Trilha Sonora: Into The Wild (Na Natureza Selvagem)
por Maísa Cachos
Dá pra acreditar que em 2017 o filme Into The Wild (Na Natureza Selvagem) está completando 10 anos? Pois é, em setembro de 2007, esse filmaço baseado nas viagens de Christopher McCandless e dirigido por Sean Penn estreava e presenteava nossos olhos e sentimentos com verdades precisas. O filme é um soco no estômago atemporal. Não importa em que época da vida você assistiu ou vai assistir a esse filme, ele vai te chacoalhar por inteiro.
Mas nosso propósito com esse post, não é falar sobre o enredo do filme, muito menos dar spoiler. Vamos falar sobre trilha sonora! Antes, você só precisa saber uma coisa sobre a história que se passa neste longa: em vez de embarcar em uma carreira rentável e de prestígio, Christopher McCandless (vivido grandiosamente pelo ator Emile Hirsch) escolhe dar suas economias para a caridade, livrar-se de suas posses, e partir em uma viagem para o deserto do Alasca. O que acontece nessa jornada é simplesmente espetacular. Caso você não tenha assistido ainda (shame on you), corre para assistir.
Entrando, finalmente, no objetivo do post, começo falando que a trilha do filme é feita basicamente pelo Eddie Vedder. A propósito, “Into The Wild” é o primeiro disco solo do artista. As músicas foram gravadas no estúdio X em Seattle, onde Vedder trabalhou com o produtor Adam Kasper, que já havia produzido algumas vezes o Pearl Jam. O álbum foi mixado pelos dois.
Depois de ver um trecho do filme, Vedder começou a trabalhar nas canções. E a troca de trechos de músicas e trechos de filmes entre Vedder e Penn, fez a narrativa da história se misturar com as narrativas das canções. Não à toa, o resultado é impressionante.
As canções ficaram tão com a cara do Vedder, que a gente quase deixa passar que “Hard Sun” é um hino do músico folk canadense Gordon Peterson, aka. Indio. A versão original da música foi lançada em 1989, no disco “Big Harvest”. Na nova roupagem, a faixa virou uma balada folksy sensacional. Assim como “Society”, uma das músicas mais bonitas do trabalho, mas que apesar de ter um dedinho do Vedder nela, é escrita pelo cantor e compositor americano Jerry Hannan.
Abaixo, você confere a trilha completa no Spotify. E um trecho de uma apresentação ao vivo de Eddie Vedder.