Chilenos da Del Monte Al Mar misturam folk, inverno e perseverança em seu single “Hoy”

por

Certamente você já ouviu aquela máxima que diz que o ontem já passou, do amanhã ninguém sabe e, portanto, hoje é o dia. Pois bem, em seu novo single, a banda chilena Del Monte Al Mar, nos faz refletir um pouco sobre isso.

Através de “Hoy”, o grupo transporta o ouvinte em uma jornada em busca de sonhos e autorrealização. Sua letra é um tipo de recomendação, sobre uma maneira melhor de alcançar sonhos e desejos, de uma maneira não tão romântica e sonhadora, mas seguindo uma rota de esforço e realismo, de paciência e perseverança. A música sugere viver o momento presente, aproveitá-lo e usá-lo para construir seu caminho na vida.

“Y al caminar / No debes mirar al cielo (…) Y para avanzar / Es mejor mirar el suelo” (E ao andar / Você não deve olhar para o céu (…) E para avançar / É melhor olhar para o chão), manifesta a canção.

Já em sua melodia, “Hoy” consegue combinar muito bem a proposta da banda – que já comentamos sobre neste vídeo – ao fundir sons de guitarras eletroacústicas e o banjo americano, fazendo um entrelaço com elementos do indie chileno, como as atmosferas e os efeitos frios da guitarra elétrica.

Junto a isso, uma execução elegante de múltiplas harmonias e arranjos vocais é adicionada, mostrando não só a evolução da banda desde que a conheci ali em 2017, quanto criando uma atmosfera que nos remete às paisagens do sul do Valdiviano, chuva e inverno.

Gravado no estúdio da Universidade Austral do Chile, por Claudius Rieth, renomado produtor do país, este é o primeiro de dois singles promocionais de “Allá hay invierno igual”, álbum de estreia da banda sulista, que tem previsão de lançamento para este novembro.

Play para conferir!

https://open.spotify.com/track/76AZfTB5XGz1QiZFIYhrZ4

Mais sobre a banda

Del Monte al Mar é formada por Rafael Aguirre, Mauricio Miño, Gabriel Miralles e Antonio Little. Na bagagem, eles carregam um EP homônimo, lançado em 2016, e com o qual foram nomeados para o Revelation Award, e “Summertime”, lançado no ano seguinte.