Folk You 2020: atualizando a playlist com os singles folk que amamos em fevereiro (parte 2)

por

Atualizando as playlists e dando sequência a nossa lista de singles folk que amamos em fevereiro, vamos de lançamentos da segunda quizena do mês de fevereiro.

Nacionais

“Eu Planto Amor” – Rodrigo Oliveira

Com vontade de mostrar ao mundo sua própria poestia, Rodrigo Oliveira, um dos integrantes do grupo Folk Como Ocê Gosta, lançou-se em formato solo com o EP “Eu Planto Amor”, que reúne duas faixas bastante intimistas e que remetem a sua família, ensinamentos e aprendizados da vida.

“Barco de Papel” – Bola

Em paralelo com a sua banda Zimbra, Bola tem tocado um projeto solo daqueles que acalentam o coração. Desta vez, ele liberou ao mundo a faixa “Barco de Papel”, que em sua sonoridade mescla folk, sintetizadores e melancolia, enquanto nos fala sobre autoconhecimento, ingenuidade e anseios. Nas palavras do próprio: “a faixa aborda o momento em que nos damos conta do mundo real. Quando crescemos e queremos desbravar coisas novas, também precisamos decidir o que deixaremos para trás para seguir dali em diante”. O single chegou acompanhado de um lyric video que você pode conferir logo abaixo.

“Música #9”- João Pedro Bonfá

Já havíamos comentado neste post sobre a estreia do João Pedro Bonfá com o seu disco homônimo, lançado em 2019, e cheio de referencias e sonoridades folk. Agora em fevereiro, ele lançou mais uma canção com essa pegada, intitulada “Música #9”. Vale dizer que, além desse single, Bonfá lançou, também esse mês, uma sonzeira em parceria com a Letrux. Essa não é folk, mas é uma baita música (confira o clipe aqui).

“Palco” – Bravaguarda

Os quatro amigos da Bravaguarda começaram 2020 mergulhando numa sonoridade mais pop, mas nem por isso, deixamos de sentir alguns acordes folk entre a irreverência e o alto astral na versão que eles fizeram para “Palco”, grande clássico de Gilberto Gil.

“Fronteiras” – Cachorro do Mato

Fechando a lista de lançamentos nacionais, encerramos o mês de fevereiro com uma novidade de Jean Reeck, o Cachorro do Mato. Intitulado “Fronteiras”, o single chegou primeiro em clipe (veja logo abaixo), e deve chegar às plataformas de Streaming no dia 06 de março. Nas imagens que tem roteiro e direção de Maike Fernandes e Mariana B. Lorentz, vemos um caminho de reencontro. O personagem lembra durante o percurso de algo ou alguém especial e isso traz motivação pra superar seus medos e atravessar Fronteiras.

Veja também: Folk You 2020 – atualizando a playlist com os singles folk que amamos em fevereiro (parte 1)

Internacionais

“Beds Are Burning” – Julia Stone

Partindo para os territórios internacionais da música, começamos com a versão quase irreconhecível que Julia Stone fez para a canção “Beds Are Burning, da banda Midnight Oil. A versãointegra o projeto “Songs For Australia”, um álbum que conta com a participação de diversos artistas globais que doaram seu tempo para gravar um cover de uma música australiana. O intuito aqui é arrecadar fundos para organizações na Austrália que estão trabalhando para criar um futuro melhor para o país e ajudar a reconstruir durante e após a crise dos incêndios florestais.

“Gnawed to the Bone (Come By)” – Peter Oren

Continuando as divulgações do seu novo disco “The Greener Pasture”, à ser lançado em abril, Peter Oren lançou o quarto (e, na minha opinião, o melhor até agora) single deste vindouro trabalho. A faixa que, em tradução literal, pode ser lida como “Roído até os ossos” chega com um clipe de Caroline Says (Caroline Sallee) que retrata muito bem seu título e toda a essência desse trabalho de Peter. Falamos sobre o clipe neste post em especial, mas você também  podem conferí-lo logo abaixo.

“Highway Honey” – LULLANAS

Carinhas novas por aqui, mas com uma sonoridade daquelas que gostamos de apresentar para você, são as LULLANAS, um duo de indie folk formado pelas irmãs Atisha e Nishita Lulla. Em fevereiro elas disponibilizaram o single “Highway Honey”, como aperitivo para o seu primeiro EP “Before Everything Got Real”, que será lançado em abril.

“Outside In” – Radnor & Lee

Pouco mais de dois anos depois do lançamento de seu debut, o duo Radnor & Lee voltou aos lançamentos neste fevereiro. Desta vez, com o single “Outside In”. Conversamos com o duo sobre a nova faixa e a relação que a turnê deles ao Brasil tem com tudo isso, confira a entrevista neste link.

