo de contracultura, o Gaslight e que recebeu apresentações de Richie Havens, Tom Paxton, Phil Ochs, Ramblin ‘Jack Elliott, Bob Dylan e, claro, Van Ronk. Recriado em um armazém do Brooklyn, o Gaslight do filme é precisamente escuro e sombrio, como narrado por Van Ronk.
11. The Royalty Collection Blues: Durante um momento difícil, Llewyn Davis pede ao dono da gravadora, Mel Novikoff (Jerry Grayson), que efetuasse o pagamento de royalties que estavam em atraso. Em vez disso, Novikoff ofereceu o casaco que estava em suas costas. Isso faz referência a uma troca real entre Van Ronk e a Folkways Records, cujo proprietário era Moe Asch. De acordo com Van Ronk, “Moe Asch poderia ser um homem exasperante, e ele nunca pagaria dez centavos se pudesse fugir com cinco”.
12. The Clancy Brothers: Uma noite no Gaslight, Llewyn Davis assiste a uma performance de um quarteto folk, que, sem dúvida, foi inspirado nos Clancy Brothers, um grupo tradicional ativo na cena folk de Greenwich Village durante o período de tempo capturado pelo filme. Como narr a história, ao ouvir rumores de que ia ser um inverno frio em Nova York, a mãe dos Clancys enviou seus filhos com suéteres grossos, o que acabou se tornando a marca registrada do grupo.
13. Doc Pomus: Durante sua a viagem, Davis pega carona com Roland Turner, um rabugento músico moderno jazz interpretado por John Goodman. Com seu traje elegante, cavanhaque e muletas o personagem é muito parecido com o compositor Doc Pomus, que tinha um senso de estilo semelhante e também estava dependente de muletas por causa da poliomielite que teve quando criança.
14. Bob Dylan: Assim que Davis deixa o Gaslight, após sua apresentação final, ele se vira e vê um vislumbre de um cantor com um cabelo desgrenhado, voz fina e rouca, e suporte de gaita em torno do pescoço executando o tradicional, “Farewell”. Davis não está familiarizado com o intérprete, mas a silhueta é inconfundivelmente Dylanesca. Em 1962, Dylan era um frequentador assíduo no Gaslight. Van Ronk ainda ajudou a organizar alguns dos sets de Dylan por lá para serem gravados em uma coleção que foi oficialmente lançada em 2005 como Live at The Gaslight 1962.
Agora é correr pro Netflix para assistir ao filme de novo e prestar atenção em todas essas coisinhas. 😉
Fontes:
What’s Real in ‘Inside Llewyn Davis’
The People Who Inspired Inside Llewyn Davis
Fact Vs. Fiction in ‘Inside Llewyn Davis’: The Real Story of Folk is Far Less Dejected Than the Movie