Questionamentos: o remédio de Lucy Rose
por Arthur Boari
Que estamos vivendo um tempo de exceção, não é novidade pra ninguém. Muitos de nós, em tempos “normais”, ou seja, fora de uma pandemia, já procurávamos conforto em música. Ela nos cura de maneiras transcendentais, e é indescritível o bem que nos faz quando nos identificamos com a letra, quando as notas dissolvem nossas dores, angústias e autossabotagem.
O mais recente disco da Lucy Rose foi o maravilhoso “No Words Left” (2019, Communion) que traz a temática sobre ansiedade e desafios pessoais, tópicos que todos nós podemos nos encontrar. Fez a cantora ter o trabalho comparado a de grandes artistas do Reino Unido, como Kate Bush. Certamente um reconhecimento merecido.
Mas hoje estamos aqui para discutir sobre suas novas músicas liberadas, “Question it All / White Car”, na terça-feira 19/05. Em entrevista a NME, Lucy revelou que, originalmente, as canções estavam programadas para serem lançadas em Dezembro do ano passado. Mas, seu senso artístico não permitiu, visto que não via verdades nas duas canções.
Ok, mas o que motivou as canções a serem lançadas agora? Ela mesma, a bendita pandemia. Todos estamos passando por um período de incertezas e de medos. Todos os dias os números de infectados e de óbitos crescem e crescem, e nos sentimos sufocados por tanta “surra” de notícias ruins, e de pessoas que ignoram a seriedade do momento. Mas fique tranquilo, logo passaremos por ela e, aos poucos, nossa vida volta a ser transformada. Sejamos sinceros, por mais que queiramos que ela volte ao normal, ela nunca mais será a mesma. Mas não há parte ruim nisso. Podemos mudar hábitos que não eram saudáveis para nós.
E é sobre questionamentos, como os expostos acima, que a música principal do single-duplo, “Question it All” é sobre. “Without comment / You forget who you are” (Sem comentários / Você esquece quem você é; em tradução literal) expõe nossos momentos em que questionamos nossa identidade. Quantas vezes nos pegamos pensando se escolhemos a área certa, se realmente o que somos é a nossa verdadeira persona, ou o que os outros querem que você seja. É tão comum passar por momentos assim. E podemos aproveitar para refletir e vasculhar o nosso íntimo. Isso não significa que estamos quebrados, mas que estamos em manutenção.
São questionamentos assim que nos permite retomar o protagonismo da nossa história. Questionamentos não são ruins, muito pelo contrário, são ferramentas poderosas de aperfeiçoamento. Questione se você realmente acredita em tal posicionamento seu, ou se é algo imposto pela sociedade. Questione e mude, se necessário. A vida é feita de adaptações, igual a esse momento que vivemos. Veja mudança e questionamentos sobre uma perspectiva leve.
Foi nesse momento que a Lucy viu que as músicas tomaram novos significados e decidiu lançá-las para que possa servir de alívio para pessoas como nós. Apenas “Question it All” possui um clipe com vídeos da cantora tocando bateria, e de seus fãs fazendo algo que os relaxe e traga alívio do estresse desse momento.
Relaxe, lave bem as mãos, mantenha-se bem hidratado e venha curtir esse som. Fique bem, não esqueça de cuidar da sua saúde mental, e de usar máscara. Estamos todos juntos nessa.