Como tinha que ser, Joan Baez é uma figurinha carimbada aqui no blog. Já falamos sobre ela em dezenas de posts por aqui e temos até um episódio do Folkalizando, o nosso podcast, dedicado ao início da sua carreira e sua importância ali pelos anos 60 (ouça aqui). Mas como hoje, 09 de janeiro, é aniversário dela (80 anos!!!) não poderíamos deixar a data passar batida e trazemos aqui para vocês uma lista com 10 fatos curiosos que, talvez você não saiba, sobre a Joan Baez.
1. Joan tinha apenas 18 anos quando se apresentou pela primeira vez no Newport Folk Festival.

2. Joan Baez já era uma estrela global quando conheceu Bob Dylan em 1961 e desempenhou um grande papel em ajudá-lo a lançar sua carreira. Mais tarde, ela namorou Steve Jobs – que por acaso era um grande fã de Bob Dylan. Ela tinha 41 anos e Jobs, 27.

3. Ela tinha apenas 22 anos quando liderou a multidão na marcha em Washington com “We Shall Overcome”. Joan Baez cantou sobre a liberdade e os direitos civis em todos os lugares, desde a carroceria de caminhões no Mississippi até os degraus do Lincoln Memorial na marcha do Rev. Dr. Martin Luther King em Washington em 1963.

4. Por causa do trabalho de seu pai na área de saúde e com a UNESCO, sua família se mudou muitas vezes, morando em cidades nos EUA, bem como na Inglaterra, França, Suíça, Espanha, Canadá e Oriente Médio, incluindo o Iraque. Joan Baez envolveu-se com uma variedade de causas sociais no início de sua carreira, incluindo direitos civis e não violência.

5. Joan dedicou seu primeiro álbum cantado inteiramente em espanhol aos que sofriam no Chile sob o governo de Augusto Pinochet, um disco que inspirou Linda Ronstadt, mais tarde na década de 80, a começar a gravar as canções espanholas de sua herança.

6. Em 1980, Baez recebeu o título de doutorado honorário em Letras Humanas da Antioch University e da Rutgers University por seu ativismo político e pela “universalidade de sua música”.

7. Em 2007, Joan Baez recebeu o Grammy Lifetime Achievement Award concedido a ela por sua notável contribuição artística no campo da gravação durante sua vida.

8. Em 2 de agosto de 2009, Baez tocou na 50ª edição do Newport Folk Festival, que também marcou o 50º aniversário de sua apresentação inovadora no primeiro festival.

9. Em 2015, Joan Baez recebeu a maior homenagem da Amnistia Internacional, o prêmio de embaixadora da consciência. Patti Smith apresentou o prêmio, dizendo: “Se o século 16 teve Joana d’Arc, temos Joan Baez”.

10. Joan Baez foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame em 7 de abril de 2017.

As informações para este post foram retiradas dos seguintes materiais:
8 Things You Didn’t Know About Joan Baez
Joan Baez Biography, Life, Interesting Facts
5 Things You May Not Know About Joan Baez On Her 75th Birthday
Top 21 Interesting Joan Baez Facts
Joan Baez: the life and times of the songwriter and activist – in pictures