Started With a Family: Madisen Ward and the Mama Bear voltam às raízes da música em novo álbum

por

Não tem nada mais folk raiz que uma voz, um violão e uma boa história. Quando isso é dividido por duas gerações então… Vemos a história da música se repetir.

Você pode estar pensando aí que vou falar de algum artista antigo, mas não. Isso está acontecendo exatamente agora, enquanto meus fones de ouvido ressoam “Started with a family”, novo disco do duo Madisen Ward and the Mama Bear.

Se você acompanha esse blog desde o começo, sabe como eu gosto dessa dupla. Já venho falando sobre eles aqui desde 2015, quando lançaram seus primeiros trabalhos pela web. Mas confesso que eu nunca os amei como estou amando agora.

Veja também: Madisen Ward and the Mama Bear estreiam no VEVO com vídeo de “Silent Movies”

Eu não sou uma purista do folk, estou bem longe disso na verdade. Mas ouvir um lançamento como esse em pleno 2019, nos remete aos primórdios da música. Imagino mãe e filho, sentados na varanda e compartilhando histórias enquanto tocam seus violões. E não dá pra sentir algo diferente disso. Simplesmente não dá. Até porque o álbum é isso: “duas vozes, dois violões e um microfone”, foi o próprio Madisen Ward que disse em um vídeo compartilhado nas redes sociais do duo. E é o que podemos ver nesse vídeo que divulga a faixa título do álbum, com imagens supremas do duo gravando no lendário Blackbird Studios, em Nashville.

Em mundo cheio de parafernálias, onde as pessoas inventam de tudo para fazer suas músicas bombarem nos streamings, mãe e filho se unem para mostrar a alma da música. É como se eles despissem a música de tudo, de toda a roupagem que os anos foram colocando sobre ela, e nos restasse apenas a sua crueza.

Eu não sei vocês, mas esse álbum encheu meu coração de esperança na música. A verdadeira. E não a impostora que a indústria insiste em nos empurrar ouvido adentro.

Websérie – One For the Record

Deixa eu aproveitar que estou contagiada por esse lançamento e contar para vocês que o duo acaba de lançar uma websérie em seu canal no YouTube. Tratam-se de episódios onde convidados especiais passeiam por lojas de vinis contando suas experiências com a música e só podem escolher um vinil para levar para casa.

O primeiro episódio já está no ar (confiram abaixo) e conta com a participação do excepcional Paul Janeway, vocal dos St. Paul and the Broken Bones. Nos próximos episódios ainda veremos nomes como John Paul White e Old Crow Medicine Show. Sensacional, né?