peter-seeger-banjo

7 documentários indispensáveis para quem é fã do folk americano

Se você é fã de folk e quer saber mais sobre a história do estilo, principalmente o folk americano, essa lista vai te apresentar a história de grandes nomes importantes para a disseminação do estilo.

Aqui estão reunidos vários documentários sobre o revival da música folk no século XX, como também um projeto mais recente, financiado em parte por uma campanha do Kickstarter, para contar a história do boom do folk atual.

Tem também um doc sobre o folk não comercial que foi impactante na era dos direitos civis, sendo um forte instrumento nesse momento histórico e de onde surgiram aquelas antigas canções e hinos.

Enfim, se você estiver procurando um guia de estudo para se entreter, confere aí essa lista de documentários fantásticos sobre a história da música folk americana.

1. Pete Seeger: The power of Song
Não há dúvidas de que Pete Seeger foi uma das forças mais importantes e influentes do folk americano contemporâneo. Ele foi decisivo no desenvolvimento do Newport Folk Festival, um dos maiores e mais importantes festivais do estilo. E ele usou a música e o ativismo por anos para ajudar a limpar o Rio Hudson. Nenhum compositor contemporâneo foi tão ricamente interligado com a história através da qual ele viveu, tornando este um documentário emocionante não apenas sobre Pete Seeger, mas sobre os tempos que sua música influenciou.

2. Joan Baez: How Sweet The Sound
Você certamente não sabe muito sobre a extraordinária coragem de Joan Baez até ver este documentário. Claro, todos nós a conhecemos como uma ardente ativista da paz e da justiça social, que usou canções tradicionais para fazer as pessoas se entenderem, por décadas. Mas o detalhe neste documentário enfatiza o incrível compromisso que Baez teve, durante toda a sua vida, para tornar o mundo um pouco melhor.

3. Folk: A film
Apesar de seu destaque na década de 60, desde a fundação da América até agora (e, provavelmente, para todo o futuro previsível), a música folk tem feito parte da experiência americana. Este documentário maravilhoso acompanha alguns cantores folk atuais, destacando os encontros anuais da Folk Alliance e a realidade da vida na estrada de um folksinger americano.

4. Be Here To Love Me: A Film About Townes Van Zandt
Há poucos compositores que não citariam Townes Van Zandt como uma grande influência. Talvez apenas aqueles que provavelmente não conhecem bem o seu trabalho. Van Zandt foi um dos compositores mais talentosos do folk. Mas, sua vida sempre foi cheia de dificuldades e desgosto. Este documentário impressionante equilibra a música e a vida deste artista de uma forma bem bonita. Uma baita fonte de conhecimento para fãs de longa data ou para aqueles que só estão curiosos sobre quem Townes Van Zandt foi.

5. Phil Ochs: There But For Fortune
Para pessoas interessadas na história do protesto, com comentários atuais sobre a música folk americana, não há documentário melhor para começar do que este sobre o incomparável Phil Ochs. Ochs nunca alcançou o tipo de fama que talvez ele merecesse, e sua própria vida foi tumultuada e muito breve. Mas ele estava comprometido com o coração e a alma. Este documentário abrange não só sua vida e incrível trabalho, mas também a forma como seu legado mantém-se até hoje.

6. Soundtrack For A Revolution
Um dos momentos mais significativos da história americana foi a época em que a luta pelos direitos civis para os afro-americanos veio à tona. A mobilização maciça do maior movimento não-violento de justiça social na história americana foi alimentada pela música. As antigas músicas de protesto do movimento trabalhista, os hinos e as canções folk intemporais foram adaptadas para cantar sobre as injustiças que as pessoas enfrentavam. Este documentário incrível fala sobre alguns dos momentos mais horríveis da era dos direitos civis e como as pessoas enfrentaram isso cantando pela liberdade. É uma grande história do movimento, além de estar cheio de algumas das músicas populares americanas mais importantes que já existiram.

7. Bob Dylan: No Direction Home
Este documentário notável, dirigido pelo magistral Martin Scorsese, aborda o humilde começo de Bob Dylan e sua ascensão. Há muitos filmes, álbuns e livros sobre a carreira de Dylan, mas este filme documental aparece como o mais completo e honesto, apresentando entrevistas com pessoas como Allen Ginsberg, Joan Baez e Dave Van Ronk.

Compartilhe