[Premiere] Artistas se reúnem para cantar contra o retrocesso em novo clipe do Devonts

por

Vivemos num tempo estranho, meio obscuro, difícil para os sonhadores (como disseram à Amélie Poulain). Ainda assim, há quem resista, lute e reme contra essa maré.

Não perdendo de vista essa atmosfera acinzentada e que embaça tantos sonhos, mas ao mesmo tempo erguendo uma força contra os últimos acontecimentos, principalmente políticos, que estamos passando no Brasil, o duo Devonts se uniu com mais quatro músicos para entoar um coro questionando o retrocesso em suas várias formas: a falsa crença em um salvador da pátria, a manipulação das massas com fake news e o culto às armas.

De forma poética, os músicos retratam tudo isso em um plano sequência todo em preto e branco, dando vida ao “Engrenagens”, novo clipe da dupla de Bragança Paulista.

Certamente, você vai reconhecer a canção, uma vez que ela está presente no disco “Alguns Anos Daqui” (2017), mas aqui é apresentada uma nova versão para ela. A faixa foi totalmente desconstruída e rearranjada nesta releitura: os músicos Denis Cruz e Pedro Nunes trocam a bateria e o violão, seus respectivos instrumentos, por conga e viola caipira; a cantora alemã YVY soma seu timbre forte e doce ao dueto; e ainda colorem o arranjo os músicos Erick Sabino (piano Rhodes), Ivan Barreto (percussão) e Marcos Alma (baixo), produtor do último disco dos Devonts.

O que vemos nas imagens é um registro cru e sincero de um take contínuo da música. O vídeo foi gravado no estúdio Nheengatu, em São Paulo, onde a dupla reside atualmente.

A exemplo de outros singles do álbum, como “Marcas no Chão” e “Impressão Sua”, “Engrenagens” não deixa de lado um pedido de reflexão sobre os abusos sociais e políticos do Brasil. Na letra, com uma perspectiva de olhar e caminhar adiante, rejeitam a existência de um salvador da pátria, a crença em armas e guerras e o discurso moralista de fanáticos religiosos que infestam cargos políticos.

“Essa nova consciência
Vem em nossa direção
Não precisa de messias
Pra qualquer conciliação
Pois, apesar da propaganda
Sobre guerra entre nações
Não carregará conflitos
Das antigas gerações”

É com “Engrenagens”, assinada por Pedro Nunes com contribuição de Marcos Alma, que os Devonts encerram o ciclo do álbum “Alguns Anos Daqui”. “A música dá a ideia de que precisamos muito mais nos apoiar como um todo e desenvolver empatia ao invés de buscar um herói pra isso, então por isso resolvemos apresentá-la assim: cantando em coro, valorizando a união e o espírito democrático.”, explica Pedro.

Surgida com a ideia de gravar jam sessions em plano sequência no próprio estúdio, a concepção do vídeo é do produtor Marcos Alma, com registro de Neube Neto.

Assitam logo abaixo!

Tags