Folk You 2020: atualizando a playlist com os singles folk que amamos em fevereiro (parte 1)

por

Fevereiro tem trazido lançamentos folk tão bons que não pude esperar o mês acabar para dividir com vocês o que tenho escutado até então. Então, rola o mouse (ou dedo) pra conferir o que saiu de bom nessa primeira quinzena do mês.

Nacionais

“Era tão bom” – Fabíola Beni (feat. Murillo Augustus)

Depois de nos presentear, em 2019, com dois EPs que nos apresentaram seu trabalho como cantora, compositora e violeira, Fabíola Beni juntou sua viola com a gaita de Murillo Augustus e lançou, neste mês, o belo single “Era tão bom”.

“Forever Young” – Phillip Long (Bob Dylan Cover)

Apesar de ser um expecional compositor, Phillip Long tem mostrado seu talento também em gravar versões para canções de artistas que admira e que o expiram. Agora em fevereiro, foi a vez dele dar voz a “Forever Young” do Dylan.

“Você” – Jay Horsth (feat. Helio Flanders)

Também neste mês, Jay Horsth (vocal da banda mineira Young Lights) uniu sua voz e a de Hélio Flanders na romântica “Você”. A faixa é o primeiro single de “Você, o Fogo e o Fim”, o primeiro EP solo da carreira de Jay. A canção chegou acompanhada de um clipe em preto branco produzido por Gentil Nascimento e pelo próprio Jay.

“Animal” – Guil

O cantor e compositor Guil está preparando o lançamendo de seu novo EP. O trabalho contará com quatro canções que passeiam entre o pop, o folk e a MPB. No último dia 13, ele jogou para o mundo o single “Animal”, um folk- pop descontraído que compôs ao lado de Digão Bessa e com elementos que nos remete às pérolas de alt.country da década de 2000.

Veja também: Com muito humor e uma misturada de sons, O Bardo e O Banjo lança clipe de “Tempero Paulista”

“Um e Meio” – Supercolisor (feat. Tuyo)

A banda Supercolisor se uniu ao trio Tuyo no single “Um e Meio”. Uma deliciosa faixa guiada pelos encontros da vida, e que vai integrar o álbum “Viagem ao Fim da Noite”, da Supercolisor, previsto ainda para este primeiro semestre. A faixa chegou acompanhada de um vídeo que mostra o seu processo de gravação.

“Me leva pra casa” – Luca Libre

Influenciado pelos gêneros folk, indie e punk rock, o músico brasiliense Luca Libre, abre seus lançamentos do ano com o single “Me leva pra casa”. Com uma melodia alegre e divertida, a faixa nos remete aquela sensação pós festa, quando a diversão já acabou e chega a hora de ir embora.

“Sintonia” – Ricardo Mabilia (feat. Delunar)

Com muita leveza, belas cordas, batidas pop e um belo arranjo de vozes, Ricardo Mabilia se une ao duo Delunar no single “Sintonia”. A canção reúne de tudo um pouco e chegou junto com um clipe solar, com aquele climinha quente e gostoso do verão.


Internacionais

“Be Afraid” – Jason Isbell e The 400 Unit

Jason Isbell e sua banda, The 400 Unit, lançaram o single “Be Afraid”. Mais uma vez produzido por Dave Cobb, que trabalhou com Isbell em seus três álbuns mais recentes, e acompanhado de belso riffs de guitarra, Isbell evoca que devemos fazer o que for, sem medo de encarar os desafios. A faixa é um aperitivo para o álbum “Reunions”, que será lançado em 15 de maio.

“Late Bloomer” – The Secret Sisters

Continuando os trabalhos de anunciação de seu vindouro álbum, Saturn Return”, a ser lançado no próximo dia 28 sob a produção de Brandi Carlile, Tim Hanseroth and Phil Hanseroth, The Secret Sisters liberaram o single “Late Bloomer”. A faixa chegou acompanhada de um clipe bem bonito com imagens caseiras mostrando momentos bem intimistas das irmãs Laura and Lydia Rogers.

“The Unlimited” – Sufjan Stevens (feat. Lowell Brams)

Sufjan Stevens e Lowell Brams, seu padrasto e colaborador de longa data, lançaram juntos uma nova música. Intitulada “The Unlimited”, a canção instrumental anuncia “ Aporia”, o próximo álbum de Sufjan, inspirado na Nova Era e que tem lançamento marcado para o dia 27 de março.

“Sweet Adeline Pt. 2” – Avi Kaplan

Preparando o EP “I’ll Get By” para o próximo dia 28, Avi Kaplan acaba de liberar mais um single que estará presente no trabalho. Intitulada “Sweet Adeline Pt. 2″, a faixa apresenta um violão sombrio e assobios, além de um pedal brilhante e harmonias delicadas que formam a trilha sonora perfeita para os vocais de Kaplan que compartilha conosco suas reflexões sobre um relacionamento anterior.

“Half of Everything” – Scott MacKay

Scott MacKay é um nome novo aqui no blog, mas sua música é daquelas que soam como algo familiar. Em pleno Valentine’s Day, o canadense liberou o single “Half of Everything”, que conta com uma pegada clássica do country e uma narrativa espirituosa sobre um divórcio. 

“Cremation (Ashes to Ashes)” – Villages (Lou Reed Cover)

Outro nome novo por aqui e, por coincidência, também canadenses, temos os Villages com uma bonita versão de “Cremation (Ashes to Ashes)”, do Lou Reed. A banda conta que ao ouvirem a canção pela primeira vez, eles ficaram impressionados com a capacidade de Lou Reed de brincar com o peso da mortalidade e logo adicionaram a faixa ao set ao vivo. Com o tempo a faixa foi incorporando as influencias da banda e tomando uma forma que se encaixava bem eu seu repertório. O resultado é o cover que você pode conferir acompanhado desse vídeo logo abaixo.

Veja também: Deixe os doces acordes indie-folk das The Frampton Sister envolverem você no single “Let Me Hold Your Hand”

“Light Years” e “I Am Easy to Find” – William Fitzsimmons

Também evocando artistas que o influencia, o barbudo William Fitzsimmons liberou um single duplo com covers da banda The National. O trabalho reúne versões de “Light Years” e “I Am Easy to Find”. Ao anunciar suas versões, Fitzsimmons disse “The National tem sido minha banda favorita nos últimos 10 anos. Nenhuma outra banda me desafiou mais como fã e como artista. Suas músicas me levaram a momentos difíceis e estiveram em meus ouvidos em momentos de tristeza e alegria. Me orgulho em poder reinterpretar algumas das minhas músicas mais favoritas que eles fizeram”.

“Oh Girl” – Jonathan Wilson

Continuando as divulgações de “Dixie Blur”, seu novo álbum com lançamento marcado para 6 de março, Jonathan Wilson aproveirou o Valentine’s Day para divulgar o single “Oh Girl”. A faixa é uma balada romântica super leve e compartilha o carinho por alguma garota que foi/é amada. A canção conta ainda com com um belíssimo solo de gaita de Jim Hoke.

“Blue Jean Baby” – Cayley Thomas

Preparando o lançamento de seu álbum “How Else Can I Tell You?” para o dia 1º de maio, a canadense Cayley Thomas, disponibilizou o single “Blue Jean Baby”. A canção explora o padrão de se sentir responsável pelas emoções ou ações de outras pessoas em detrimento do nosso próprio bem-estar. “É como quando você está em um avião e eles dizem para você colocar sua máscara de oxigênio antes de ajudar outros passageiros”, fala Cayley sobre a música. A faixa chegou acompanhada do clipe que você pode ver logo abaixo.

“Halfway” – James Blunt (feat. Ward Thomas)

James Blunt tem resgatado seu folk-pop em cada novo lançamento que vem disponibilizando, com “Halfway” não foi diferente. Em seu novo single, o músico fortalece essa pega ao unir seus vocais ao da dupla de pop-country Ward Thomas. Vale dizer, que a versão solo original deste single é igualmente boa e aparece no recente álbum de James “Once Upon A Mind”, lançado ano passado.


Ouça toda essa galera na nossa playlist Folk You 2020: