Festival Songbirds celebra folk em Joinville com shows de Denis Graeff, Miguel Rosa e Cachorro do Mato
por Maísa Cachos
O Festival Songbirds chega a sua terceira edição, celebrando o folk na cidade de Joinville, Santa Catarina. O evento acontecerá em 29 de setembro, na Casa 97, a partir das 20h.
As duas primeiras edições do evento aconteceram em Florianópolis, em 2015 e 2016, com grande sucesso entre o público amante de música autoral alternativa. Passaram pelo seu palco algumas das mais destacadas revelações da capital, incluindo Júlia Sicone, Gustavo Cabeza, Vinicius Galant, Emmanuel Costa e Les Savons Superfins, banda de um dos idealizadores do evento, Henrique Silvério.
O evento leva esse nome em alusão aos pássaros de canto diversificado, complexo e belo, que também são muito presentes na natureza brasileira. E o projeto foi criado com essa ideia: apresentar os muitos artistas catarinenses que fazem da canção e das palavras a sua obra.
Os estilos musicais variam entre folk, indie, chanson e diversos gêneros brasileiros, sejam cantados em português, inglês ou outras línguas. Mas os rótulos são de menor importância. Aqui o essencial é o foco na composição e em contar histórias por meio da música.
O outro criador do festival é Denis Graeff, artista blumenauense radicado na ilha, que participou das primeiras edições e volta para este terceiro Songbirds, agora em Joinville, com data marcada para 29 de setembro. Junto com ele se apresentam Miguel Rosa, músico paulista radicado em Florianópolis, e Cachorro do Mato, projeto joinvilense, “anfitrião” do dia e uma grata novidade do folk de Santa Catarina.
Conheça mais sobre as atrações:
Denis Graeff: Histórias que surgem das ruas, de trás de mesas de escritório, em ônibus e trens lotados, enquanto nos perdemos nas paisagens cinzentas da cidade. Denis Graeff é cantor e poeta, influenciado por Leonard Cohen, Nick Cave e Serge Gainsbourg, entre outros, que usa elementos da música tradicional dos países do Rio da Prata para criar milongas urbanas, poemas eletrônicos e baladas que cantam o desencontro das metrópoles. Seu primeiro EP, “Sketches of Song”, data de 2015 e em outubro próximo sai seu primeiro disco completo, “Bulnes 12 40”.
Miguel Rosa: Tem como matéria prima e inspiração suas viagens pelo mundo e os causos que escuta pelo caminho. Seu primeiro disco, chamado #1, de 2014, numa pegada Folk Rock, tem como destaque a música “Our souls” que rola no Canal Woohoo. O segundo disco, de 2016, nasceu de uma road trip de Washington DC até o Brasil, dirigindo uma caminhonete Ford v8 de 1966. Foram 16.000km e 13 países que serviram de inspiração para a gravação de “Easy Folk”.Seu terceiro e atual trabalho está sendo gravado, em uma onda mais Indie Folk. Serão 5 singles lançados até o final do ano. O primeiro deles, “I tried”, foi lançado em julho.
Cachorro do Mato: O projeto de indie folk em português, idealizado por Jean Reeck, traz histórias que remetem um tempo de guerra, conflitos, perdas, retornos e amor. O contexto faz o ouvinte viajar por um período de nuances entre armas e sentimentos, de esperas e esperança onde o despertar de um novo dia inclinava para o anseio da volta ao lar. Seu primeiro EP, também chamado “Cachorro do Mato”, foi lançado em 2017.
Ouça esses e outros artistas da cena catarinense na playlist do Songbirds no Spotify:
Serviço:
Songbirds – edição Joinville
Onde – Casa 97, Rua Arco Íris, 97 – Iririú.
Quando – 29/09, sábado, 20h.
Entrada R$ 15,00