A história por trás de “Crambone”, a canção do Tio Caipira do Tom e Jerry

por

Quem aí lembra do famoso episódio de Tom e Jerry onde aparece o Tio Pecos, um caipira do Texas que era o tio do Jerry?

Ele cantava uma música que foi apelidada de “Crambone”, pois ele sempre falava isso ao final de cada frase. Ele tocava seu violão e quando a corda estourava arrancava um fio do bigode do gato Tom, que por sua vez sempre corria de medo do Tio Pecos para não ter todos seus bigodes arrancados. Esse foi o episódio de número 96, lançado em 1955, chamado “Pecos Pest“ (em português “Tio Pecos vem aí” ).

Contudo “Crambone” não é o nome da música. E o mais interessante de tudo é que aquela música realmente já existia antes do desenho, ela se chama “Frog Went A-Courting” e ela era diferente da versão do desenho, com várias piadas no meio, aquelas gaguejadas engraçadas e o Yodel que ele fala que não consegue fazer. O primeiro registro da letra acreditam ser de um livro de 1548 na escócia, e o primeiro a musicar foi Thomas Ravenscroft, em 1611, e depois ela começou a fazer parte da cultura popular.

Mas foi em 1951 quando um comediante e músico chamado Shug Fisher começou a fazer versões engraçadas dessa música que tudo surgiu, mais tarde ele foi contratado para fazer o papel do Tio Pecos. Existe uma gravação de 1951 em que você consegue ouvir ele cantando do mesmo jeito que ele fez no desenho do Tom e Jerry em 1955.

A música até teve versões antes do desenho ser lançado, mas foi depois do episódio que ela realmente ganhou fama. Vários artistas resolveram grava-lá passando assim por várias gerações. Alguns dos nomes que gravaram foram Woody Guthrie, Pete Seeger, Doc Watson, Elvis Presley, Bob Dylan, Bruce Springsteen e Paul McCartney.

Uma das versões que eu gosto é a do Tex Ritter, de 1973:

Confere aí mais algumas versões:

Woody Guthrie

Pete Seeger

Doc Watson

Elvis Presley

Bob Dylan

Bruce Springsteen

Paul McCartney