[Ao Vivo] Ben Howard – 27 de maio de 2018, Coliseu dos Recreios

por

Foi com um atraso de mais de 30 minutos e sob a impaciência de boa parte do público que Ben Howard subiu ao palco do Coliseu dos Recreios (lotado!), em Lisboa, para a sua primeira apresentação depois de quase 3 anos afastado dos palcos.

O show foi o primeiro da turnê de seu novo álbum “Noonday Dream”, com lançamento marcado para junho deste ano. O álbum foi composto e produzido por Ben em parceria com o músico Mickey Smith, que integra sua banda.

Claro, as novas faixas foram o foco principal do setlist. “A boat to an island on the walls”, “Nica libres at dust” e “Towing the line”, os principais singles do trabalho, foram algumas das primeiras canções a serem tocadas. Provocando uma certa curiosidade no público sobre o que seria tocado depois das novidades. Mas foi quando ele apresentou seus clássicos que o público realmente vibrou. “I forget where you were” ganhou um coro bonito no refrão e “Small things” arrancou gritos de vibração já nos primeiros acordes.

As projeções de tela no fundo do palco foi um espetáculo a parte.

De poucas palavras, Ben soltou alguns “Thank you very much” e “It has been a long time, Lisbon”. Ele não se apresentava na capital portuguesa desde 2014.

Não bastasse ser meu primeiro show fora do Brasil, tive o privilégio de estrear vendo esse cara, cujo trabalho acompanho há anos, e que passei a admirar ainda mais depois de vê-lo no documentário “Austin to Boston“. Durante 1h e meia de show, pude ver de perto a maestria de Ben Howard e sua incrível banda! Me surpreendi com a quantidade de pessoas que dividem o palco com o cara e a agilidade na troca de instrumentos para se adequar aos arranjos de cada canção.

Mas confesso que o tempo foi pouco, e que não sai satisfeita. Quando ele voltou para o palco, no bis, queria ter visto ele apresentar “Only love”, “Old pine”, “She treats me well” e, claro, “Keep your head up”. Mas o setlist não contou com algumas das minhas favoritas. E, pelo pouco que conversei com um pessoal que estava do lado, as favoritas deles também.

Mas é sobre isso que é a música. E é assim que o artista tem que se mover. Mais uma vez, não sai satisfeita. Queria mais. Queria as “minhas” músicas. Contudo, sai inspirada. Inspirada a quebrar o elo com o pronto, com o conforto, com o de sempre. Pronta para encarar as novidades que a criatividade desse cara ainda tem para apresentar pela frente.

E, pensando bem, talvez, eu tenha sido uma das primeiras pessoas a ver seus novos clássicos ao vivo. Afinal, a maior parte das canções foram tocadas para o público pela primeirissíma vez. E eu tive o privilégio de estar ali! Sem contar que, ao menos para mim, “Towing the line” já é uma das suas melhores composições.

 

Setlist Ben Howard – Turnê Noonday Dream – Lisboa

 

whatsapp-image-2018-05-28-at-20-18-02

“A Boat to an Island on the wall”
“Nica Libres at dusk”
“Untitled”
“The defeat”
“Towing the line”
“What the moon does”
“Murmurations”
“Agatha’s Song”
“I Forget where we were”
“Small Things”
“Someone in the Doorway”
“There’s your man”

“End of the Affair”
“Promise”
“Conrad”

 

Show de Abertura

 

O show de abertura ficou por conta do talentosíssimo Ryan Gustafson, que toca o projeto The Dead Tongues. O que foi uma surpresa pra mim! Sem esperar, me deparei com uma excelente mistura de folk, blues e country no palco. Sozinho, o músico americano conseguiu conquistar o público com suas melodias e, ainda, aquecer bem o ambiente para o excelente espetáculo que viria a seguir.

Pesquisando um pouco mais sobre o músico (que eu nem preciso dizer que adorei!), descobri ele lançou o seu mais novo trabalho “Unsung Passage”, no último dia 18 de maio. Ou seja, foi mais um show fresquinho!

Dá play aí pra conferir o som do cara!