Como Paul Simon compôs “Bridge Over Troubled Water”?

por

Como as músicas são feitas? Como Paul Simon compôs “Bridge Over Troubled Water”? Em um dia qualquer, depois de gastar horas diante do YouTube, assisti a um vídeo incrível sobre como Paul Simon compôs seu grande clássico, “Bridge Over Troubled Water”.

Na entrevista, ele mostra, com toda sua sinceridade, como as composições têm inspirações que não caem do céu. Sim, elas sempre vêm de algum lugar.

Ele fala que tudo começou com uma ideia de melodia que apareceu na mente dele. Essa melodia era inspirada em uma peça de Bach, mais especificamente: J.S. Bach’s Matthäus Passion (BWV 244) O Haupt voll Blut und Wunden.

Dá para perceber essa melodia na letra da música quando eles cantam “when tears are in your eyes”. No vídeo, ele disse que compôs esse começo, mas não conseguiu terminar, ficou empacado justamente nessa parte.

A estratégia para ele terminar a música foi dar um tempo na composição e ouvir outras músicas para ter novas ideias.

Então, ouvindo o grupo gospel The Swan and Silverstones, surgiu a harmonia do refrão, inspirado nos acordes da música gospel. Mas não parou por aí. Na música “Mary Don’t You Weep”, ele ouviu a seguinte frase: “I’ll be your bridge over deep water if you trust in my name”. Paul gostou tanto da frase que usou algo semelhante em sua letra.

Na minha opinião, acreditar que uma composição vem ‘do nada’, como mágica, tira justamente o mérito, esforço e trabalho que o compositor teve em criar algo novo através das próprias experiências. Ver o Paul demonstrar de onde veio toda sua inspiração só torna a música mais interessante.

Este é o vídeo onde ele fala como compôs a música:

Neste vídeo, Simon & Garfunkel falam sobre como foi a gravação no estúdio:

Este é o resultado final, o clássico: