8 livros para conhecer mais sobre a vida e a obra de Johnny Cash

por

.Johnny Cash é um daqueles artistas que quanto mais se descobre sobre, mais se quer pesquisar. Sua vida e suas obras são tão ricas e interessantes que nunca paramos de nos surpreender com o que podemos aprender com seu legado.

Apesar de existirem dezenas de documentários sobre ele e até um filme premiado com Oscar (à saber Johnny & June), para mim, uma das melhores formas de conhecer um artista é lendo sobre ele.

Por isso, em homenagem ao homem de preto que, se vivo, faria 88 anos neste 26 de fevereiro de 2020, eu listei aqui 8 livros extremamente relevantes para quem quer mergulhar na história dessa lenda da música.

House of Cash: The Legacies of My Father, Johnny Cash

Publicada em 2015, e escrita por John Carter Cash (único filho de Johnny Cash com June Carter), esta biografia traz um olhar muito pessoal de John sobre o seu pai. Neste livro, ele explora o espírito criativo de Cash, sua natureza fundamentalmente amorosa e sua persistência inspiradora.

Um registro de uma conversa profunda e contínua entre pai e filho, House of Cash documenta o desejo de Johnny Cash de viver deliberadamente enquanto ele trabalhava para determinar seus valores, compartilhá-los com pessoas próximas a ele e reafirma-los diariamente.

Os tópicos abordados incluem a natureza da criatividade, as responsabilidades que acompanham a paternidade e a amizade, a necessidade de humildade e moralidade, o valor da leitura e a obrigação que todos temos de simpatizar com os oprimidos.

Man in White

Talvez você conheça as obras musicais de Cash, tenha alguns de seus poemas… Mas você sabia que ele já escreveu um livro? Pois bem, eu descobri isso lendo a biografia que indiquei acima.

Ao que se sabe, Man in White é o único romance escrito por Johnny Cash. Neste livro, publicado em 2008, o lendário artista discorre sobre a vida do apóstolo Paulo, figura intrigante da Bíblia com quem Cash se identificava profundamente.

Ao longo destas páginas, você verá Paulo como você nunca o viu antes – através da imaginação criativa de um dos maiores cantores e compositores que os Estados Unidos já conheceram. E também verá o homem de preto, como você nunca o viu antes – como um romancista apaixonado.

A Heartbeat and a Guitar: Johnny Cash and the Making of Bitter Tears

Publicado em 2011, este livro de Antonino D’Ambrosio fala sobre a criação do icônico álbum “Bitter Tears”, lançado por Cash em 1964 e que influenciou artistas como Bruce Springsteen e Bob Dylan.

Muito mais do que contar a história por trás de canções extraordinárias. D’Ambrosio fala sobre a vida de Johnny Cash e sua conexão com a luta dos nativos americanos pela justiça.

O livro é ainda repleto de fascinantes traços dos grandes cantores folk dos anos 60 e seus papéis nos movimentos sociais daquela época. Para escrevê-lo, D’Ambrosio entrevistou membros sobreviventes da banda de Cash, seus produtores e admiradores como Pete Seeger e Kris Kristofferson. Uma obra prima.

I Was There When It Happened: My Life with Johnny Cash

Assim como o primeiro livro desta lista, este aqui também foi escrito por alguém muito próximo de Cash. Desta vez, Marshall Grant, baixista de longa data de Cash e um dos membros fundadores do Tennessee Two.

Ao longo das muitas páginas desta obra lançada em 2006, Grant narra a ascensão de Cash à fama, do começo humilde ao renome mundial.

Como o próprio título afirma: ele estava lá quando tudo aconteceu e aqui ele narra as histórias de forma sincera e genuína como se estivesse sentado na sua frente e conversando apenas com você.

Johnny Cash. Uma Biografia

Para quem curte histórias em quadrinhos, essa biografia de Cash é um prato cheio.

Nesta obra, publicada em 2009, um lado mais obscuro do cantor é sublinhado pela expressividade das imagens e pela dinâmica quase cinematográfica que o designer gráfico e cartunista alemão Kleist imprime ao roteiro.

Johnny Cash aqui é um solitário, um patriota, um rebelde contra o sistema da indústria musical. A história é narrada por um dos detentos da prisão de Folsom – palco de um dos mais famosos espetáculos da carreira de Cash – e concentra-se nas décadas de 1950 e 1960, mas é enriquecida com passagens da infância e juventude de Cash, com recriações visuais de algumas de suas mais famosas canções.

The Man Comes Around: The Spiritual Journey of Johnny Cash 

Apesar de toda a rebeldia e o vício em drogas que envolve a jornada de Cash, todo fã de sua música sabe o quão ligado a Deus e a espiritualidade ele era.

Neste livro de Dave Urbanski, lançado em 2003, é possível mergulhar um pouco mais nesse aspecto da vida de JC.

A fé de Cash estava longe da perfeição, ela era desafiadora e bagunçada. Mas era transparente e sempre muito real. E aqui, Urbanski explora com detalhes narrativos vívidos os altos e baixos, os fluxos e refluxos que ocorreram na alma desse homem – do começo ao fim. É uma crônica espiritual do homem de preto.

Forever Words: The Unknown Poems

Lançada em 2016, esta obra reúne um compilado de poemas e letras de músicas de Cash que nunca haviam sido publicadas anteriormente. Através delas, podemos ver o mundo através dos olhos de Cash e vemos, também, sua reflexão sobre sua própria realidade interior, suas fragilidades e seus pontos fortes.

De forma marcante, ele escreve versos sobre amor, dor, liberdade e mortalidade e expressa idéias sobre a cultura, sua família e sua fama. Forever Words confirma Johnny Cash como uma figura literária americana brilhante e singular.

Sua música faz parte da nossa história coletiva, e aqui a profundidade de sua arte e talento se torna ainda mais evidente.

Cash: A autobiografia de Johnny Cash 

E para encerrar a lista com a classe que esse post merece, tenho que falar, claro, sobre a autobiografia de Cash, publicada em 2013. Nela, JC diz a verdade sobre os seus altos e baixos, as lutas e conquistas duramente obtidas, e as pessoas que o influenciaram durante toda sua vida.

Em suas próprias palavras, Cash acaba com alguns mitos e descreve sem piedade sua história e a forma como encarava sua própria vida. Das alegrias da sua infância em Dyess, no Arkansas, ao estrelato em Nashville, no Tennessee, sua vida não foi nada fácil. Ele conta sobre a emoção de se apresentar com Elvis, suas batalhas com o vício em drogas e álcool e a devoção de sua esposa, June.

Nesta obra inesquecível, também estão os amigos de uma vida inteira, incluindo Willie Nelson, Roy Orbison, Bob Dylan e Kris Kristofferson. Tão poderoso e memorável como uma de suas canções clássicas, Johnny Cash narra com sinceridade, inteligência e com a sabedoria de um homem que viveu muito e intensamente.


Curtiu? Clicando neste link você pode adquirir qualquer um destes livros na Amazon e ainda colaborar com uma comissão para o nosso blog, nenhum custo a mais para você. <3