Afinal, o que é Bluegrass?
por Marcus Zambello
O Bluegrass é uma das várias ramificações do Folk que, por sua vez, é um termo bem abrangente, e isso o torna algumas vezes difícil de definir e dizer o que é ou não Folk.
O fato é que dentro dele existem muitas ramificações. Eu sei, classificações são chatas de maneira geral, mas são necessárias e são elas que nos ajudam a entender como funcionam as coisas, o que gostamos e até quem nós somos, ou o mais importante, o que não somos.
Filosofias à parte, acho que definir o Bluegrass é necessário para entrarmos na toca do coelho de um estilo tão cativante e rústico que a Folk Music pode nos proporcionar.
Para entendermos mais sobre esse pouco conhecido e muitas vezes mal compreendido estilo, farei uma simplificação. Ele é basicamente uma mistura da música country com a música irlandesa.
Como a maioria dos estilos musicais, ele foi criado acidentalmente por uma homem chamado Bill Monroe, nascido no estado do Kentucky EUA, ele era muito influenciado pelas músicas das Montanhas Apalaches que ficam localizadas entre os estados de Kentucky e Tennessee.
Ele ouvia muito dessas músicas das montanhas, também conhecida como Appalachian Music ou Old Time Music, que era nada mais do que Fiddle Tunes (Temas de Violino ) que em sua grande maioria vieram através de imigrantes Irlandeses que trouxeram sua cultura para os EUA. Já o country era algo que também estava começando a se formar nos EUA. Junte esses dois elementos e acrescente pitadas de Ragtime e até um pouco de Jazz, temos o Bluegrass.
Bill Monroe era de Kentucky, lugar conhecido por ter um tipo de grama característica de tom mais azulado, foi daí que surgiu o nome da sua banda His Blue Grass Boys (Seus garotos da grama azul ) mais tarde perceberam que, em 1939, Bill e sua banda haviam inventado um estilo, posteriormente copiado por outros artistas. Então resolveram batizar o estilo com o nome de “Bluegrass” homenageando assim Bill, sua banda e o Estado onde foi inventado o estilo.
Bill mais tarde resolveu também criar a sua própria definição para o estilo “É violino dos velhos tempos (old time music). É metodista, sagrado e batista. É blues e jazz, e tem o agudo solitário (high lonesome sound). É música que traz uma boa história. É música tocada de coração pra coração e vai tocar o seu. Bluegrass é música que importa”.
Pelo fato de ser um estilo de música mais raiz e rústico é tocado com instrumentos acústicos, como Violino, Banjo 5 cordas, Bandolim, Violão, Baixo Acústico e Dobro (violão ressonador square-neck). Com o tempo existiram bandas que mudaram um pouco isso, mas a formação clássica é basicamente essa.
Existem vários tipos de Bluegrass e bandas incríveis para indicar, mas deixo isso para uma próxima. Por hoje, temos informação demais. Minha dica hoje é que ouçam os maiores hits daquele que é considerado o The Father of Bluegrass Bill Monroe:
Para ver mais, assista ao vídeo que falo sobre o Bluegrass e compartilhe as informações com os amigos: