[Entrevista] Conversamos com Joshua Radin sobre sua carreira e primeiro show no Brasil; Vem ver
por Maísa Cachos
Joshua Radin vai se apresentar pela primeira vez no Brasil, passando por São Paulo e Rio de Janeiro com sua mais recente turnê, em dezembro deste ano. Os shows fazem parte da divulgação do disco “The Fall”, lançado em janeiro de 2017.
Batemos um papo com o músico americano sobre sua carreira e expectativa para shows no Brasil. Confere aí!
FDW: Joshua, primeiro, muito obrigada pelo tempo em responder algumas perguntas para o Folkdaworld. É um prazer poder conhecer um pouco mais sobre você e sua música.
A tua história com a música é bem curiosa. Você aprendeu a tocar por volta dos 30 anos e já está na estrada há um bom tempo, levando a tua arte pelo mundo. Como você se sente olhando pra essa carreira que construiu?
Joshua Radin: Muito obrigado! Eu me sinto muito orgulhoso e extremamente sortudo. Eu ainda não consigo acreditar que este é o meu trabalho.
FDW: Hoje, a tua discografia já abarca aí uns 7 ou 8 discos, né? E é percepitivel a evolução da tua música, sempre se adequando ao tempo em que é lançada. Como você pensa a composição e a temática dos teus álbuns? Ela é incomum, assim como foi o início da tua carreira?
JR: Sim, é incomum. Meus álbuns são como um diário. Eu tento trazer para a música o que quer que eu esteja experimentando emocionalmente. E quanto mais vulnerável eu me torno para o ouvinte, mais as músicas parecem se relacionar com as pessoas.
FDW: Você postou recentemente no Instagram que seu primeiro álbum em estúdio “Simple Time” completou 10 anos. O que o Joshua Radin daquele tempo acharia do Joshua Radin do “The Fall”?
JR: Acho que ficaria orgulhoso de não ter mudado com base nas tendências. Que eu ainda sou fiel a mim mesmo.
FDW: Me conta um pouco sobre o lance com trilhas sonoras, como começou isso? Acho que já são mais de 100 filmes e séries com tuas músicas. Te ouviram e descobriram que suas canções se encaixavam perfeitamente nas histórias de alguns personagens?
JR: Eu nunca vou saber porque isso aconteceu. Eu apenas aprecio muito isso.
FDW: Bom, este é um site de música folk e eu não posso fugir dessa pergunta. Como começou essa inclinação para o estilo folk? Algum artista ou situação te levou para esse caminho? Tem a ver com você começar apenas com voz e violão?
JR: Tantos artistas: Bob Dylan, Paul Simon, Neil Young, Tom Petty, Nick Drake, Elliott Smith e muitos mais.
FDW: Tenho um amigo que é muito fã de Scrubs e conversando com ele, acabamos falando sobre a tua amizade com o Zach Braff. Li que ele já te chamou de “o novo Paul Simon”, ele está certo dessa colocação? Se serve de algo, eu gosto bastante das tuas composições.
JR: É uma honra ser comparado a um dos melhores compositores de todos os tempos.
FDW: Durante a tua turnê “The Fall” pela Europa, você está muito bem acompanhado do William Fitzsimmons. Eu o considero um dos grandes talentos da música folk atual. Como foi cair na estrada com ele?
JR: Tudo o que fazemos é rir. Ele é hilário.
FDW: E você está encerrando a turnê de 2018 com uma passagem pela America Latina, incluindo o Brasil. É a sua primeira vez no país? Quais as suas expectativas para as apresentações por lá?
JR: Sim, é a minha primeira vez indo para lá. Eu não posso nem expressar meu nível de entusiasmo. Está fora dos gráficos. Minha única expectativa é que eu quero voltar imediatamente.
FDW: Você tem algum artista brasileiro em suas playlists?
JR: Não muito. Eu quero aprender mais sobre essa música quando estiver por lá.
FDW: E os próximos passos? O que podemos esperar do Joshua Radin para o ano de 2019?
JR: Eu gravarei um novo álbum em novembro, então fiquem atentos no início de 2019.
Joshua Radin se apresenta pela primeira vez no Brasil, passando por São Paulo e Rio de Janeiro com sua turnê “The Fall”, nos dias 13, 15 e 16 de dezembro deste ano. Saiba mais sobre os shows, clicando aqui.