O dia em que James Taylor fez backing vocal para Milton Nascimento
por Maísa Cachos
Sim, estou tão surpresa quanto você que leu este título. Mas a história foi contada na própria Fan Page do Milton Nascimento, músico que aprendi a admirar desde a infância, ouvindo música com meu pai.
Vou transcrever aqui a história:
“James Taylor soube que Milton estaria em NY para gravar o prestigiado Music Air – programa que tinha Herbie Hancock entre seus apresentadores – e mandou avisar a produção que passaria por lá para ver o amigo Bituca. Tão logo viu o elenco da super banda formada para acompanhar Milton que, para surpresa de todos, pediu para cantar “Vendedor de Sonhos” – que Milton havia gravado com Paul Simon um ano antes no álbum Yauaretê – e se posicionou como se fosse um backing vocal da banda de Milton. Que, além de David Sanborn (que tocou em outras canções do programa) e Naná Vasconcelos (também na foto), contava ainda com Omar Hakim (bateria) e Marcus Miller (baixo). Segue aqui o link desse milagre ocorrido no ano de 1988.”*
Pesquisando um pouco mais, encontrei uma postagem que conta outra baita história. Desta a vez, a da faixa “Only A Dream In Rio”, do disco Angelus (1994) . Mais uma transcrição aqui:
“O disco ganha maior destaque na gravação que Milton faz em parceria com James Taylor. Taylor sempre foi um apaixonado pelo Brasil. Após o Rock n Rio 1, numa época em que ele retomava sua carreira pós o divórcio com Carly Simon, embora comovido com a inesperada recepção do público brasileiro (cerca de 250 mil pessoas). Em homenagem ao ocorrido, Taylor até compôs a balada “Only a Dream in Rio” (Apenas um sonho no Rio), que integrou “That’s Why I’m Here”, na qual declama versos em agradecimento como “I was there that very day and my heart came back alive” (“Eu estava lá naquele dia e meu coração voltou à vida”). Milton então fez a versão da música com a mistura da letra em inglês e português. Letra em português que ficou a cargo de Fernando Brant – velho conhecido da música mineira. Taylor e Milton dividem as vozes durante a música toda, e quando chega ao final, Taylor canta em inglês e Milton canta por cima a mesma estrofe em português. Linda mistura.”
Caso você não conheça o James Taylor, saiba que ele é um ícone do country e folk americano, e também compositor dos clássicos “You’ve Got a Friend”, “Carolina in My Mind” e “Sweet Baby James”.
É amigos… Nossa música é rica e inspiradora. Que orgulho!
*Atualização em 29 de outubro de 2020
O vídeo que o Milton publicou na postagem não está mais disponível, mas encontrei este aqui com o programa praticamente completo: