Os dilemas da cidade grande no novo clipe da Bravaguarda
por Maísa Cachos
Houve um tempo em que o folk falava sobre a terra, celebrava a natureza, a vida no interior, a simplicidade das coisas. Na década de 50, Woody Guthrie cantarolava “Pego minha pequena semente e planto-a; Tooky, tooky, tooky, tooky, tidalo. Todos nós vamos dançar e ver minha pequena semente crescer”. Em 80, o escocês Bert Jansch traduziu os versos de “Cio da Terra”, de Milton Nascimento e Chico Buarque para cantar sobre a nossa mãe terra. E esses são só dois exemplos de uma era memorável.
Mas vivemos outros tempos. Em 2019, parece que nossas inspirações são outras. Também pudera, em busca de espaço no mercado ou, simplesmente, da realização de um sonho muitos músicos acabaram deixando seus lares no interior para tentar a carreira na cidade grande. Certamente você tem um(a) amigo(a) que fez isso.
No clipe de seu novo single, intitulado “Na Cidade”, a banda Bravaguarda aborda exatamente esse tema. Sob a direção de André Barreto, o vídeo traz imagens do cotidiano corrido em São Paulo em contraste a calmaria de Mogi das Cruzes – interior do estado e cidade natal dos integrantes.
A ideia é retratar exatamente o que a letra traz como mensagem, a saudade que as pessoas sentem quando se mudam para uma grande metrópole, muitas vezes deixando família e amigos para trás. Em versos simples, eles cantam “Eu vim pra tentar a vida/ Porque a vida me tentou / No coração uma ferida / Sigo tentando ser bom jogador…”.
“Na Cidade” faz parte do primeiro disco da banda “Abra seus Olhos” (2018) e será relançada em um EP contendo mais duas faixas: uma versão acústica da canção e outra ainda inédita.