Passeando entre o folk e o rock, Bravaguarda apresenta seu disco de estreia “Abra Seus Olhos”
por Maísa Cachos
É com uma bela mistura de Rock, Pop, Folk e Country que a Bravaguarda apresenta “Abra Seus Olhos”, seu disco de estreia, lançado no finalzinho do mês de junho.
O álbum passeia entre composições precisas e arranjos de fácil assimilação, explorando elementos tradicionais como violão e banjo, indo até as distorções de guitarra e efeitos de teclado e sintetizadores, transformando a sequência de canções em uma ótima trilha sonora para se ouvir a qualquer momento.
As músicas deixam claras as influências e as vertentes que o grupo acumulou ao longo de sua trajetória. A abertura com o single “Palavra Roubada” mostra um country rock animado e cheio de energia. A levada clássica e a ironia de “Me Aplauda” reflete sobre os tempos atuais onde a estética virtual importa muito mais que a realidade.
Com doze faixas, o trabalho foi produzido pelo tecladista da banda, Milo Andreo. As músicas foram compostas e tomam voz pelos irmãos Dan e Gui Barreto, sendo algumas delas frutos de parcerias com André Serante, ex-integrante do grupo.
A sequência “Na Cidade”, “Novo de Novo” e “Deslaços” aborda em suas letras temas como amadurecimento, tensões sociais e relacionamentos, além de mostrar que as referências são variadas e milimetricamente calculadas em cada canção. A identidade se confirma em “Fellas Forasteiro”, música que conta a saga de um herói carregado de melancolia.
Com uma levada empolgada e encaixes instrumentais que vão se modificando e evoluindo a cada compasso, a faixa mostra o quanto a
música da Bravaguarda pode ser diversa e precisa. E assim o disco discorre, passeando entre o antigo e moderno, entre o folk e o
rock, entre o violão e a distorção.
“Abra seus Olhos”, que você pode ouvir logo abaixo, é um lançamento em parceria com a gravadora Ditto Music.
A Banda
Entre 2009 e 2014, ainda utilizando o nome Bangs, os amigos Dan e Gui Barreto, Pablo Melo e André Serante lançaram dois EPs, totalizando oito músicas autorais. Por conta da mistura de influências do rock com o folk e o country a banda criou seu “folk de garagem”.
Além de se apresentar em diversas casas do circuito independente paulista, tocou em eventos importantes como o Grito Rock e em duas edições da Virada Cultural Paulista, tendo a oportunidade de dividir o palco com nomes importantes como Del Rey, Porcas Borboletas e Superchunk (USA).
Depois de um hiato de mais de dois anos, o desejo de voltar com o projeto engavetado uniu novamente os irmãos Dan e Gui Barreto e o amigo de infância Pablo Roberto Melo, e os fez reviver as canções autorais com maturidade e vontade necessárias para a banda enfim delinear todas as ideias e objetivos que sempre almejaram. Para selar a nova fase, e também por encontrarem artistas com o mesmo nome fora do país, decidiram rebatizar a banda para Bravaguarda. Somando-se a entrada do tecladista Milo Andreo na formação
atual, um maior leque de possibilidades se abriu nas composições, que agora fazem parte do primeiro disco da banda intitulado “Abra seus Olhos”.
>> Você pode conhecer mais músicos folk brasileiros em nossa playlist Folk Brasil no Spotify!