Velhas canções, novas versões: The Well Pennies dão seu toque folk para conhecidas canções no álbum “Covers”
por Maísa Cachos
Você que acompanha o Folkdaworld sabe muito bem que nós prezamos muito pela música autoral, adoramos descobrir novos talentos e compartilhar as mensagens que os novos artistas querem passar. Mas eu seria bem hipócrita se dissesse que não sou chegada num bom cover. A nossa playlist Folk Covers tá aí para mostrar o quanto gosto de ouvir canções de sucesso em versões mais folksy.
E a verdade é que há uma beleza também nesse processo de artistas fazerem novas versões para músicas que moldaram seus gostos musicais ou mesmo a identidade do seu trabalho. Curiosamente esse período de confinamento permitiu que alguns deles gravassem e doassem suas vozes para algumas versões.
No Brasil, tivemos o Suricato lançando o “Suricateando”, por exemplo. Nossos queridos amigos do Folksons também gravaram home versions em seu “Homemade (Vol. 1)”. Recentemente, nosso colaborador Alan Christian comentou aqui no blog sobre o “Vignettes”, do Wesley Shultz. E agora eu quero falar para vocês sobre o novo álbum de um duo que eu adoro: The Well Pennies, formado pelo casal Bryan e Sarah Vanderpool.
Minha paixão por eles já tem uns anos. Eu lembro bem de ter ouvido alguns de seus singles e depois me deparar com essa versão maravilhosa de “She Loves You”, dos Beatles. Um mix certeiro de banjo, violino, violoncelo, piano e doces harmonias vocais.
No ano passado, resenhamos aqui o belíssimo “Mumurations”, mais recente trabalho autoral da dupla que carrega não só uma excelente mensagem como reúne faixas inspiradoras. E para este ano, eles preparam o álbum “Covers”, gravado em seu estúdio caseiro, o Golden Bear Record. A ideia surgiu durante os primeiros meses da pandemia, quando eles estavam gravando vídeos diários para seus fãs. Vocês sabem como é, os pedidos foram chegando e quando eles se viram rodeados de solicitações, decidiram selecionar algumas de suas faixas favoritas e gravarem suas próprias versões.
“Mudar a produção ou mesmo a melodia de uma música popular pode fazer você ouvir e entender uma letra de forma diferente. Ideias bonitas e importantes às vezes podem passar despercebidas por causa de como uma música é icônica. Nosso objetivo, com qualquer cover, é fazer com que o ouvinte ouça a letra pela primeira vez”, contam Bryan e Sarah.
E o objetivo foi mesmo cumprido. Neste trabalho de oito faixas, a dupla dá seu toque folk e particular para canções dos mais variados artistas: de Beatles a Twenty One Pilots (a versão de “Stressed Out”, inclusive, ganhou um baita clipe. Veja logo abaixo!). Para mim, a faixa especial foi “Take Me Home, Country Roads”, do John Dever, uma das minhas canções favoritas da vida. E que, apesar de já ter zilhões de versões, ganhou uma beleza singular nas vozes e arranjo desses dois.
Play pra conferir o álbum na íntegra: