10 novos clipes do folk brasileiro

por

No comecinho de maio, lançamos aqui uma lista com 9 novas faixas que mostram o quão diversificado é o folk brasileiro. E agora que o mês está findando, chegou a hora de listarmos alguns videoclipes que andamos assistindo nos últimas semanas.

Ricardo Mabilia – “Universo Vil”

Ricardo Mabilia é ex integrante do grupo folk Velho de Guerra. No finalzinho de março deste ano, ele se aventurou em lançar um EP solo com 6 faixas, todas gravadas e mixadas por ele mesmo.

Intitulado “Universo Vil”, o trabalho conta com algumas experimentações em suas melodias. A essência está na nova mpb e podemos também ouvir bonitos dedilhados, típicos do folk, em faixas como a que dá nome ao EP.

A canção, inclusive, ganhou um simples mas valioso clipe que conta com uma interpretação pelo próprio Ricardo, olhando para cima e questionando-se sobre o que sobra quando a vida se vai.

Outra faixa que também ganhou clipe foi “Teu Silêncio é um Temporal”. A sonoridade não tem a ver com folk, experimenta o ritmo do funk carioca em sua construção. Mas tá bem bonita. Você pode conferir esse outro clipe clicando aqui.

Tiago Sarmento – “O Boho-Folk do Mato (O Cowboy do Asfalto)”

Em fevereiro, o músico mineiro Tiago Sarmento lançou seu novo disco intitulado “Entressafra: Ou Canções para Se Ouvir Ligeiramente Ébrio”. E agora, neste mês de maio, ele liberou um clipe divertido para a canção “O Boho-Folk do Mato (O Cowboy do Asfalto)”.

Com letra de Tiago e melodia de Landau, o músico diz que a faixa é “minha autobiografia musicalizada a partir da autobiografia musicalizada do Landau, que me emprestou sua melodia e deixou que eu fizesse essa singela homenagem a nós, artistas meio ‘Bon Jovis, meio Amados e Batistas’“.

Gigito – “Vira Lata da C.G.”

Sempre com muito bom humor e críticas valiosas, o cantor, compositor e multi-instrumentista Vítor Rios, mais conhecido como Gigito, liberou o clipe de seu novo single “Vira Lata da C.G.”.

A faixa tem aquela levada de bluegrass desapegado já característica da carreira do artista. O clipe foi gravado em Salvador/BA, com imagens de Tib Barreto e roteiro e montagem do póprio Gigito.

Julie and Gent – “Enquanto Você Não Está”

Julie and Gent, duo formado por Júlia Gutierrez e Gentil Nascimento, lançou o primeiro single de sua nova fase musical. Depois do EP Partners in Crime (2016) e do disco The Convenience of Fate, com composições em inglês, os dois belo-horizontinos se aventuram nas canções com letras em português.

A canção chegou acompanhada de um vídeo, que conta com produção executiva, captação e edição assinadas pelo próprio Gentil, e direção de arte de Luiza Barcelos. Na tela, a estrela é a atriz Fernanda Bontempo.

Sobre a canção, Gentil disse para a Rolling Stone Brasil: “Acredito que uma música deve vir sempre acompanhada alguma mensagem que tire as pessoas da zona de conforto, em qualquer aspecto. Essa música aborda a masturbação como forma de aproximar duas pessoas que se amam ou ainda para reforçar o amor próprio dentro da gente”. E completa “o clipe reforça a ideia da masturbação como aproximação de si mesmo. Achei a ideia do espelho a forma mais metafórica e bonita”.

Araucários – “Vem Cuidar”

“Vem Cuidar”, terceiro single do duo paranaense Araucários  ganhou um clipe com imagens de Nathalia Adamuchio, gravadas no Estúdio H, em Maringá/PR.

Composta por Eduardo Franzato e Thiago Juliani, que integram o duo, a faixa é uma canção de amor e teve sua melodia inspirada em acordes de Ré maior, bem presentes nas canções da banda Wilco. Você pode conferir a história completa da canção, neste vídeo que está no canal do YouTube da dupla.

Patrick do Prado – “Criança”

“Criança” é o primeiro single de Patrick do Prado, que prepara o seu EP de estreia
“Mesmo que não tenha sol”. E a faixa ganhou um bonito clipe filmado por João Spinelli, em Santo Antônio de Lisboa (Florianópolis/SC), Playa de Piriápolis e Punta Ballena (Uruguai).

A canção que tem uma pegada bem característica da mistura de folk e mpb, conta ainda com um toque meio “lullaby”, e nos embala através de imagens que misturam paisagens exuberantes, imagens de crianças brincando na praia e Patrick em uma bonita tarde de sol cantarolando sobre a leveza de sermos como criança.

Arthur Matos – “A Vida Secreta”

“A Vida Secreta” é o quarto single que anuncia “Você”, o vindouro disco do músico Arthur Matos. Lançada no comecinho de maio, agora ela ganha um clipe com direção de Joseph Christopher e Rosení Sales e com atuação de Vicente Henrique.

Joseph e Rosení são alunos da UFS, em Sergipe, e o clipe fez parte do trabalho de conclusão de curso deles. Inclusive, o lançamento foi feito primeiro lá na Universidade. Bacana, né?

A canção foi escrita por Arthur em parceria com a poeta Mônica Meira, em meados de 2017, e foi produzida pelo próprio músico juntamente com Vinicius Big John e Rafael Ramos.

Akio Ponte – “Última Tentativa”

Falar de amor sempre soa piegas, mas falar de amor em tempos onde o ódio está imperando, pode também ser resistência. É assim que enxerga o artista Akio Ponte, que está lançando o seu primeiro videoclipe, “Última Tentativa”. A música está no mais recém-lançado disco de estreia “Mais Um Mero Ruído Excêntrico” (2018) e faz parte de uma série de vídeos que o artista vai lançar neste primeiro semestre de 2019.

Com direção de Rafael Rezende, assistência de Fábio Lontra e atuação de Akio Ponte e sua namorada Mariana Britto, vídeo foi gravado em várias locações de Brasília e trazem a cidade como pano de fundo para uma história de amor cheia de desencontros.

Mar Aberto – “A Encomenda da Minha Vida”

O duo Mar Aberto liberou seu novo single “A Encomenda da Minha Vida“. A canção chegou acompanhada de um videoclipe dirigido por André Loureiro.

Para Gabriela Luz, a faixa “É uma história real em forma de música e é a prova de que se você quer muito alguma coisa, pode ficar tranquilo(a) que ela chega até você. E isso pode ser um grande amor, uma conquista pessoal, um animalzinho, ou até uma graninha no seu bolso. Eu acredito que aquilo que a gente projeta pro Universo com intensidade, volta”.

Já para Thiago Mart “É uma música confessional e ela realmente fala sobre o que um de nós viveu. Essa intensa busca por um par que, felizmente, deu bom. Então a gente recomenda que se você quer MUITO algo, escreva detalhadamente num papel (um bilhete pro Universo) e coloque fé. Dá certo”, confessa.

Serginho Freitas – “Desassossego”

As dificuldades do amor moderno e a sensação de inquietude que move quem se apaixona marcam “Desassossego”, novo single do cantor e compositor fluminense Serginho Freitas. Unindo folk com uma MPB pop e elementos eletrônicos, a faixa está disponível em todas as plataformas de música digital e ganha um clipe com direção da Imagética Filmes.

Com produção musical de Márcio Pombo, a faixa marca uma nova fase na carreira do artista que lançará em agosto seu primeiro álbum solo “Quantas milhas daqui até nós”.

“Essa música nasceu pelo nome. Após me deparar com a palavra desassossego no livro ‘Crime e Castigo’ comecei a trabalhar em cima da palavra em si. Fiquei pensando num amor que quer ser conquistado, que deixa a pessoa inquieta, desassossegado. É um apelo para uma conquista, uma inquietação do personagem que deseja dar sorriso e abrigo a outra”, conta Serginho.