Serra Folk Festival, em Cachoeiras de Macacu, chega à 3ª edição em julho como maior Festival Folk do Brasil

por

Primeiro festival de música folk do Rio de Janeiro, o Serra Folk chega em 2019 a sua terceira edição e se consagra como maior festival do gênero no Brasil. O evento, sediado na bucólica Cachoeiras de Macacu, oferece ao público, nos dias 19, 20 e 21 de julho, shows e atividades gratuitos.

Nomes como Rafael Elfe, André Prando e Dois Varguinhas, projeto dos irmãos Ivo Vargas e Júlia Vargas, estão no line up deste ano, que conta com 18 atrações. Ao total serão 37 músicos de 9 estados brasileiros. O Serra Folk este ano terá artistas de todas as 5 regiões do país.

A expectativa é de que a programação atraia para o município fluminense, menos conhecido que Nova Friburgo e Teresópolis, dos quais é vizinho, pessoas de diversas partes do Brasil, como nas duas edições anteriores.

Em 2018, ano em que o festival recebeu ninguém menos que Cátia de França, baluarte da música folclórica brasileira, mais de 10 mil entusiastas da folk music passaram por Cachoeiras. Por sinal, quem foi para lá desavisado descobriu, com muito prazer, por que a cidade recebe esse nome: existem nela dezenas de quedas-d’água belíssimas, em meio a uma generosa (e rara) porção de Mata Atlântica.

Veja também: Cátia de França será a grande homenageada do II Serra Folk Festival

Foto: Manu Ela

O fato de o festival ser realizado em uma região rural e montanhosa, longe da correria dos centros urbanos, é um notável diferencial em relação a outros eventos dedicados à folk music no Brasil.

Embora São Paulo seja hoje a grande meca nacional do folk, o gênero está, em sua essência, associado ao campo, sugerindo frequentemente, quer em suas letras, quer em sua instrumentação, um fugere urbem. É preciso dizer, ainda, que o Serra Folk deste ano conta com uma novidade bastante agradável: os shows acontecem na ampla Vila Olímpica de Cachoeiras de Macacu, bem no começo da elevação da montanha, rememorando a tradição dos bailes pé de serra.

Veja também: Serra Folk Festival chega para ecoar o estilo na Região Serrana do Rio de Janeiro

O camping, em que artistas e público se encontram em clima de intimidade, segue em Boca do Mato, dentro do Parque Estadual dos Três Picos. Será fornecido a quem estiver instalado no acampamento transporte gratuito para a área do festival. Para manter os ânimos devidamente abastecidos, as bebidas e quitutes – veganos e não veganos – da já tradicional Feira Folk. Cachaças, cervejas e hambúrgueres, todos produzidos localmente, estão entre os vários comes e bebes. No espaço dedicado à feirinha, que conta com um tablado livre, aberto a todos, também acontecem shows intimistas e rodas de conversa sobre cultura e meio ambiente.

Mapa III Serra Folk

Tudo isso, vale dizer, a menos de 100 quilômetros da capital fluminense. O inverno serrano há de ser folk. Ônibus com destino a Nova Friburgo, disponíveis em diversos estados brasileiros, são uma boa opção para quem vai de longe.

Confira o line-up completo:

Sexta, 19/07, a partir das 19h:
19h – Voltando para Saturno – Cachoeiras de Macacu/RJ
20h – Versos Polaris – Belém/PR
21h – Paulo Ohana – Brasília/DF
22h – Rafael Elfe – São Paulo/SP
23h – Monoclub – Sorocaba/SP

Sábado, 20/07, a partir das 14h
14h – Bate-papo Entre Mulheres com Viviane Lugão
15h – Oficina de Dança Popular com Giovanna Lo Bianco
16h – Bate-papo Produzindo o Serra Folk com Filipe Gonçalves
19h – Luiza Lacerda e Renato Frazão – Rio de Janeiro/RJ
20h – Lívia Mendes – Belém/Pará
21h – Wood e Boaventura – Cachoeiras de Macacu/RJ e Canavieiras/BA
22h – Dois Varguinhas – Rio de Janeiro/RJ
23h – Camarada Matagal – Local

Domingo, 21/07, a partir das 18h
14h – Luteria Criativa com Camarada Matagal
15h – Bate-papo sobre PANC`s com Marco Gotinari
16h – Rafael Bessa – Nova Friburgo/RJ
17h – Tainá Garmendia – Manaus/AM
18h – Jander Ribeiro e Rodrigo Garcia – Brasília/DF e Rio de Janeiro/RJ
19h – Jhasmyna e Fidelis (participação Gottinari) – Nova Friburgo/RJ e Pelotas/RS
20h – Agatha e Gui Fleming  – Niterói/RJ
21h – André Prando – Vitória/ES