16 singles e clipes pra mostrar que dezembro foi uma festa de lançamentos no folk brasileiro!
por Maísa Cachos
Fim de ano é época de listas, vai! Todos os portais e blogs do mundo, meste mês, estão divulgando a lista com seus favoritos do ano. Melhores discos, melhores clipes, melhores cantores(as), melhores bandas… Mas para mim, o ano só acaba quando acaba mesmo. E parece que para os artistas brasileiros, a onda é a mesma. O último mês de um ano nada fácil para o nosso país, foi um soco de criatividade quando se trata de música. E olha que tou falando só do segmento folk, hein!? Sem mais delongas, bora pra lista!
“Cidade Cinza” – Lívia Mendes
Depois de nos presentear este ano com o seu álbum “Passarinhar” (resenha aqui!), a cantora paraense radicada em São Paulo, Lívia Mendes, apostou em um novo single neste dezembro. Intitulada “Cidade Cinza”, a faixa fala sobre “achar amor até onde a gente não imagina que possa existir”, como diz a própria artista. A produção da canção ficou por conta de Sapulha Campos, guitarrista da banda potiguar Plutão Já Foi Planeta. O single também ganhou um bonito lyric video!
“Sente” – Vanguart
A banda Vanguart terminou o primeiro semestre deste ano homenagando Bob Dylan, com o bonito “Vanguart Sings Bob Dylan”, que conta com um compilado de clássicos do bardo folk interpretado pelos integrantes do grupo. E agora, encerra o ano, com a autoral “Sente”. Escrita pelo baixista e vocalista Reginaldo Lincoln, a canção chegou acompanhada por um clipe dirigido por Paulinho Caruso. Nas imagens, filmadas num plano sequência e em preto e branco, o trio passeia pela Ladeira Porto Geral, que fica no centro de São Paulo, enquanto interage com pedestres e toca instrumentos em versões de brinquedo.
“Vem Comigo” – Le Tour Du Monde (feat. Barro)
Seguindo a série “Som das Estradas”, na qual tem viajado por todo o Brasil com o patrocínio da Firestone, o duo Le Tour Du Monde lançou neste mês o single “Vem Comigo”. Desta vez, a música é inspirada na região Nordeste do país. Para esse trabalho, a dupla formada por Lucas Mayer e Iris Fuzaro, contou com as participações especiais de músicos locais como André Julião na sanfona de Caruaru, Gilú Amaral na percussão do maracatu, Lucas Fortunato nos pífanos e Barro nos vocais e na composição.
“Não é Poesia” – Stella Folks
A banda Stella Folks, de Florianópolis, também lançou material neste mês. A faixa “Não é Poesia”, presente em seu álbum homônimo, que foi lançado em fevereiro deste ano ganhou um vídeo acústico. A produção foi gravada no bar VieVin, na cidade da banda, com a participação especial da violinista e spalla Iva Giracca, da Camerata Florianópolis, que também assina os arranjos da canção.
“Raro Amor” – Deise Jacinto (feat. Gabriel Iglesias)
Com o intuito de ajudar a contar outras histórias de amor, a cantora e compositora Deise Jacinto resolveu nos presentear, neste dezembro, com “Raro amor”, a canção que ela cantou em seu próprio casamento. Não bastasse a beleza natural da canção e sua mensagem, nesta versão, a faixa ganhou a participação especial do maravilhoso músico Gabriel Iglesias.
“Na proporção do amor” – Fabio Cadore
O cantor e compositor paulistano Fabio Cadore estreou seu bonito single “Na proporção do amor” com um vídeo clipe feito pela La Luna Filmes. A canção composta, produzida e gravada pelo próprio artista é uma homenagem a sua filha Catarina, e dá início ao seu novo projeto musical.
“Sinhô” – Gon
Uma bonita surpresa neste mês é o single “Sinhô”, de Gon, um cantor e compositor da Baixada Santista. De forma leve e singela, o artista conseguiu transformar em canção a mensagem de como uma pessoa, através do amor, consegue se entregar de forma incondicional pra alguém.
“Rubi” – Onde Estão os Monstros
A banda de indie-folk-rock, Onde Estão os Monstros, divulgou seu novo single “Rubi”, canção faz referência ao sangue, comparando-o com um rubi e, com isso, transmitindo a ideia de que todas as pessoas são preciosas. A mensagem também fala sobre lutar contra o comodismo e a apatia e enfrentar os nossos monstros. O single também chegou acompanhado de um clipe produzido pela Marina Franceschetti e pelo Flávio Junior do Estúdio Acônico.
“Leve” – Costa
O menino Costa também lançou um single gostoso de ouvir neste mês. Como o próprio título já diz, “Leve” derrama em acorde um sutil recado de positividade e amor próprio. Junto com a canção, também veio um clipe que intercala imagens do artista com o seu violão azul e pessoas segurando papeis com mensagens que indicam o que faz de canda um tão incrível. A direção fica por conta do próprio Costa, em parceria com a Mariana Fontanesi.
“Glory Day” – Siloé Claus
Também neste mês, o mineiro Siloé Claus, disponibilizou a esperançosa faixa “Glory Days” nas principais plataformas de Streaming. O bonito single, na verdade, é uma regravação com uma versão mais recente da faixa que foi composta originalmente em 2011.
“El Camino” – Yo Soy Toño
Embarcando em uma jornada de autoconhecimento, Yo Soy Toño, projeto do músico alagoano Antonio Oiticica, lança mais uma canção de seu álbum de estreia. Depois do single/clipe “Hotel” (assista aqui), chega a vez de ouvirmos “El Camino”‘, única faixa em espanhol de seu vindouro disco “Mundo Inteiro”, que será lançado no início de 2020.
>> Veja também: Pode ser tudo em Trinca de Áries
“A gente junto” – Anavitória
Entrando na ala de clipes, começamos com “A gente junto”, do duo Anavitória, formado por Ana Caetano e Vitória Falcão. A canção é a primeira faixa do álbum “O Tempo É Agora”, lançado pela dupla em 2018 e premiado com o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. Vale dizer que, recentemente, as meninas lançaram “N”, um delicioso disco folksy com regravações de sucessos do cantor Nando Reis.
“Barriga na minha” – Jonavo (feat. Paola Karime)
Já havíamos comentado aqui sobre o “Barriga na minha”, baita single que o Jonavo lançou em parceria com a cantora Paola Karime. Mas agora a canção ganhou um videoclipe com a direção de Rhodes Madureira e direção de fotografia de Sylvia Sanchez, que também assinam o roteiro ao lado de Jonavo. De uma forma muito bacana, o clipe aborda a diversidade através de barrigas, mostrando pessoas de lugares, cores e sexos diferentes. A proposta é mostrar a felicidade fora dos padrões estéticos oferecidos todos os dias na mídia e nas redes sociais.
“Refrão da minha vida” – Martiscool
A jovem Martiscool concebeu o seu primeiro EP, intitulado “Em Busca”, neste ano (veja resenha aqui). Um dos destaques do trabalho é a canção de folk-rock “Refrão da Minha Vida”, que conta com a participação do músico Costa, e fala sobre como a artista de sente em relação as várias fases já vividas por ela. A faixa ganhou neste mês um videoclipe que retrata muito bem sua a mensagem. A produção ficou por conta da Foxed Media.
“Hostile Sanatorium” – Murillo Augustus (feat. Steve Warren)
2019 foi um bonito ano de lançamentos para o Murillo Augustus. Ele abriu o ano, lançando o incrível disco “Sanatório Hostil” (resenha aqui) e em setembro acabou meio que relançando a obra num formato de EP e com algumas faixas em inglês em parceria com o cantor americano Steve Warren (falamos mais sobre isso aqui neste post). Pois bem, agora em dezembro ele encerrou o ano com o lançamento do clipe de “Hostile Sanatorium”, aproveitando alguns shows que fez ao lado do seu parceiro no EP e mostrando um dia na estrada quando foram tocar em Porto Feliz e Campinas.
“Experimente” – Corcel
Por último, mas não menos inspirador. Muito pelo contrário! Fechamos essa lista com o clipe “Experimente”, da banda Corcel. A faixa é o primeiro single que marca uma nova fase da banda, e nos desafia a fazer algo diferente, fora da nossa zona de conforto. Não à toa, ganhou um clipe sensacional que mostra várias pessoas experimentando coisas e situações. Confere aí e reflete: o que você poderia fazer de diferente no dia de hoje?