11 filmes que todo fã de Country deve assistir, segundo o Wide Open Country

por

Eu bem sei como vocês que acompanham nossos posts aqui no FolkdaWorld gostam das nossas dicas de filmes e séries, cujas trilhas sonoras têm a ver com o universo musical country-folk. Por isso, assim que vi essa lista no portal Wide Open Country, pensei em compartilhar com vocês. Espero que curtam!

 

11. Songcatcher (Coletora de Canções) – 2000

 

O filme conta a história de uma musicóloga que viaja para Appalachia no início dos anos 1900. Ela vai visitar a irmã, que dirige uma escola rural nas montanhas. Lá ela encontra o tesouro de sua vida: a música do local, uma coleção de antigas baladas escocesas e irlandesas. A artista country-folk Iris DeMent tem um papel significativo no longa e empresta sua linda voz montanhosa à trilha sonora do filme.

 

10. The Thing Called Love (Um Sonho, Dois Amores) – 1993

 

Na esperança de se tornar uma estrela da música country, Miranda Presley se muda de Nova York para Nashville. No meio da trama, ela trabalha como garçonete e conhece dois homens que disputam o seu coração. Ok, um filme típico de Sessão da Tarde. Mas, que não deixa de ser legal. Ao longo de sua jornada na Cidade da Música, Presley faz audições no famoso Bluebird Cafe e vive todas as dificuldades que sabemos que os músicos vivem para viver de sua arte. Se prestar bastante atenção, você vai ver alguns músicos country aparecendo ao longo do filme.

 

9. Songwriter (Escrevendo Músicas) – 1984

 

Um compositor e cantor está preso por contrato a um promotor sem escrúpulos, que o impedirá de seguir com sua carreira. Para se livrar da situação, ele arma um plano e conta com a ajuda de seu ex-parceiro e de uma cantora novata. Ok, até aí. Acontece que o filme é estrelado por Willie Nelson e Kris Kristofferson interpretando músicos do campo que estão entrando na indústria da música. E o roteiro do filme foi derivado do descontentamento da vida real de Willie com a indústria musical de Nashville.

 

8. Walk the Line (Johnny & June) – 2005

 

O filme conta a história da ascensão de Johnny Cash. Passa pelos dias em que ele era só um garoto criado em um sítio, avança pelo tempo em que se mudou com sua esposa para Memphis, no Tennessee – onde começou a gravar – e chega ao seu ápice no romance de Cash com a cantora June Carter, o amor de sua vida. Joaquin Phoenix e Reese Whitherspoon encarnam perfeitamente Johnny e June. Shooter Jennings faz uma aparição como seu pai da vida real, Waylon Jennings. E a cantora Shelby Lynne interpreta a mãe de Johnny Cash, Carrie.

>> Flashbask: há 10 anos acontecia a premiere de “Walk The Line”, filmografia de Jhonny e June

 

7. Honeysuckle Rose (Minha Estrada, Minha Vida) – 1980

 

Um cantor de música country luta para se destacar no cenário nacional e as coisas parecem estar caminhando nessa direção, até que ele se envolve com uma  aspirante a jovem cantora, que é filha de seu ex-guitarrista. Isso complica seu casamento e tira sua carreira do prumo. Willie Nelson interpreta Buck Bonham, que é basicamente um Willie Nelson menos bem sucedido. Como esperado, a trilha sonora é matadora. Willie foi indicado ao Oscar de Melhor Canção Original por “On the Road Again”. E o filme apresenta performances de Emmylou Harris e do lendário violinista texano Johnny Gimble.

 

6. Pure Country – 1992

 

Dusty Chandler é um cantor rústico de sucesso, vivido por George Strait em seu primeiro (e único) papel de protagonista. Dusty começa uma crise pessoal quando percebe que as pessoas não notam uma falha sua no meio de uma apresentação. Ele discute com sua empresária e, cansado do show business, resolve voltar para o Texas sem avisar a ninguém. Sua empresária não perde tempo e arruma um dublê para fazer o papel de Dusty nos shows. O público não percebe, e ela ganha tempo para reencontrar o músico verdadeiro. Curioso é que um cantor de punk virou herói do country alternativo, John Doe interpreta o amigo e baterista de confiança de Dusty, Earl.

 

5. Crazy Heart (Coração Louco) – 2009

 

Bad Blake é um cantor de música country decadente e beberrão que vive de shows baratos. Durante uma entrevista, ele se apaixona por uma jornalista novata e decide se entregar a este amor, com a esperança de começar uma nova vida. A interpretação do papel principal fica por conta de Jeff Bridges. O romance no qual o filme foi baseado foi inspirado no cantor country Hank Thompson. Ryan Bingham, que escreveu a canção “The Weary Kind” para o filme, aparece como membro da banda de apoio de Bad Blake.

 

4. O Brother, Where Art Thou? (E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?) – 2000

 

Ulysses Everett McGill está tendo dificuldade para se ajustar a sua pena de trabalhos forçados no Mississippi. Ele consegue fugir da cadeia junto com Delmar e o desajustado Pete. O trio prepara-se, então, para ir atrás de uma fortuna em tesouros enterrados. Sem nada a perder e ainda com as algemas, eles vivem uma incrível aventura dirigida pelos icônicos irmãos Coen. O filme lançou uma revolução musical, despertando o interesse do público em música antiga e bluegrass e fazendo do centenário “Man of Constant Sorrow” um grande sucesso. A cantora norte-americana Gillian Welch, que aparece na trilha sonora, faz uma aparição no filme como uma mulher tentando comprar um disco dos Soggy Bottom Boys.

 

3. Honkytonk Man – 1982

 

Clint Eastwood interpreta Red, um cantor caipira da era da Depressão que, doente, viaja para Nashville. Ele embarca em sua última jornada com seu jovem sobrinho (vivido por Kyle Eastwood, filho de Clint) para gravar um álbum, procurando por fama no famoso Grand Ole Opry antes que sua doença o domine por completo. A história é parcialmente baseada na vida do músico Jimmie Rodgers. Um outro músico, Marty Robbins faz sua última aparição no filme como Smokey, um cantor que ajuda Red a gravar sua música “Honkytonk Man”.

 

2. Tender Mercies (A Força do Carinho) – 1983

 

Robert Duvall interpreta Mac Sledge, um cantor country alcoólatra que está se recuperando e tentando recomeçar em uma pequena cidade no Texas. O trabalho de Duvall no filme, lhe rendeu um Oscar de Melhor Ator em 1984. O bacana é que o próprio Duvall canta no filme e ele até escreveu algumas das músicas da trilha sonora. Willie Nelson ficou tão impressionado com a interpretação honesta do filme de um cantor em dificuldades que se ofereceu para ajudar a promover o filme.

 

1. Coal Miner’s Daughter (O destino mudou sua vida) – 1980

 

Interpretar uma das mais amadas cantoras e compositoras de todos os tempos não é tarefa fácil, mas Sissy Spacek fez isso com entusiasmo. Spacek é Loretta Lynn neste filme, que conta a história da artista. Nascida uma família pobre de mineradores de carvão, sonhando desde cedo em ser cantora, Loretta começa cantando para família e amigos, lança um disco independente e, aos poucos, chega ao tão sonhado estrelato. Sabe o que é curioso? A própria Loretta escolheu a atriz para o papel, devido às suas semelhanças físicas. Incrivelmente, Spacek cantou todas as músicas no filme. Ernest Tubb, Roy Acuff e Minnie Pearl também aparecem no filme. Levon Helm, da The Band, interpreta o pai de Loretta, Tedd Webb.