Ouvimos: Lucas Lopes – Imaginando o Lar
por Maísa Cachos
Data de lançamento: 17 de dezembro de 2016
Selo: Independente
O cantor e compositor Lucas Lopes chega para engrossar o caldo de artistas cristãos que estão investindo no estilo folk, mas sem trazer mais do mesmo. Aliás, ele chega a me lembrar os sons do Teatro Mágico.
Intitulado ‘Imaginando o Lar’, o primeiro trabalho do músico traz 6 canções autorais que nos fazem refletir sobre fé, esperança e atitude.
A faixa ‘Quarto Escuro’ é o carro chefe do disco e já chegou com um clipe que consegue representar muito bem a comparação que a letra propõe entre uma mente distante da luz e um quarto escuro, onde a luz não consegue entrar: “Sua mão é nosso escape / E sua luz a salvação de um quarto escuro”.
Já ‘Varanda’ soa como um protesto, questionando as várias doutrinas estabelecidas por religiões e religiosos, e com esperança de que um dia a verdade virá e esclarecerá tudo: “Então enfim virá a verdade em pessoa / Desatando os nós / Desembaraçando as mentes”.
As faixas seguintes fazem referências aos livros da Bíblia, como ‘Em Vão’ que tem trechos do Salmo 127 e ‘Emaús’ com trechos de Lucas 24.
‘Fé no Amanhã’ tem uma melodia deliciosa e a letra fala sobre esperança no dia que virá. A canção conta com a participação da cantora Bruna Grillo que deixa a faixa com um clima mais doce que as anteriores. A faixa é a minha favorita. Apesar de ter curtido muito as cordas mais fortes em ‘Maior’, faixa que inclusive tem uma baita letra e interpretação. Fecha o disco com chave de ouro.