Bridges, Friends and Brothers: o álbum que reúne versões country de clássicos como “Evidências” e “Menino da Porteira” em inglês’

por

Quanto mais aprendemos sobre um assunto, mais percebemos que não sabíamos muito a respeito. Acho que essa busca por conhecimento e aprendizado nos leva sempre a um passo seguinte. Particularmente gosto dessa dinâmica, onde sempre tem algo novo a ser descoberto.

Falei pouco tempo atrás sobre o “Rasta Bonito”, de Almir Sater, e do fato de ser um álbum com tanta música Country e Bluegrass (veja aqui). Esta sonoridade se deu através de Eric Silver, um músico norte-americano que esteve envolvido no processo de criação e produção do disco. Na época, ele morava em Nashville, Tennessee, e além de tocar também já produzia grandes artistas.

Após esse trabalho, aparentemente a vida de Eric mudou. Além de virar um grande amigo de Almir Sater, começou a se aprofundar e apaixonar cada vez mais pela música brasileira. Tudo isso fez com que ele conhecesse cada vez mais músicos e produtores musicais brasileiros.

Após idas e vindas ao Brasil, acabou mudando-se de vez. Atualmente já gravou e produziu muitos artistas brasileiros, e um fato muito curioso e divertido desta fusão entre Brasil e EUA, em sua vida, foi o álbum “Bridges, Friends and Brothers”, gravado em 2015.

Nesse, ele toca algumas músicas inéditas de sua autoria, muito boas por sinal. Porém, o destaque vai para a ideia de pegar canções clássicas da nossa música Sertaneja, como “Menino da Porteira” e “Evidências”, e traduzir para o inglês.

Achei esta ideia sensacional, pois foge do comum vivenciado no nosso país. Normalmente ouvimos muitas músicas em inglês e vemos muitos artistas brasileiros fazendo versões traduzidas destas. Isto acontecia frequentemente na época da Jovem Guarda, por exemplo, tendo se estendido ao longo dos tempos até a atualidade.

Apesar da admiração dos músicos norte-americanos por nossa música, pouco vemos do efeito contrário, ou seja, artistas estrangeiros tentando traduzir e cantar nossas canções em outro idioma, como foi feito no clássico “Garota de Ipanema”.

Desta forma, Eric Silver fez algo inédito, pegando a música sertaneja raiz, um patrimônio histórico e cultural brasileiro, e transformando em algo de fácil compreensão e entendimento para todos os falantes da língua inglesa.

“O Bridges, Friends and Brothers” conta com os clássicos do sertanejo, como: “Romaria”, “O Menino Da Porteira”, “Tocando Em Frente”, “Um Violeiro Toca”, “Evidências” e “Luar Do Sertão”. E também com sertanejos mais atuais: “Vida Boa”, “Pássaro De Fogo” e “Epitáfio”, dos Titãs. Esta última, apesar de não ser Sertaneja é de um artista que ele havia trabalhado, e além do mais, a canção ficou muito boa, combina com o restante do disco.

Para completar, as músicas contam com as participações especiais dos autores das canções cantando alguns trechos em português. São eles: Renato Teixeira, Sérgio Reis, Almir Sater, Paula Fernandes e Sérgio Brito.

Esta foi uma daquelas descobertas boas que temos na vida. Um álbum de muito bom gosto, lindo, divertido e até engraçado em certos momentos.