Os diferentes tipos de Bluegrass

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Alguns meses atrás, fizemos uma matéria falando o que é Bluegrass aqui no FolkdaWorld, mas agora vou me aprofundar mais no assunto. O meu objetivo com este post não é simplesmente classificar tudo, e dizer o que é o quê, mas sim despertar o interesse das pessoas para que vejam o quão vasto pode ser o Bluegrass em sua essência, e procurar e conhecer cada vez mais sobre esse gênero.

Muitos lugares classificam o Bluegrass em 3 gerações com algumas ramificações, então vamos lá:

1ª Geração

Os músicos de bluegrass da primeira geração dominaram o gênero desde o seu início, em meados da década de 1940, até meados dos anos 1960. Esse grupo de artistas geralmente é composto por aqueles que estavam em ação durante o Golden Age, ali pelo final dos anos 40 e início dos 50.

Bluegrass Tradicional

Essa época também é chamada de bluegrass tradicional, os músicos sempre preferiam os instrumentos acústicos e, se eles fossem se apresentar em palco grandes, usavam apenas microfones para amplificar o som. Às vezes dividiam o mesmo microfone aumentando o som de quem ia mais perto do mic. As músicas eram mais simples, músicas folclóricas com poucos acordes, letras simples e melodias muito marcantes.

Imagem: Lester Flatt and Earl Scruggs

Bluegrass Gospel

Como muitos estilos da época tinham letras cristãs, junto com o Bluegrass tradicional existiu o Bluegrass Gospel. Aqui havia bastante coro na música e várias vozes. Normalmente três ou quatro pessoas cantando ao mesmo tempo e, às vezes, até com umas partes a cappella. Na época, ficaram famosos Doyle Lawson & Quicksilver e IIIrd Tyme Out.

Imagem: Doyle Lawson

Bandas da 1ª geração: Wade Mainer and his Mountaineers, Bill Monroe and his Blue Grass Boys, The Stanley Brothers, Lester Flatt & Earl Scruggs with Foggy Mountain Boys, Hilo Brown and The Timberliners, Ervin T. Rouse, The Sauceman Brothers, Lonesome Pine Fiddlers, Don Reno and Red Smiley, Jim & Jesse, Jimmy Martin and The Osborne Brothers, Mac Wiseman, Stringbean, Mac Martin and The Dixie Travelers, Carl Story and his Rambling Mountaineers, The Country Gentlemen, Buzz Busby e The Lilly Brothers and Jim Eanes.

2ª Geração

Uma segunda geração de músicos de bluegrass começou a tocar, compor e gravar em meados da década de 1960, embora muitos tivessem tocado em bandas da primeira geração quando novos. Era uma época de grandes festivais de bluegrass.

Bandas da 2ª geração: J.D. Crowe, Doyle Lawson, Lerry Sparks, Sam Bush, John Hartford, Doc Watson, Norman Blake, Frank Wakefield, Harley “Red” Allen, Bill Keith, Del McCoury e Tony Rice.

John Hartford
Imagem: John Hartford

Bluegrass Progressivo

Assim que se aperfeiçoaram no estilo, as bandas desenvolveram o bluegrass progressivo, uma mistura do Bluegrass com outros estilos musicais. De 1960 a 1970, uma banda chamada Old In The Way ajudou a criar o Bluegrass progressivo. Bush, Grisman e Clements colocaram muitos dos elementos do jazz em seus estilos interpretativos – Clements gostava de se referir à sua música como “jazz caipira”.

Outra banda famosa por começar a fazer isso foi o New Grass Revival, nas décadas de 1970 e 1980, e o termo “newgrass” tornou-se sinônimo de “bluegrass progressivo”. Nesse estilo também era permitido colocar instrumentos elétricos ou até mesmo acrescentar instrumentos que não eram usados no bluegrass tradicional. Até hoje ele é tocado por novos artistas como Greensky Bluegrass, Punch Brothers e tantos outros.

New Grass Revival
Imagem: New Grass Revival

Bandas Bluegrass Progressivo: Bela Fleck, Chris Thile, David Grisman, Jerry Douglas, Sam Bush, Casey Driessen, New Grass Revival, Psychograss, Crooked Still, Nickel Creek, Cadillac Sky, The Dixie Bee-Liners, Skyline, The Greencards, The Dillards, Elephant Revival, Punch Brothers, The Infamous Stringdusters, Bearfoot, Seldom Scene, The Kentucky Colonels, Old and In The Way.

3ª Geração

O Bluegrass de terceira geração foi desenvolvido em meados da década de 1980. O estilo cresceu, amadureceu e se ampliou a partir da música tocada nos anos anteriores. Muitos da segunda geração também estiveram em evidência nesta Terceira. Esta geração redefiniu o bluegrass mainstream.

O equipamento de som, que já era de alta qualidade, permitiu que cada membro da banda pudesse ser microfonado de forma independente, a exemplo de Tony Rice Unit and The Bluegrass Album Band. Tony Rice apresentou solos de violão muito elaborados e outras bandas seguiram seu estilo.

Algumas bandas começaram a usar baixo elétrico, alternativa ao baixo acústico do bluegrass tradicional, mas isso não virou regra. Os outros instrumentos se mantiveram acústicos. Progressões de acordes não-tradicionais também se tornaram mais populares e aceitas.

Ao mesmo tempo que havia essa progressão, esta geração viu o renascer de canções tradicionais tocadas no novo estilo. A Johnson Mountain Boys foi uma das mais populares da década. As bandas e músicos que se destacaram nesse período foram Tony Rice Unit, Alison Krauss, Mark O`Connor, New Grass Revival (com Bela Fleck), Nashville Bluegrass Band, Stuart Duncan, Jerry Douglas, Ricky Skaggs e Bela Fleck (solo).

Alison Krauss & Union Station
Imagem: Alison Krauss & Union Station

Na década de 1990, a maioria das bandas de bluegrass era liderada por artistas solo como Doyle Lawson e Rhonda Vincent, com uma banda de acompanhamento. As bandas que tocam este subgênero incluem The Grascals, Mountain Heart, Steep Canyon Rangers, The Dixie Bee-Liners, The SteelDrivers, Pert Near Sandstone, Balsam Range e Cherryholmes

Farei aqui uma menção honrosa, pois mudanças não param. Hoje em dia existem bandas muito famosas que foram influências pelo Bluegrass e fizeram o estilo chamar novamente a atenção da grande mídia, é o caso do Old Crow Medicine Show e dos primeiros álbuns do Mumford and Sons. Essas bandas podem não ser consideradas de Bluegrass por algumas pessoas, mas tiveram muita influência do Bluegrass e da música Folk em geral.

Neste vídeo falo também dos tipos de Bluegrass e mostro trecho de algumas dessas bandas que citadas acima:



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