Exclusivo: Henrique Krispim fala sobre seu novo projeto “Folk Spaceman”
por Maísa Cachos
O músico Henrique Krispim acaba de lançar o seu novo trabalho. Intitulado “Folk Spaceman”, o projeto reúne 7 faixas inéditas. Entre elas, o baita single “Ia Eu”, composta por Edu Guerra, mas que casou perfeitamente com a voz e o estilo de Krispim.
Sobre o nome do projeto, o músico conta com exclusividade para o FolkdaWorld: “Folk Spaceman é uma personagem que eu criei. É um ser que estava a muito tempo longe da visão das coisas que aconteciam aqui e é como se ele passasse por um rito de reentrada ao planeta terra, voltando para as coisas daqui”.
“Este é um trabalho sobre pôr os pés no chão e tentar entender o que está acontecendo a sua volta”, conta o músico. “‘Como vou ser recebido?’, ‘Será que muita coisa mudou?’ são as questões que se passam na cabeça do personagem e que vou abordar ao longo do trabalho”, explica.
Enquanto o trabalho anterior do músico “Universo de Bolso” (2014), seguia uma linha de composições que tinham uma relação mais introspectiva com o artista, “Folk Spaceman” faz o oposto. A começar pelas canções escolhidas para encabeçar o projeto: “Ia Eu”, que já citamos, “Figura” (de Rubens Kurin) e “Heroi” (de João e Mauricio Redondo) não foram compostas por Henrique, o que mostra uma migração de dentro pra fora. E são exatamente essas relações interpessoais (consigo e com os outros) que ele quer mostrar.
A princípio, Henrique vai lançar as três canções que citamos (e que ouvimos com exclusividade!). As outras quatro serão finalizadas durante a divulgação desta primeira parte do projeto. E tem um fato curioso nessa experiência, uma canção ainda vai ser composta “ela será um reflexo direto do impacto da primeira parte do projeto”, revela o músico.
Para divulgar este novo trabalho, Krispim lançou um site temático, cheio de alusões ao espaço. E, por lá, também divulgou alguns teasers com trechos das canções e imagens que remetem à volta do folk spaceman para a terra. Vale a pena conferir!
Primeiras faixas divulgadas
Como já falamos, o projeto do Henrique é dividido em duas partes. E tivemos acesso exclusivo as faixas que estão sendo lançadas nesta primeira fase.
Dentre elas, “Ia Eu” é a minha favorita. A faixa tem uma melodia suave e narra os altos e baixos da vida como se fossem os momentos de uma caminhada. A letra brinca muito bem com as palavras e tem cordas tão aconchegantes para os ouvidos quanto o timbre bonito do Henrique.
Talvez “Heroi” tenha a abertura que mais gosto. As cordas e o foot tapping têm um ar meio western. Já a letra soa mais como um protesto, o que tem tudo a ver com o nome da canção e a melodia meio faroeste.
“Figura” é uma balada mais romântica, mas não deixa de ter uma letra bem reflexiva. Ela tem um ‘q’ de autoavaliação e, ao mesmo tempo, faz a gente repensar a nossa própria vida.
Krispim faz bonito e engrossa o caldo dos artistas que têm feito folk brasileiro em português, misturando o melhor do estilo com nossa música popular.
“Folk Spaceman” é o primeiro trabalho dele gravado inteiramente em estúdio (os demais contam com gravações ao vivo). O álbum foi produzido por Diego Oliveira (o Benjamim) e as faixas devem estar disponíveis nas principais plataformas de Streaming a partir de hoje, dia 15 de julho.
Saiba mais sobre o artista
Músico, multi-instrumentista e poeta, Henrique é formado em Composição e Regência pelo Centro de Estudos Musicais Tom Jobim e atua no meio artístico no Grande ABC e São Paulo(capital) há mais de 15 anos.
Em 2014, Krispim deu início ao projeto Club do Folk, com o objetivo de recrutar e descobrir novos compositores e iniciar parcerias na música folk. No mesmo ano, assumiu a direção de marketing da casa de shows Lapa 40 graus SP, onde realizou os projetos Baile Folk, com as participações de Renato Teixeira, Chico Teixeira e a Banda Folk na Kombi, e a Quinta Folk, com Zé Geraldo e Mauricio Baia.