“I’m Sorry” – Freyr

Em março de 2019, divulgamos uma entrevista aqui no blog com Freyr e desde então estamos aguardando novos lançamentos do rapaz. Eis que, neste fevereiro, um novo single chegou com uma melodia doce e gentil que acompanha a bela voz deste emergente nome do indie folk.

“Beg Steal Or Borrow” – Jacko Hooper

Por falar em doçura e gentileza, Jacko Hooper, que entre muitas coisas é também o cabeça do projeto Folklore Sessions, pelo qual temos bastante apreço, lançou um novo single. “Beg Steal Or Borrow” é uma faixa quase que ambiental, daquelas que começam leve e vão pesando as palavras sobre os nossos ombros. Nela, Jacko canta sobre como você faria qualquer coisa por outra pessoa, mesmo em seu próprio prejuízo. É mesmo linda!

“Garden Dove” – Samantha Crain

Samantha Crain está se preparando para lançar o seu novo disco “A Small Death”, primeiro disco a sair sob o selo independente da Lucy Rose. E aquecendo os nossos ouvidos para o que vem por aí, ela disponibilizou a faixa “Garden Dove” acompanhada de um clipe em preto e branco dirigido por ela mesma.

“October” – Ciaran Lavery (feat. Liza Anne)

Não me canso de repetir que Ciaran Lavery é um dos meus cantores favoritos da atualiade. Atualmente ele está trabalhando na divulgação de seu novo trabalho e acaba de lançar o segundo single do mesmo. Intitulada “October”, a faixa conta com a participaçao de Liza Anne e segundo o próprio artista, tem um “conteúdo frágil e confuso, sobre a busca de uma maneira de sair daqui”.

“Berlin” – Ben Kunder

“Berlin” é o primeiro single de “Searching For The Stranger”, o próximo álbum de Ben Kunder que será lançado em 29 de maio, e fala não apenas sobre ser forte, mas sobre aceitar o medo e a escuridão que sentimos quando falamos “Tudo bem, estou bem”. A canção chegou acompanhada de um curioso clipe dirigido por Christopher Mills. Nas imagens vemos umas espécie de novela gráfica abstrata perdida no tempo. Segundo Kunder, “essas são minhas lembranças de Berlim; os lugares que eu tocava, onde eu caminhava para tomar um café, conhecia moradores, chorava nas ruas e visitava museus”.

“Never Be The Same Again” – Chloe Foy

Para comemorar o lançamento de seu novo EP “Callous Copper” (lançado no dia 21 de fevereiro), Chloe Foy compartilhou um vídeo ao vivo do single “Never Be The Same Again”. Nas imagens vemos Chole acompanhada de um grupo de músicos, nos dando a impressão de como foi a gravação da faixa. É bonito demais de ver!

“Garden Song” – Phoebe Bridgers

A menina Phoebe Bridgers lançou neste fevereiro uma daquelas canções que é difícil tirar do repeat. A faixa é uma mistura de beleza e escuridão e aparece muito bem acompanhada dos sintetizadores de Ethan Gruska, co-produtor de Bridgers. O seu novo chegou junto com um vídeo que casa perfeitamente com a canção e que é dirigido pelo irmão da cantora, Jackson Bridgers.

“You Can’t Rule Me” – Lucinda Williams

A veterana do folk-rock, Lucinda Williams, está prestes a lançar um novo disco intitulado “Good Souls Better Angels” e que chegará até nós no dia 24 de abril. Mas pra já, temos um baita single para desfrutarmos. Trata-se de “You Can’t Rule Me”, que seguindo a mesma linha do single anterior, “Man Without A Soul”, assume algumas das questões humanas, sociais e políticas de nossos dias.

“Devil Put The Coal In The Ground” – Steve Earle & The Dukes

Por falar em vetereanos, Steve Earle & The Dukes lançarão um novo álbum em maio deste ano e o primeiro single a ser divulgado, chegou até nós neste mês. Intitulada “Devil Put The Coal In The Ground”, a música é um reconhecimento obstinado dos perigos da vida mineira e o orgulho de fazer um trabalho tão exigente diante do perigo.

“Made me” – Strahan

Para mim, Strahan é um dos maiores nomes do indie folk cristão e ele manteve-se neste patamar ao lançar seu novo single “Made Me Good”. A faixa tem uma mensagem forte sobre a peregrinação de toda alma humana em descobrir que somos inequivocamente e irrevogavelmente amados.

Curtiu? Ouça toda essa galera nas nossas playlists no Spotify, em especial na Folk You 2020: