5 novos clipes folk para começar a semana

por

A penúltima semana de maio começou e com ela temos uma curta, porém espetacular, lista de clipes folk para compartilhar com vocês. Sem delongas, é só conferir!

Rhiannon Giddens – “I’m On My Way”

A fenomenal Rhiannon Giddens acabou de lançar seu novo álbum. Intitulado “There is no Other”, ele foi gravado com o multi-instrumentista italiano Francesco Turrisi. Parte do processo foi registrado e lançado como clipe do single “I’m On My Way”.

É um vídeo simples, sem muitas firulas, mas mostra claramente a ideia que o disco – gravado intensamente ao longo de cinco dias no William Lane Recording Studios em Dublin – tem de celebração da disseminação de idéias, conectividade e experiência compartilhada.

Ah, e claro que é sempre um prazer ver essa super artista arrasar em tudo o que ela encosta a mão.

Cat Power – “Horizon”

Ainda no clima do belo “Wanderer”, lançado no ano passado, Cat Power liberou um vídeo para “Horizon”, faixa que é uma baita peça emocional no álbum.

Sob a direção de Greg Hunt – que, a propósito dirigiu todos os quatro vídeos do “Wanderer” – vemos imagens tanto em preto e branco quanto em colorido, com um elenco de amigos e entes queridos da cantora, representando muito bem as relações que temos com as pessoas ao nosso redor.

Vale dizer que a artista passa pelo Brasil em novembro, de acordo com o Destak, mas os locais e datas de shows ainda estão sendo definidos.

Calexico e Iron & Wine – “Midnight Sun”

“Midnight Sun”, segundo single da nova parceria entre Calexico e Iron & Wine ganhou um vídeo do animador Jonny Sanders, que utilizou as ilustrações que Sam Beam (Iron & Wine) fez para a arte da colagem do novo álbum.

A faixa tem a clássica pegada folk miturada com camadas reverberadas que giram em torno de um riff de guitarra em loop e uma linha de bateria em expansão. Excelente, como se espera da junção dessas bandas.

No mês que vem, os dois projetos musicais lançarão seu álbum colaborativo, “Years To Burn”. Já publicamos o primeiro single “Father Mountain” por aqui, é só conferir no link abaixo.

Veja também: Calexico e Iron & Wine divulgam single e anunciam álbum colaborativo

Brandi Carlile – “The Mother”

“The Mother” é uma das faixas do premiado e deslumbrante disco “By The Way, I Forgive You” (2018), de Brandi Carlile. E no dia 8 de maio, bem a tempo do Dia das Mães, a canção ganhou um vídeo emocionante sobre a maternidade.

A canção, que também é o novo single de trabalho de Carlile foi escrita em homenagem a sua filha Evangeline e é super confessional. Em um dos trechos, ela nos entrega “As primeiras coisas que ela tirou de mim foram o egoísmo e o sono / Ela quebrou mil heranças que eu nunca pretendia manter / Ela encheu minha vida de cor, cancelou planos e destruiu meu carro / Mas nada disso nunca foi quem somos”.

Nas imagens, vemos cenas de mães amamentando, brincando, enxugando as lágrimas, abraçando seus filhos e filhas e os colocando-as na cama. Representa bem a rotina de uma mãe que precisa dar conta de tudo isso, além de sua própria vida.

Veja também: O novo disco da Brandi Carlile é sobre perdoar, ainda que a vida seja dura

The Lumineers – “Gloria”

Os The Lumineers compartilharam um videoclipe oficial muito pessoal para “Gloria”, o primeiro single de seu próximo álbum visual, que será lançado no dia 13 de setembro.

Como já falamos por aqui, o novo álbum é uma narrativa contada em três capítulos, com as músicas de cada capítulo enfocando um personagem primário das três gerações da família fictícia Sparks. As histórias contadas, como os capítulos se desdobram, lidam com assuntos muito próximos do coração do vocalista, Wesley Schultz.

Veja também: Gloria Sparks: o primeiro capítulo da nova história dos The Lumineers já pode ser ouvido

Sobre “Gloria”, em especial, Schultz explica: “Gloria é viciada. Seu personagem foi inspirado por um membro da minha família, e nenhuma quantidade de amor ou recursos poderia salvá-la. Ela está desabrigada há mais de um ano. Amar um viciado é como estar entre as ondas quebrando, tentando dobrar a vontade do mar”.

O clipe acompanha a protagonista Gloria Sparks (Anna Cordell) à medida que sua vida familiar gradualmente se desenrola – desde brincar com seu filho até beber em segredo, sendo levada às urgências e lutando violentamente com o marido (Josh Close). Sem querer dar spoilers, o roteiro dessa primeira parte termina com a ferida Gloria fugindo de um acidente de carro que deixa seu marido em estado crítico. A incrível direção é de Kevin Phillips (conhecido por seus filmes indie Super Dark Times e Too Cool For School) e produzido pela Neighborhood Watch.