O Rei do Rock também era fã de Folk: 10 covers gravados por Elvis Presley
por Maísa Cachos
Hoje, 08 de janeiro, seria aniversário de 85 anos do Elvis Presley. E você sabia que o rei do rock também era um grande fã de folk?
Como não era compositor, ele sempre estava em busca de boas canções para gravar e se era para colocar palavras em sua boca, elas tinham que vir de boas fontes.
Basta prestarmos um tantinho de atenção para podermos ver que ao longo de sua carreira, Elvis mostrou tremendo interesse pelo estilo folk e, claro, isso o levou a gravar diversas releituras para canções do estilo. Listei 10 delas aqui:
“Don’t think twice it’s alright” – Bob Dylan
Cerca de 10 anos separam a versão de Dylan da de Elvis para o clássico do bardo folk “Don’t think twice it’s alright”. O curioso aqui é que, apesar de uma versão editada com menos de 3 minutos de duração ter sido apresentada no álbum lançado por Elvis em 1973, a versão original que ele gravou no RCA’s Studio B, em Nashville, tem mais de (pasmem!) 12 minutos de duração.
Vale dizer que essa não foi a única música de Dylan que Elvis gravou. “Blowing in the Wind”, “Tomorrow Is A Long Time” e “I Shall Be Released” também foram cantadas pelo rei do rock, mas vamos falar aqui sobre outros artistas.
“Bridge Over Troubled Water” – Simon And Garfunkel
Em 1970, o duo Simon and Garfunkel lançou um álbum intitulado de “Bridge Over Troubled Water”. Poucos meses depois, sua faixa título ganhou uma versão que foi eternizada na voz de Elvis. Claro que depois disso a canção ganhou inúmeras outras versões, mas dificilmente você vai ouvir essa faixa sem associa-la à emocionante interpretação do Elvis.
“500 miles” – Peter, Paul and Mary
Em meados da década de 60, depois de participar de algumas produções hollywoodianas, Elvis começou gravar umas demos domésticas para seus próximos discos. Algumas das faixas vieram a ser gravadas em estúdio e entraram em discos, outras não saíram dessas demos lo-fi. “500 miles” foi uma dessas faixas que ficaram em stand by. Contudo, o áudio acabou entrando em um lançamento póstumo e, por isso, podemos ouvir essa aconchegante versão de Elvis e seus amigos cantarolando um dos maiores hits do trio Peter, Paul and Mary.
“Early Morning Rain” – Gordon Lightfoot
Foi com o coração cheio de saudade que o cantor de folk e country Gordon Lightfoot compôs “Early Morning Rain”. Ir para o aeroporto num dia chuvoso para ver aviões partirem parecia uma boa maneira de enganar a falta que o Canadá o fazia. Como não podia ficar quieto ao ouvir uam canção emocionante sobre amor ou saudade, Elvis não titubeou e, anos depois, deu sua própria cara para a faixa. E, como era de se esperar, levou a canção para o topo das paradas da Billboard com dois de seus discos: “Elvis Now” (#42, em 1972) e “Elvis in Concert” (#3, em 1977.
“Steamroller Blues” – James Taylor
James Taylor sempre habitou mais ali pelo vale entre folk, country e pop (com a essência dos estilos anteriores). Mas, em 1970, ele escreveu uma paródia de blues de 12 compassos que foi parar em seu disco “Sweet Baby James”. A intenção da faixa era “zombar” das bandas de blues inautênticas que estavam surgindo na época. Como, apesar de muito romântico, Elvis também tinha um bom humor, não deixou a faixa passar batida e a incluiu em seu repertório.
>>Veja também: As 10 melhores canções country de Elvis, segundo a Rolling Stone Country
“Good Time Charlie’s Got the Blues” – Danny O’Keefe
Danny O’Keefe era um baita compositor, apesar dos poucos hits ao longo de sua carreira. Antes mesmo dele lançar seu primeiro disco em 1971, sua canção “Good Time Charlie’s Got the Blues” já havia sido gravada pelos The Bards. Mas isso não diminuiu a beleza de sua interpretação. A versão que viria bater de frente com a dele, na verdade, chegou alguns anos depois na voz de Elvis.
“Until It’s Time for You to Go” – Buffy Sainte-Marie
“Until It’s Time for You to Go” é uma doce canção que a canadense Buffy Sainte-Marie gravou em 1965. Sua letra foi inspirada depois que a cantora se apaixonou por alguém que não podia estar com ela. Embora nunca tenha sido lançado como single, tornou-se uma de suas músicas mais populares. A faixa ganhou diversas versões depois da dela, mas uma em especial na voz de Elvis, em 1972, alcaçando lugares notáveis nas paradas musicais dos EUA.
“Put Your Hand In The Hand” – Anne Murray
Sem dúvidas, este é um dos maiores clássicos do pop gospel. Escrita por Gene MacLellan, a canção foi originalmente gravada por Anne Murray com uma pegada country-folk, mas foi meio que rejeitada como single pela Capitol Records, que a achou muito religiosa, além de parecer “muito masculina”. Logo depois, a faixa, ganhou as paradas musicais com a versão da banda Ocean, deixando Anne Murray bastante chateada. Enquanto tudo isso acontecia, Elvis gostou da canção e a incorporou em seu repertório com um toque de rockabilly.
“The First Time Ever I Saw Your Face” – Peggy Seeger
“The First Time Ever I Saw Your Face” foi escrita por Ewan MacColl, em 1957, para a cantora Peggy Seeger, que depois viria a ser a sua esposa. A história dessa canção renderia um post por si só. O que dizem é que ele a ensinou por telefone quando ela precisou de uma música para uma peça para a qual foi escalada. Em 1972, a faixa explodiu graças a versão feita pela cantora Roberta Flack. Depois disso, a quantidade de versões é quase incontável. Entre elas, está a de Elvis. Uma curiosidade aqui é que MacColl, o compositor da canção, odiava todas as versões posteriores a de Peggy. Esta do Elvis, dizia ele que parecia o Romeu no topo de uma torre cantado para Julieta e todas as demais eram sem graça.
“Help Me Make It Through The Night” – Kris Kristofferson
“Help Me Make It Through the Night” é uma das deliciosas baladas country-folk de Kris Kristofferson que alcançou tremendo sucesso na versão de Sammi Smith, inclusive premiando a cantora com o Grammy de Best Country Music Female performance. A faixa já foi regravada de diversas maneiro por trocentos artistas, mas emana a alma do Elvis em sua versão.