6 músicas para se apaixonar pelo indie folk coreano de Hwang Puha
por Maísa Cachos
Nem só de K-pop vive a música coreana. O país tem vários artistas que fazem um indie folk da melhor qualidade e, mesmo que não entendamos todas as letras que eles estejam cantando, certamente vamos nos envolver pela atmosfera de suas canções.
Andei ouvindo alguns, mas o Hwang Puha é, sem dúvidas o que se destacou para mim. Não poderia de modo algum deixar de indicar aqui no blog. Listei então seis de suas canções que mais gostei. Mas já sei que vai ser difícil você ouvir só estas.
Transcendence
Single de 2020, que fez parte do EP “My Home!. Só é preciso ouvir os primeiros acordes para ser fisgado por essa melodia encantadora. A voz de Hwang soa límpida, ele é claramente um cantador de histórias. Atenção para o refrão e sua beleza incrível, com assobios que dão um charme a parte, criando uma surreal conexão com a natureza.
Self Portrait 자화상
Essa faixa dá nome ao disco lançado pelo artista em 2018. A narrativa aqui é o que chama mais a atenção. Assim como eu, você provavelmente não vai ter certeza do que ele está falando. Infelizmente coreano não é uma língua comum para nós apreciadores de folk. Mas o jeito como ele canta penetra tão fundo que faz o coração entender o que a música quer nos passar.
첫 마음 The First Heart
Essa faixa abre o álbum “Down Without Color” (2016), o primeiro do artista. Ela cabe direitinho na playlist de quem gosta de dedilhados profundos e de ouvir aquele barulhinho da mão passando pela corda de aço do violão. A faixa carrega aquela crueza bonita que faz a gente fechar os olhos e se transportar para um lugar distante dentro da nossa imaginação.
Where Shall I Go 어디로 갈까
Esse single de 2019 é de uma sutileza incrível. Mais incorpada, conta com mais vozes – tipo Fleet Foxes – e podemos ouvir mais instrumentos também – numa vibe meio Beirut. Inclusive, ali depois dos 3 minutos somos assolados por tantos que dá até vontade de dançar.
지금 이 순간부터 From This Moment On
A canção começa com um suspiro e uma palavra que vai fazer você desejar saber coreano. Mas é depois do primeiro minuto que os dedilhados se intensificam, límpidos, plenos. Combinando perfeitamente com a voz delicada de Hwang. Se você gosta da vibe dos trabalhos solo do Gustavo Bertoni, vai gostar demais dessa faixa.
낮잠 Nap
Mais uma do álbum “Down Without Color” (2016). E eu não consegui tirar essa da lista. Eram para ser 5 faixas mas não deu. Talvez essa seja uma das minhas favoritas. Com seus violões belíssimos, sutileza pairando pelo ar. Dá pra sentir uma influencia europeia pulsando aqui. Para completar, essa é daquelas faixas gradativas. Depois do 4° minuto, temos instrumentos invadindo tudo, um vozerão que rasga a alma e nos leva para um universo do qual não queremos mais sair.
Eu não sei muito sobre o Hwang Puha, mas sei que quero continuar descobrindo suas canções por muito tempo. Vou deixar a “첫 마음 The First Heart” numa versão ao vivo aqui só para vocês ficarem coma mesma vontade que eu de estar num show dele.
Nosso conteúdo é feito de forma totalmente independente! Você pode apoiar o Folkdaworld enviando qualquer quantia para nosso PayPal através do email: contato.folkdaworld@gmail.com