Coletânea é lançada em homenagem ao centenário de Pete Seeger
por Maísa Cachos
Nesta sexta-feira, 03 de maio de 2019, é comemorado o centenário de Pete Seeger. Dezenas de eventos comemorativos estão acontecendo pelos Estados Unidos em homenagem a esta data. Você pode encontrar uma lista com alguns deles aqui neste link.
Também pudera. Seeger, que morreu em janeiro de 2014, aos 94 anos, era sem dúvida o mais conhecido e amado ícone folk americano. Ao longo de sua vida e carreira, ele foi cantor e compositor, trovador e ativista de direitos civis e causas ambientais, deixando uma marca indelével na música e na sociedade.
Não bastasse ser o que foi (e ainda continua sendo em nossas memórias), o artista foi companheiro de estrada de Woody Guthrie no início de carreira e teve total influência na ascensão de Bob Dylan.
Seeger foi um rebelde e uma voz do povo. Com um banjo e uma dedicação altruísta à justiça e ao poder transformador da música, ele inspirou toda a humanidade a questionar o status quo, a cantar e a falar contra a opressão onde quer que a testemunhassem. Seu trabalho reflete uma profunda reverência pela terra e por todos aqueles que nela caminham; isso você pode ouvir em sua voz e nas vozes das milhares de pessoas que cantaram e continuam a cantar com ele todos os dias.
Acima de tudo, Pete Seeger contava histórias como ninguém. E isso faz com que, cinco anos após sua morte e um século depois de seu nascimento, ele continue sendo incrivelmente relevante. Ainda há muito para se aprender com o seu legado de vida e carreira.
Veja também: 7 documentários indispensáveis para quem é fã do folk americano
Usando do clichê “o aniversário é dele mas o presente é nosso”, nesta sexta-feira está sendo lançada mundialmente a “Pete Seeger – The Smithsonian Folkways Collection”, uma coleção de música com seis CDs, um livro ilustrado com 200 páginas contendo ensaios, comentários, fotografias e encarte. O projeto é da Smithsonian Folkways Recordings, uma gravadora sem fins lucrativos do Smithsonian Institution, o museu nacional dos Estados Unidos.
Os CDs contam com gravações clássicas, 20 faixas inéditas, performances históricas ao vivo e, ainda, grandes colaborações.
As 137 canções também estão disponíveis nos Streamings de música. É só dar play logo mais abaixo para mergulhar um pouco nas canções do mestre.