Capim: um duo folk inspirado nas paisagens e nos valores da terra
por Maísa Cachos
Foi lá no Vale do Itajaí, mais precisamente da cidade de Brusque-SC que encontramos mais uma dupla que está enriquecendo e exaltando o folk brasileiro. Formado por Lumi Queluz e Didi Maçaneiro, o duo Capim busca na terra a essência para suas canções.
O nome não surge a toa, num belíssimo poema chamado “Nossa Essência”, que está disponível no canal do YouTube do duo, Maçaneiro declama “o terreno da vida pode ser úmido, rochoso, irregular ou não. Capim, nem se vê a semente, nasce em todo lugar”.
Ainda sobre o propósito do projeto, os músicos falam que “trata-se de músicas rurais inspiradas no relevo de nossa região. A rotina transforma lindos cenários em paisagens banais, a inspiração do projeto veio da necessidade de compreender diariamente essas paisagens, enxergar a beleza que nos rodeia e valorizar esta natureza tão generosa através da música”.
E completam, “acreditamos que o grande objetivo deste trabalho é fortalecer a ruralidade do Vale do Itajaí, as montanhas, o relevo e criar um estilo musical original que represente a região em que vivemos dentro do cancioneiro brasileiro”.
Nascido no final de 2017, o projeto hoje conta com dois singles produzidos por André Whoong (produtor da Tiê) e o primeiro álbum está com lançamento programado para novembro de 2018.
Além dos poemas e dos singles, cujos clipes oficias vocês podem conferir logo abaixo, no canal do duo dá pra ver versões de canções que influenciam o som deles.
É música brasileira feita com corpo, alma e raízes.
>> Você pode conhecer mais músicos folk brasileiros em nossa playlist Folk Brasil no Spotify!