9 novas faixas que mostram o quão diversificado é o folk brasileiro
por Maísa Cachos
A riqueza cultural do Brasil se estende lindamente quando falamos sobre música. No folk não é diferente. A prova disso, é essa lista com 9 novas faixas que garimpamos e nas quais podemos ouvir influências de todas as regiões do país.
Araucários – “Vem Cuidar”
“Vem Cuidar” é o terceiro single do duo Araucários. A faixa sucede as anteriormente lançadas “Não Vou Mais Fugir” e “Logo Cedo”. Apesar de cada uma delas possuir elementos próprios, em todas podemos perceber acordes marcantes que evidenciam a influência folk e mpb que já comentamos aqui, além de uma pegada pop-rock característica do som do Paraná de onde os caras são.
Arthur Matos – “A Vida Secreta”
O músico aracajuano Arthur Matos está trabalhando no lançamento de seu quinto álbum, intitulado “Você”. Depois de lançar “Linha Reta”, “Halley” e “7 Mares”, chegou a vez de “A Vida Secreta”. O bacana aqui é que os dois últimos discos dele foram em inglês, e agora o músico volta para a essência dos primeiros álbuns, cantando em português. Dá pra perceber também que ele vem trabalhando outras sonoridades mescladas com o folk que caracterizava seu som até então.
Léo Vieira – “Outono”
Léo Vieira é um jovem incansável. Sempre que procuro novidades brasileiras para postar por aqui, certamente me deparo com uma nova canção interpretada pelo catarinense. Desta vez, a encorajadora “Outono”, lindamente composta pelo mesmo. Na melodia, um moderno folk-pop mesclado com a música caipira e o sertanejo raiz que sempre o influenciou.
Veja também: Victor Mus fitando calmo a liquidez
Jade e Rafa – “Contando Árvores”
Eles já foram os Folkears e, por ora, são Jade e Rafa. Enquanto se arranjam para saber como se divulgarão oficialmente, não param de fazer música. Certos estão. Recentemente, o duo participou do Hai Studio recebe, lá em Curitiba, de onde são, e apresentaram a autoral “Contando Árvores”. Violão, gaita, storytelling e harmonia de vozes: taí um belo som para embalar o dia.
Bernardo Bauer – “Calçada”
Para além dos projetos, Moons e Pequeno Céu, o músico mineiro Bernardo Bauer tem lançado novas faixas do seu segundo álbum solo “Pássaro-Cão”. Uma delas é “Calçada”, inspirada num lugarejo da Serra do Cipó e que carrega em sua melodia uma bonita atmosfera o folk.
Antiprisma – “Caos”
Continuando o processo de divulgação de seu vindouro disco “Hemisférios”, o duo paulista Antiprisma lançou “Caos”. Diferente das guitarras que encontramos nas faixas “Fogo Mais Fogo” e “Só Porque Você Não Se Encontrou”, singles lançados anteriormente, aqui encontramos uma espécie de retorno a raízes, com violões folk e muita calmaria.
Veja também: Os dilemas da cidade grande no novo clipe da Bravaguarda
Jean Donato – “Agradeça”
O campo-grandense Jean Donato é sempre positivo em suas letras. No novo single “Agradeça”, isso não é diferente. Aqui, o músico mistura folk-rock com uma pitada de surf-music e propaga a mensagem de como é bom ser grato pelo que se tem.
Lucas Rinor – “Amanheceu”
Baiano, mas residente em terras mineiras, Lucas Rinor se inspira no folk raiz e no estilo country-rock de caras como Jhonny Cash e Willie Nelson. Não só na música, mas no modo de vida mesmo. Basta acompanhar as redes sociais do cara para entender melhor esse contexto. “Amanheceu” é o nome do seu novo disco e, também, deste single pesado cuja versão ao vivo você pode conferir logo abaixo.
Corcel Mágico – “Sol de Outono”
A praia do Corcel Mágico é o folk rock. Melodiando letras românticas a banda carioca conta com acordes de violão e banjo, e uma voz característica que me lembra demais as bandas de rock que eu ouvia nos anos 2000. A prova? Seu mais novo single “Sol de Outono”.