Faixa a Faixa: Lucas Rinor comenta seu disco “Sobre Lobos e Homens”

por

O baiano/mineiro Lucas Rinor está prestes a lançar o seu mais novo trabalho ‘Sobre Lobos e Homens’, com um show especial no dia 13 de março.

O álbum que, segundo o próprio músico, fala “da luta de todos os dias, a luta dos Bons homens contra os Lobos” já está a venda em formato físico (você pode fazer seu pedido enviando uma mensagem aqui) e deve, em breve, estar nas principais plataformas de streaming.

Sobre a produção do disco, Lucas contou ao FolkdaWorld: “Estava desde dezembro de 2014 num processo de produção que, ao longo de 2015, se tornou frio e frustrante. As estradas só foram reabertas a partir de uma viagem que fiz para Lavras Novas-MG a fim de realizar um show. A cidade é cercada de montanhas e com uma energia incrível. Lá tive a oportunidade de ter momentos para tocar e contemplar. Acredito que a partir daqueles caminhos consegui ouvir melhor as vozes que falavam comigo.”

O CD contém 14 faixas, gravadas em apenas uma semana. “Confiei na minha intuição: e essa foi à verdade do processo. E assim foi.”, contou o músico. Confira o que ele disse sobre cada uma das canções.

1. Botas Limpas
Lucas Rinor: A busca por um porto já fizeram muitos navios naufragarem nos pedregulhos de praias que a primeira vista pareciam um paraíso, mas por traz da beleza daquelas lindas praias estava o inferno. Sem um guia pra seguir; é necessário serenidade para encontrar o caminho correto. Com retidão; qualquer um pode reiniciar o seu caminho, basta ter botas limpas.

2. O Fundador
LR: Uma homenagem aos nossos antepassados. Vivemos na ilusão que estamos inventando um novo mundo, mas na verdade amigo, somos crianças sem disposição para crescer. Se tornar um homem envolve sacrifício, dedicação a família e a retidão que apenas o grande espírito pode nos proporcionar. ‘O Fundador’ é mais que uma homenagem é o reconhecimento que essa é a bandeira que devemos resgatar; o fundador é a regra para encontrarmos os caminhos.

3. Ninguém vai entender
LR: Descobri as verdadeiras razões, pelo que lutar quando conheci, quando casei, com a minha esposa. E essa canção é para ela. E a minha gratidão por tudo que ela me ensinou e pelos filhos que me deu.

4. Aqui é o meu lugar
LR: O discurso de pertencimento a todos os lugares disfarçado de tolerância nos fez homens sem altar. Aqui é o meu lugar é uma canção feita no Velho Forte, lugar onde guardo as minhas bandeiras.

5. O Espírito da Montanha
LR: Espiritualidade, sim espiritualidade. Se você não entende nada disso não está pronto para ouvir esse disco.

6. Cano e Bala
LR: Não é um direito. É um dever de todo homem defender a sua família, a sua propriedade e os seus valores. Então, para alguns é cano e bala. Não seja um covarde, defenda a sua honra. Defenda a sua família.

7. Canção do bandido
LR: É a defesa do bem, o mal é um estágio primitivo. “Não ache que não, um homem bom sabe agir.”

8. Oração da Estrada
LR: Enquanto não compreendermos que somos uma nação, irmãos envoltos numa mesma bandeira, nunca seremos um grande pais. “Sigo mantendo a força dos homens justos da minha terra, sigo mantendo a fé na oração da estrada”

9. Seguir no meu lugar
LR: Não adianta escrever belas canções, ou livros. A ação, o exemplo, é o único meio de mudança. “Quero aprender é com o que faço, palavras se perdem se perdem no ar”.

10. Uma casa na montanha
LR: Uma alma livre nunca se encontrara em plenitude sem o equilíbrio de viver da sensatez que uma vida simples. A simplicidade é o fim.

11. Hino ao capitão Lepe
LR: Tínhamos um passarinho chamado Lepe, que cantava todas as manhãs na minha janela. Com o tempo comecei a chamá-lo de capitão Lepe (já que se tornou parte do Velho Forte dei-lhe essa patente militar). Um dia o Lepe se foi e para homenageá-lo criei essa canção.

12. Festança e Bate Pé
LR: A música mais alegre do disco. Canção feita para festejar com os amigos. A beira de uma fogueira esperando o sol nascer…

13. Woods – Música instrumental
LR: A paz que essa música transmite já é motivo de sobra para valer o registro. A ligação dessa melodia com a força que as árvores, as montanhas, o vento… a natureza transmite para mim é o motivo dela existir.

14. As coisas que meu pai me disse (Faixa Bônus)
LR: Canção que sempre carrego comigo. Existe uma primeira versão, com direito a um clipe na internet. Por isso se trata de um novo registro que quis colocar como uma faixa bônus. É uma declaração de amor ao meu grande herói meu pai. Cara que sempre cuidou de mim e me deu referência de sobra para trilhar no caminho do bem.